Banca de QUALIFICAÇÃO: RARYSON MACIEL ROCHA

DISCENTE: RARYSON MACIEL ROCHA
DATA: 23/02/2022

O “NOVO” ENSINO MÉDIO: O IMPACTO NO ENSINO DE FILOSOFIA NAS ESCOLAS ESTADUAIS DA CIDADE DE BREVES-MARAJÓ-PARÁ

Ensino de Filosofia, Reforma do Ensino Médio, Ideologia, Discurso, historicidade.

ÁREA: Educação
SUBÁREA: Tópicos Específicos de Educação

O texto é resultado da pesquisa de Mestrado em Educação, em andamento, na linha de Políticas e Sociedade, sob o título “O ‘novo’ Ensino Médio: o impacto no ensino de Filosofia nas escolas estaduais da cidade de Breves-Marajó-Pará”. O objetivo dessa pesquisa é analisar o discurso sobre e do ensino de Filosofia destinado às Escolas Estaduais de Ensino Médio do município de Breves-Marajó-Pará, zona urbana, a partir da historicidade dos discursos legislativos e do “novo ensino médio”. Problematizar e interpretar o funcionamento do ensino de Filosofia no Ensino Médio se faz necessário em razão do histórico da disciplina na educação brasileira, não raro sendo colocada à margem das demais áreas de conhecimento, de modo que compreender o que se propõem ao seu ensino a partir da reforma é tão mais necessário por concebermos que esse tem como foco principal formar cidadãos críticos, politizados e humanos, haja vista que não se constitui em mera disciplina de viés pragmático destinada ao mercado de trabalho. A metodologia utilizada está sendo de cunho qualitativo, tendo como corpus de análise as Legislações referente ao ensino secundário, Documentos de Orientação Curricular do nível médio, o Plano Nacional do Livro Didático (PNLD) e narrativas orais dos docentes, a partir de entrevista semiestruturada. Para melhor interpretação de nosso corpus de análise, realizaremos a pesquisa na perspectiva da Análise de Discurso (AD), entendendo essa como uma disciplina que trabalha com o funcionamento do discurso e toda conjuntura política, social e ideológica que constitui cada acontecimento, para desta maneira compreendermos o funcionamento do discurso a começar de suas articulações ideológicas. Para além disso, para melhor encaminhamento de nossa pesquisa, realizaremos um diálogo entre AD e Pedagogia Histórico-Crítica de Saviani (1991). Na perspectivas da AD, nossa pesquisa baseia-se no pensamento dos(as) autores(as)/pesquisadores(as) Nunes (2005), Orlandi (1994, 1995, 2001, 2003, 2004, 2007, 2010, 2015), Pêcheux (1995, 1997, 1999, 2015), entre outros; No que se refere à discussão sobre Educação e Ensino Médio destacam se autores(as) como Araújo e Rodrigues (2011), Krawczyk (2011), Sanfelice (2005), Saviani (1984, 1990, 1996, 2004, 2005, 2007, 2009, 2010, 2011, 2016, 2017, 2020), entre outros; e sobre o ensino de Filosofia nos fundamentamos nas pesquisa de Almeida (2011), Barbosa (2005), Favero et al. (2004), Lindberg (2019), entre outros. Como resultados parciais, a partir da análise das legislações, é possível afirmar que a reforma do Ensino Médio brasileiro nada mais é que parte de um projeto maior de desoneração do estado brasileiro imerso em um ambiente economicamente neoliberal, ao passo que possibilita aos jovens a aceleração de uma formação profissional para o tal mercado garantindo sua “qualificação para o trabalho”, nesse contexto o impacto ao ensino de Filosofia está atrelado àquilo que a reforma chama de itinerários formativos que se configura como um retrocesso ao currículo do ensino médio aos tempos da educação técnica-profissional.

Presidente - 2321894 - DORIEDSON DO SOCORRO RODRIGUES
Interno - 1269545 - JOAO PAULO DA CONCEICAO ALVES
Externo à Instituição - ANDREA SILVA DOMINGUES
Externo à Instituição - NATÁLIA CONCEIÇÃO SILVA BARROS CAVALCANTI