Banca de DEFESA: WAGNER FERREIRA PEREIRA

DISCENTE: WAGNER FERREIRA PEREIRA
DATA: 05/06/2023
LOCAL: Campus de Cametá- UFPA

UNIVERSIDADE E TRABALHO: reflexões sobre o processo formativo dos servidores técnico-administrativos em educação dos campi da UFPA

Ensino superior; Pós-graduação; Qualificação profissional.

ÁREA: Educação
SUBÁREA: Fundamentos da Educação
ESPECIALIDADE: Sociologia da Educação

Esta pesquisa investiga as relações estabelecidas entre Universidade e trabalho, analisando as contribuições no processo formativo dos servidores técnico-administrativos em educação egressos dos cursos de pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado), a considerar sua atuação nos campi de Altamira, Bragança e Castanhal da UFPA, nos quais são lotados. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, do tipo estudo de caso. É um estudo exploratório realizado à luz da legislação nacional vigente e de documentos oficiais da UFPA. Os dados para análise foram obtidos por meio de um questionário aplicado de forma online pela ferramenta Google Forms. O método de análise foi fundamentado no materialismo histórico dialético de Karl Marx, por meio da categoria contradição. Os resultados apontam que os níveis de qualificação stricto sensu dos servidores técnico-administrativos vinculados a UFPA nos últimos cinco anos alcançou um expressivo aumento, passando de 59, em 2018, para 107 em 2022. Altamira, que contava com seis TAE mestres, agora dispõe de 19 mestres e um doutor em seu quadro de servidores. Bragança passou de oito mestres e dois doutores para dez Mestres e quatro doutores. Em Castanhal, de 11 mestres e três doutores, passou para 11 mestres e seis doutores. A pesquisa concluiu que a Universidade, por meio de seus programas de pós-graduação e de incentivo à qualificação, contribui para a formação profissional dos TAE para além dos aspecto técnico de um cargo e assume, assim, uma função cientifica, social e política que contribui para o desenvolvimento da Amazônia, qualificando seus servidores técnico-administrativos a oportunizando-lhes o acesso aos cursos de pós-graduação, o que reflete positivamente em sua atuação profissional na universidade.

Presidente - 3425816 - JOAO BATISTA DO CARMO SILVA
Interno - 2190546 - GILMAR PEREIRA DA SILVA
Externo à Instituição - CAMILA FERREIRA DA SILVA
Notícia cadastrada em: 12/05/2023 09:50