Banca de DEFESA: CLAUDENILDO DA SILVA LADISLAU

DISCENTE: CLAUDENILDO DA SILVA LADISLAU
DATA: 08/04/2022
LOCAL: Campus Universitário de Breves/ UFPa; e Sala virtual: meet.google.com/ghj-tone-hiu

A EXPERIÊNCIA DO ENSINO MÉDIO INTERATIVO NO PARÁ: o caso da implantação e funcionamento do Projeto SEI em uma comunidade ribeirinha do município de Portel

Ensino Médio. SEI. Populações do Campo

ÁREA: Educação
SUBÁREA: Planejamento e Avaliação Educacional
ESPECIALIDADE: Avaliação de Sistemas, Instituições, Planos e Programas Educacionais

Esta produção se propôs a estudar o Sistema Educacional Interativo (SEI) que é o Ensino Médio presencial com mediação tecnológica do governo do Pará, criado em 2018, cujos principais objetivos são as supostas expansão do Ensino Médio para localidades rurais de difícil acesso e a melhoria na qualidade desse ensino. A EMEIF Adelson Azevedo, localizada na Vila Gomes, município de Portel/PA, foi o lócus escolhido para este estudo. Como problemática de pesquisa, tem-se a seguinte indagação: quais as implicações inerentes à implantação e funcionamento do Ensino Médio por meio do Projeto SEI em uma comunidade ribeirinha do município de Portel, no período de 2018 a 2021? O estudo objetivou analisar os processos de implantação e funcionamento do Ensino Médio por meio do Projeto SEI numa realidade marajoara, no período de 2018/2021. Quanto aos objetivos específicos, temos: identificar problemáticas do Ensino Médio no Brasil e dos baixos índices educacionais desse nível de ensino no Pará, demonstrando alguns aspectos que têm contribuído para essa realidade; apresentar as principais características do Projeto SEI enquanto estratégia resultante do Pacto Pela Educação do Pará com base no que está disposto em seus documentos norteadores e discutir sobre o processo de implantação e funcionamento do Projeto SEI na EMEIF Adelson Azevedo a partir das vozes dos sujeitos da pesquisa. A pesquisa assentou-se nos pressupostos da abordagem qualitativa, do materialismo histórico e dialético enquanto método de pesquisa e da pesquisa de campo, onde fez-se uso da entrevista não-diretiva como instrumento de coleta de dados. A organização do trabalho em torno de quatro categorias foi optativa: processo de implantação do Projeto SEI na Vila Gomes; estrutura tecnológica de funcionamento do Projeto SEI; estruturas pedagógica e docente de funcionamento do Projeto SEI e a interatividade entre professores ministrantes do Projeto SEI e alunos. Todo o material teórico e empírico, foi posto em apreciação a partir da metodologia de análise de conteúdo. Haddad et al (2008), Netto (2011), Campos (2017), Ferreira (2018) e Araújo (2019) são algumas das referências utilizadas. Em resposta à problemática levantada, foi possível identificar um conjunto de implicações inerentes à implantação e funcionamento do Projeto SEI na realidade pesquisada, cujas principais são: não houve diálogo com os moradores da Vila Gomes antes da implantação do Projeto SEI; a implantação do SEI na Vila Gomes não representou a expansão do Ensino Médio, mas a substituição do SOME; o currículo e o calendário do SEI são voltados para o contexto urbanocêntrico e não contemplam a realidade das populações do campo; não há material pedagógico impresso de apoio para os alunos que não conseguem acompanhar a velocidade com que as aulas são exibidas na TV; o SEI se caracteriza como modalidade EaD e não como metodologia de educação presencial, pois exclui a maioria dos alunos dos momentos de interatividade em tempo real com os professores ministrantes. Desse modo, concluímos que o Projeto SEI apresenta-se como um tipo de Ensino Médio, cujo real objetivo é o de promover a precarização desse ensino e, por conseguinte, fomentar as desigualdades sociais no estado do Pará.

Presidente - 1269545 - JOAO PAULO DA CONCEICAO ALVES
Interno - 2321894 - DORIEDSON DO SOCORRO RODRIGUES
Interno - 3425816 - JOAO BATISTA DO CARMO SILVA
Externo ao Programa - 1152656 - NEY CRISTINA MONTEIRO DE OLIVEIRA