Banca de QUALIFICAÇÃO: WAGNER FERREIRA PEREIRA

DISCENTE: WAGNER FERREIRA PEREIRA
DATA: 18/10/2022
LOCAL: Campus de Cametá- UFPA

UNIVERSIDADE E TRABALHO: reflexões sobre o processo formativo dos servidores técnico-administrativos em educação dos campi da UFPA

Educação Superior. Pós-Graduação stricto sensu. Qualificação Profissional.

ÁREA: Educação
SUBÁREA: Fundamentos da Educação
ESPECIALIDADE: Sociologia da Educação

Esta pesquisa contextualiza as relações estabelecidas entre universidade e trabalho, explicitando as contribuições no processo formativo dos servidores Técnico-Administrativos em Educação (TAE) lotados nos onze campi do interior vinculados à Universidade Federal do Pará (UFPA). Objetivou-se, assim, de forma mais geral, analisar as relações estabelecidas entre universidade e trabalho, realizadas no processo formativos dos TAE egressos dos cursos de pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado) e quais as suas contribuições à formação dos técnicos no que tange a sua atuação nos campi da UFPA. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa do tipo estudo de caso, efetivada mediante a realização de técnicas como: estudo exploratório realizado para a coleta de informações nas legislações nacionais vigentes e das documentações fornecida pela UFPA e realização de entrevistas semiestruturadas realizada de forma online pela ferramenta Google Forms com os TAE de três campi Altamira, Bragança e Castanhal. Os resultados preliminares apontam que os níveis de qualificação stricto sensu dos servidores técnico-administrativos vinculados a UFPA nos últimos cinco teve um expressivo aumento, passando de 59 em 2018 para 107 em 2022. Nos campi de Altamira, Bragança e Castanhal, essa tendência também se confirmou. Em Altamira de 6 somente com mestrado, para 19 com Mestrado e 1 com Doutorado, Bragança 8 com Mestrado e 2 com Doutorado para 10 com Mestrado e 4 com Doutorado e em Castanhal 11 com mestrado e 3 com doutorado para 11 mestres e 6 doutores. Em 2022 o quantitativo de técnico permanece o mesmo de 2021.

Presidente - 3425816 - JOAO BATISTA DO CARMO SILVA
Interno - 2190546 - GILMAR PEREIRA DA SILVA
Externo à Instituição - CAMILA FERREIRA DA SILVA
Notícia cadastrada em: 16/09/2022 19:45