Banca de QUALIFICAÇÃO: MURETEHOA ASSURINI

DISCENTE: MURETEHOA ASSURINI
DATA: 26/07/2024
LOCAL: PPGEDUC-UFPA-Cametá

A ETNOMATEMÁTICA NO CURRÍCULO ESCOLAR INDÍGENA: SABERES TRADICIONAIS SOBRE A CONTAGEM DO POVO ASSURINI

PALAVRAS-CHAVE: Etnomatemática. Educação Indígena. Currículo

ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Métodos e Técnicas de Ensino

O estudo tem como objetivos analisar de que forma a etnomatemática pode estar presente no currículo escolar da escola Warara’awa Assurini, auxiliando o desenvolvimento de conhecimentos que relacionem os conteúdos matemáticos e os saberes tradicionais do povo Assurini da Reserva Indígena Trocará, buscando analisar a proposta de construção de um currículo escolar indígena na escola Warara’awa Assurini, no sentido de discutir como o conceito da etnomatemática pode estar presente nesse currículo, visando propor a construção de materiais didáticos que promovam a relação entre os conhecimentos comuns a escola e os saberes tradicionais assurini.  Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa qualitativa com roteiros de entrevista semi-estrurados e conversas livres com os anciãos da aldeia Trocará. Importante maneira de alcançar os objetivos e a problemática apresentada neste estudo, considerando os elementos culturais e sociais contidos na cultura indígena no momento que se trabalha o currículo escolar. Assim como, está sendo feito um levantamento bibliográfico dos autores que já discutiram questões relacionadas a currículo escolar indígena, a etnomatemática nas escolas indígenas e a produção de material didático, que realmente se relacionam com a realidade do povo Assurini. Essa pesquisa com caráter exploratório está associando a busca e o estudo de materiais bibliográficos e a continuidade das entrevistas com os anciãos, os sábios da aldeia, que são muito importantes em todo o processo de pesquisa, principalmente, sobre o conhecimento tradicional, relacionado a contagem dos números na língua Assurini. Esses sábios também são fundamentais para que o conhecimento tradicional possa ser repassado para as gerações futuras.

Presidente - 2524613 - BENEDITA CELESTE DE MORAES PINTO
Interno - 2272166 - HELLEN DO SOCORRO DE ARAUJO SILVA
Externo ao Programa - 2329969 - OSVALDO DOS SANTOS BARROS
Notícia cadastrada em: 22/06/2024 07:14