Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: VITOR SERRA RODRIGUES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: VITOR SERRA RODRIGUES
DATA: 31/03/2023
HORA: 15:30
LOCAL: Campus Universitário do Tocantins/Cametá
TÍTULO:

A emergência de identidades negras-surdas nas escolas em Breves/PA


PALAVRAS-CHAVES:

Identidade. Surdez. Negritude. Análise do Discurso.


PÁGINAS: 130
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Avaliação da Aprendizagem
RESUMO:

O presente trabalho, denominado A Emergência de Identidades negras-Surdas nas escolas de Breves/PA, objetiva de forma geral, compreender a constituição identitária de negros (as) - surdos (as) no ambiente escolar do município de Breves, Estado do Pará. Como objetivos específicos, busca-se rastrear os dizeres de alunos negros-surdos na cidade de Breves-PA, contribuir com os estudos sobre Educação de surdos no estado do Pará e
colaborar com os estudos para a formação de professores em Breves-PA. A pergunta norteadora desta pesquisa foi a seguinte: Qual a visão do aluno sobre sua representatividade no âmbito escolar como um sujeito identificado como negro-surdo? Como suporte teórico, foram feitos intensos estudos sobre temas centrais neste trabalho, quais sejam, Educação Especial e Inclusiva, Libras, Educação de Surdos, Negros, Racismo e Identidades Negras- Surdas; para tanto utilizou-se de referências na área como Skliar (1997, 1998, 2005, 2016), Foucault (1995, 2000, 2003 e 2009) Buzar (2009, 2012), Coracini (2003, 2010, 2013 e 2015), Lopes (2010), Munanga (2004, 2006), Hall (1997, 2006), Gomes (2002, 2003), Sá (1999, 2002, 2006), Furtado (2012, 2016), dentre outros. Foram selecionados quatro sujeitos negros- surdos do Município de Breves-PA, em que cada um procura apresentar um pouco seus sonhos, planos, decepções, anseios e lutas em seus próprios mundos na luta para consecução de suas identidades. Esta pesquisa pode ser classificada como qualitativa, exploratória, bibliográfica-documental e de campo. Para um devido aprofundamento e intepretação das falas dos entrevistados, utilizou de uma ferramenta teórica chamada Análise do Discurso, que segundo Orlandi (2005) examina “processos e as condições de produção da linguagem, pela análise da relação estabelecida pela língua com os sujeitos que a falam e as situações em que se produz o dizer”. Logo, tal mecanismo seja o mais ideal compreender e desenvolver tudo o que é dito (e o que não é dito) pelos sujeitos desta pesquisa sobre ser negro (a) e surdo (a). Como resultados, foi observada a necessidade de evidenciar a visão identitária das marcas trazidas pela escola, e sobre as dificuldades encontradas por esses alunos para efetivar o processo de escolarização, pertinentes nas relações étnico-raciais na sua educação básica. Outro ponto importante é que a presente pesquisa ratifica que o espaço escolar, promoveu, com a solidificação de seus conhecimentos na adoção da língua brasileira de sinais, bem como obre as características da cultura afro-brasileira; todavia, deve ser ressaltado que tais usos geraram preconceito, acarretando experiências negativas entre alguns dos alunos pesquisados.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 3159363 - LUCAS RODRIGUES LOPES
Interno - 2524613 - BENEDITA CELESTE DE MORAES PINTO
Externo ao Programa - 3285940 - ANDREA SILVA DOMINGUES
Externo à Instituição - JUSCELINO FRANCISCO DO NASCIMENTO
Notícia cadastrada em: 14/03/2023 11:19
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - jatoba.ufpa.br.jatoba2