Banca de DEFESA: RUSEVELT SILVA SANTOS

DISCENTE: RUSEVELT SILVA SANTOS
DATA: 25/08/2023
LOCAL: PPGEDUC-UFPA/Cametá

EMPODERAMENTO DA MULHER NEGRA: A EDUCAÇÃO E A CULTURA COMO FERRAMENTAS PARA PRESERVAR O LEGADO DE FELIPA ARANHA DO QUILOMBO DE ALCOBAÇA

Identidade Negra; Empoderamento; Felipa Aranha; Educação e Cultura.

ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Avaliação da Aprendizagem

A luta pela igualdade de gênero e raça é um tema recorrente na sociedade brasileira, e o empoderamento da mulher negra é uma questão fundamental, nesse contexto. a educação e a cultura são ferramentas importantes para preservar o legado de mulheres negras que lutaram e resistiram ao longo da história. Um exemplo emblemático é Felipa Aranha, líder do Quilombo de Alcobaça, que se destacou pela sua coragem e determinação na luta contra a escravidão e pela liberdade do povo negro. Nesse contexto, a presente dissertação tem como objetivo analisar materiais bibliográficos e documentos que façam referência positiva das mulheres afro-brasileiras a fim de identificar características e perfis empoderadores para promover a disseminação desse conhecimento de forma a contribuir com o empoderamento da mulher negra. A metodologia utilizada nesta dissertação é a pesquisa-ação, que tem como foco a ação coletiva para melhorar a práxis e promover uma intervenção na realidade. A pesquisa-ação se diferencia das pesquisas convencionais por sua abordagem transformadora nos espaços em que é aplicada (THIOLLENT, 2011). Para realizar a pesquisa, foi adotado um ciclo de quatro etapas: planejamento, ação, observação e reflexão. O objetivo foi promover uma intervenção na realidade estudada, por meio de ações coletivas que visam melhorar a práxis dos sujeitos envolvidos. Nosso arcabouço teórico foi construído com base nos seguintes autores: Pinto (2001; 2004; 2010), Amaral (2014), Costa Lima (2013), Davis (2016), dentre outros. A pesquisa concluiu que: A inclusão de questões étnico-raciais nos currículos escolares é fundamental para a preservação dos valores e saberes da comunidade. A promoção de exemplos de mulheres que lutaram por seus direitos e transformaram suas realidades pode encorajar os estudantes a fazerem o mesmo. A pesquisa aponta a importância da educação na promoção da igualdade racial e no combate ao racismo, permitindo um processo histórico de reparação e reconhecimento do outro, bem como da história e cultura africana, afro-brasileira e indígena. Conclui-se que a educação desempenha um papel fundamental na construção de uma sociedade mais justa e igualitária, que tem como um de seus principais focos a preservação e manutenção da cultura dos povos que a constituem.

Palavras-chave: Identidade Negra; Empoderamento; Felipa Aranha; Educação e Cultura.

Presidente - 2524613 - BENEDITA CELESTE DE MORAES PINTO
Interno - 3285940 - ANDREA SILVA DOMINGUES
Interno - 3309903 - MARISA ALICIA MONTRUCCHIO
Externo à Instituição - CANDIDA SOARES DA COSTA