Banca de QUALIFICAÇÃO: RUSEVELT SILVA SANTOS

DISCENTE: RUSEVELT SILVA SANTOS
DATA: 30/05/2023
LOCAL: PPGEDUC-UFPA/Cametá

O EMPODERAMENTO DA MULHER NEGRA MEDIANTE O LEGADO DE FELIPA ARANHA DO QUILOMBO DE ALCOBAÇA: O EMERGIR DAS IDENTIDADES NEGRAS

Educação, Cultura, Identidade Negra. Empoderamento

ÁREA: Educação

O texto de qualificação é parte da dissertação de mestrado que está sendo desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação e Cultura da Universidade Federal do Pará (PPGEDUC/UFPA), linha de Pesquisa Culturas e Linguagens, tendo como tema de investigação a materialidade e o legado de Felipa Aranha e sua contribuição para a construção da identidade negra no ambiente escolar. Para isso, por meio de pesquisa-ação e análise de conteúdo (SEVERINO, 2013; BARDIN, 2016; FRANCO, 2018), objetiva analisar materiais bibliográficos e documentos que façam referência positiva das mulheres afro-brasileiras a fim de identificar características e perfis empoderadores para promover a disseminação desse conhecimento de forma a contribuir com o empoderamento da mulher negra a partir do legado de Felipa Aranha na rede básica de educação de Tucuruí-PA. Teoricamente, por meio dos/as autores/as Pinto (2001; 2004; 2010), Amaral (2014), Costa Lima (2013), Davis (2016), dentre outros, buscou-se estabelecer uma relação de causa e consequência entre a escravidão, o racismo e o sexismo, no intuito de defender a ideia de que a mulher negra pode claramente se fazer empoderada a partir da educação que, consequentemente a leva à ascensão social e econômica, requerendo unicamente que haja uma ação de reconhecimento entre brancos e negros, homens e mulheres, de sua igualdade e potencialidade. Na história de Felipa podemos buscar motivação e exemplo de determinação na luta por uma vida melhor para as meninas e mulheres negras da região do Baixo Tocantins e, assim, expandir este movimento pela Amazônia afora e por todo o mundo. Desse modo, demonstrou-se que a educação possui o papel de romper com os paradigmas dispostos por uma sociedade racista, permitindo assim que se realize um processo histórico de reparação e reconhecimento do outro.

Palavras-chave: Educação, Cultura, Identidade Negra. Empoderamento.

Presidente - 2524613 - BENEDITA CELESTE DE MORAES PINTO
Interno - 3285940 - ANDREA SILVA DOMINGUES
Interno - 3309903 - MARISA ALICIA MONTRUCCHIO
Externo à Instituição - CANDIDA SOARES DA COSTA