Banca de QUALIFICAÇÃO: DEBORA ELAYNNE COSTA MORAES

DISCENTE: DEBORA ELAYNNE COSTA MORAES
DATA: 25/02/2022
LOCAL: Campus de Cametá

AS IMPLICAÇÕES DO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL NA FORMAÇÃO DE ASSISTENTES SOCIAIS, EM TEMPO DE DISTANCIAMENTO SOCIAL, NO MARAJÓ DAS FLORESTAS

Formação; Desigualdades Sociais; Desigualdades Educacionais; Desigualdades Digitais.

ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Tecnologia Educacional

A pesquisa analisa as implicações do Ensino Remoto Emergencial (ERE)  no contexto formativo de  Assistentes Sociais pela Universidade Federal do Pará – Campus Universitário do Marajó – Breves (CUMB), na conjuntura da Pandemia do Novo Coronavírus, visando investigar as estratégias adotadas por professores, alunos e gestores para mediar o processo de ensino e da aprendizagem  e as implicações na formação de  Assistentes Sociais, a partir da opinião dos sujeitos envolvidos nessa experiência. Adota-se como referencial teórico – metodológico o Materialismo Histórico e Dialético (MHD), a partir das categorias de análises contradição, mediação e totalidade. Como referenciais teóricos dialoga-se com Marx (1969; 1979; 1985; 2008), Meszáros (2008), kosik (1976) e Antunes (2003). As técnicas de coletas de serão aplicação de questionário com alunos, entrevistas semiestruturada com docentes e gestores e a análise documental. Nesse sentido, analisa-se os impactos ocasionados pelas desigualdades sociais historicamente construídas na perspectiva da Amazônia Legal no que compete ao acesso as tecnologias digitais e consequentemente evidenciando a proposta metodológica do Emergencial do Ensino Remoto (ERE) como alternativa para a continuidade das atividades acadêmicas em tempos de pandemia do Novo Coronavírus de acordo com os seus limites e possibilidades. Por fim, se alcançou com a revisão da literatura a compreensão da essência do objeto/fenômeno investigado na sua análise conjuntural e histórica e, principalmente, a identificação das limitações, fragilidades e possibilidades na formação de Assistentes Sociais, contexto pandêmico.

Presidente - 1769360 - MARIA SUELI CORREA DOS PRAZERES
Interno - 1769176 - ERALDO SOUZA DO CARMO
Interno - 3329971 - MARIA LUCILENA GONZAGA COSTA
Externo ao Programa - 2571078 - RONALDO DE OLIVEIRA RODRIGUES