Banca de QUALIFICAÇÃO: LÍLIA CHRISTIANE VANZELER VIANA

DISCENTE: LÍLIA CHRISTIANE VANZELER VIANA
DATA: 24/06/2015
LOCAL: Campus de Abaetetuba – Sala 2 – Bloco de pedagogia

SUJEITOS E SUBJETIVIDADES – PROFESSORES E ALUNOS NO IDEÁRIO TEÓRICO-METODOLÓGICO DO PINAIC: CAMINHOS E DESCAMINHOS, SIMULACROS E RUPTURAS INSINUANDO - SE NO CHÃO DA SALA DE AULA.

Sujeitos. Subjetividades. Conhecimento. PNAIC.

ÁREA: Educação

A presente pesquisa, sob o título “Sujeitos e subjetividades – professores e alunos no ideário teórico-metodológico do PNAIC: Caminhos e descaminhos, simulacros e rupturas insinuando-se no chão da sala de aula”, tem como objeto de estudo o ideário teórico-metodológico do PNAIC. Este texto é o produto parcial da pesquisa vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação e Cultura – PPGEDUC/UFPA/CUNTINS que tem como objetivo investigar a concepção de sujeito e subjetividade (professores e alunos) do referido programa em seus desdobramentos e ações didáticos, isto é, em sua práxis pedagógica no cotidiano escolar. O Sistema Educacional brasileiro, atualmente, busca alfabetizar as crianças até 8 (oito) anos de idade e nessa perspectiva o PNAIC surge no contexto educacional como uma proposta nesse sentido, tendo como principais objetivos a melhoria na qualidade da alfabetização em nosso país; a melhor qualificação dos professores alfabetizadores; a produção de materiais para a alfabetização e a concepção de novas metodologias para que o crescimento do nível de qualidade da prática educativa ocorra dentro das escolas públicas do nosso país. A escolha desse objeto de investigação se deu a partir de inquietações durante a atuação no ano de 2013, com uma turma de 3º ano, quando surge o PACTO. Em minhas observações iniciais fui dando-me conta que aquelas inquietações não eram apenas minhas. Apurando o olhar e a escuta das vozes percebi que havia dúvidas, reclamações, questionamentos sobre muitos aspectos do Programa, tais como: as formações que os professores estavam recebendo, os materiais didáticos e as formas de seu uso, os procedimentos de avaliação, a promoção automática, as práticas desenvolvidas na sala de aula, a expectativa do programa com relação ao ensino-aprendizagem e a árdua tarefa de conseguir fazer com que as crianças pudessem chegar ao final do terceiro ano do Ciclo de Alfabetização se apropriando do Sistema da Leitura e escrita com autonomia. Contudo, para alcançar os objetivos propostos estão sendo realizadas observações na sala de aula e em cursos de formações, bem como aplicação de entrevistas/rodas de conversas, com professores e alunos e ainda, serão desenvolvidas atividades com os alunos do 3ºano, pertinentes aos eixos para o trabalho de Língua Portuguesa.  A análise dos dados realizar-se-á considerando o objeto de estudo e as questões levantadas. Tomaremos como referencial teórico para análise dos dados a abordagem histórico cultural sobre a compreensão do desenvolvimento humano, desenvolvida por Vygotsky e colaboradores. O texto divide-se em quatro capítulos, apresentados da seguinte forma: No Primeiro Capítulo, falaremos sobre a origem e o problema de investigação, contendo breve relato de experiência como professora da rede pública de ensino do Município de Cametá e mostraremos a trajetória da pesquisa, revelando o percurso metodológico. No Segundo Capítulo, faremos uma breve caracterização do PNAIC (Pacto Nacional pela Alfabetização na idade Certa), com base em seus documentos oficiais, tais como: Cadernos de Formação do PNAIC, Manuais, Resoluções e Diretrizes. No Terceiro Capítulo apresentaremos a concepção de L. S. Vygotsky sobre a constituição da subjetividade humana em uma abordagem cultural. Destacaremos neste capítulo, o importante papel da linguagem nesse processo da constituição da subjetividade humana, onde lançaremos mãos dos estudos de Bakhtin e suas afinidades com Vygotsky. Para discutir sobre o conhecimento e a afetividade na sala de aula, buscamos novamente Vygotsky (1991) e seus colaboradores. Para entender a escola, como espaço sócio cultural e seus sujeitos, nas relações de ensino, buscamos Dayrell (1996), que entende a escola como espaço sociocultural, quando compreendida na ótica da cultura. Para nos ajudar a tecer considerações sobre a construção da leitura e escrita na criança e a concepção de alfabetização e letramento em uma abordagem histórico-cultural, contando novamente com Vygotsky e os valiosos estudos de Smolka, Braggio, Kramer e Soares. No Quarto Capítulo, serão apresentados resultados parciais da pesquisa, contendo as primeiras impressões, as observações realizadas na escola, e mais especificamente na sala de aula em um período de seis meses, do ano de 2013 (segundo semestre) e seis meses do primeiro semestre do ano de 2014, bem como observações realizadas nos cursos de formações (2014) e conversas preliminares com os professores e alunos (2015). Neste momento pretendemos realizar uma análise crítica sobre o que propõe o PACTO, no que se refere aos seus fundamentos e concepções, a visão que tem dos sujeitos (professores e alunos) no seu ideário, seus desdobramentos em sua práxis pedagógica no cotidiano escolar.

Interno - 1255928 - DAMIAO BEZERRA OLIVEIRA
Externo à Instituição - MARIA DAS GRAÇAS DA SILVA
Presidente - 2181917 - RAIMUNDO NONATO DE OLIVEIRA FALABELO
Interno - 2278773 - WALDIR FERREIRA DE ABREU