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Banca de QUALIFICAÇÃO: EDILENE DOS SANTOS CALDAS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: EDILENE DOS SANTOS CALDAS
DATA: 30/03/2023
HORA: 09:00
LOCAL: https://meet.google.com/ctp-wnbh-yna
TÍTULO:

A EDUCAÇÃO TÉCNICA EM RECURSOS PESQUEIROS NO INSTITUTO FEDERAL DO PARÁ – CAMPUS CAMETÁ: DILEMAS DA ALTERNÂNCIA PEDAGÓGICA SOB O CONTEXTO DE PRODUÇÃO CAPITALISTA.


PALAVRAS-CHAVES:

Formação Técnica; Instituto Federal do Pará; Pedagogia da Alternância.


PÁGINAS: 92
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Planejamento e Avaliação Educacional
ESPECIALIDADE: Avaliação de Sistemas, Instituições, Planos e Programas Educacionais
RESUMO:

O Estudo teve como objetivo analisar os dilemas da Alternância Pedagógica na
Educação Técnica em Recursos Pesqueiros no Instituto Federal do Pará – Campus Cametá. O
paradigma da pesquisa fundamentou-se em pressupostos de caráter qualitativo e a abordagem
metodológica constitui um estudo de caso, tendo como instrumento de coleta de dados a análise
documental e entrevista semiestruturada. Para o levantamento dos dados foram ouvidos 08
(oito) professores do Curso Técnico em Recursos Pesqueiros, do IFPA – Campus Cametá. O
tratamento dos dados foi possível através de análise de conteúdo (investigação bibliográfica;
entrevistas) e análise das fontes primárias (Resolução; Decreto; Projeto Político Pedagógico).
A organização e análise dos dados estarão organizados em quatro categorias: 1. Alternância
Pedagógica: Relação entre formação Técnica e a prática social dos sujeitos do Campo. 2.
Alternância Pedagógica e a organização pedagógica do curso técnico em Recursos Pesqueiros.
3. Alternância Pedagógica e as Políticas implementadas no âmbito do IFPA. 4. Alternância
Pedagógica e os dilemas da formação sob o contexto de produção capitalista. A estrutura desta
pesquisa encontra-se organizada em quatro capítulos: O primeiro capítulo apresentamos o
levantamento das produções científicas de dissertações e teses a respeito da Alternância
Pedagógica em cursos Técnicos. O segundo capítulo procura fazer uma discussão a respeito do
protagonismo dos trabalhadores ribeirinhos, partindo da análise sobre os principais
fundamentos da Educação no campo. No terceiro capítulo destacamos a organização
pedagógica em alternância no Instituto Federal do Pará e como é construído e no quarto capítulo
destacamos a Alternância Pedagógica e os dilemas enfrentados na formação técnica em
Recursos Pesqueiros, a partir do olhar dos sujeitos envolvidos na construção do conhecimento.
Os resultados iniciais nos levaram a inferir que a Alternância na Formação Técnica vem sendo
construída de forma gradual no Campus Cametá, apesar dos desafios, as primeiras impressões
apontam para uma formação em Alternância Pedagógica com vistas na formação humana e política
do educando.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1269545 - JOAO PAULO DA CONCEICAO ALVES
Interno - 642.967.172-00 - ELIDO SANTIAGO DA SILVA - UFPI
Interno - 3425816 - JOAO BATISTA DO CARMO SILVA
Externo ao Programa - 2190538 - JOSE BITTENCOURT DA SILVA
Notícia cadastrada em: 08/03/2023 13:57
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