Banca de QUALIFICAÇÃO: YASMIM FONSECA AMARAL

DISCENTE: YASMIM FONSECA AMARAL
DATA: 08/05/2023
LOCAL: Sala de defesa do mestrado - Programa de Pós-graduação em Educação e Cultura - CUNTINS - Cametá

Cultura; Educação antirracista; Literatura.

ÁREA: Educação

A dissertação intitulada de RAÇA E EDUCAÇÃO: A LITERATTURA POETICA ANGOLANA E AS POSSIBILIDADE DE UM PROJETO DECOLONIAL, buscou por meio  de uma perspectiva transdisciplinar refletir sobre as questões de e sobre raça no espaço escolar a partir da produção poética de jovens intelectuais angolanos. Neste sentido, aliamos ensino, pesquisa e extensão a fim de provocar no processo de ensino aprendizagem da/na sala de aula debates importantes na construção de uma educação antirracista e decolonial. Metodologicamente, o estudo vem sendo desenvolvido por meio da pesquisa-ação, na qual ministraremos a oficina intitulada: “História e Literatura: estratégias para uma pedagogia deconial e antirracista no ensino de historia” com os alunos do 9º ano do ensino fundamental escola Simão Jatene na Biblioteca Clarice Linspector localizado na cidade de Cametá- Pará sobre raça a partir das poesias angolanas, com o objetivo de articular categorias de analise como Cultura, Memória e Educação para o combate aos discursos eurocêntrico. Dialogamos com autores dos estudos pós-coloniais como BHABAH (1997), FANON (1961), bem como autores que discutem a colonialidade e decolonialidade como MIGNOLO, (2005), TORRES (2007) e QUIJANO (2005). A finalidade foi justamente explorar a potencialidade da literatura enquanto ferramenta pedagógica para uma educação antirracista através da interdisciplinaridade de componentes curriculares de História e Língua Portuguesa.

Presidente - 3285940 - ANDREA SILVA DOMINGUES
Interno - 2524613 - BENEDITA CELESTE DE MORAES PINTO
Interno - 3309903 - MARISA ALICIA MONTRUCCHIO
Externo à Instituição - MARCOS FÁBIO FREIRE MONTYSUMA