Banca de DEFESA: MARIA AUXILIADORA PATRICIO DE GOUVEIA ALMEIDA

DISCENTE: MARIA AUXILIADORA PATRICIO DE GOUVEIA ALMEIDA
DATA: 22/06/2024
LOCAL: SALA DE DEFESA PPGEDUC

CULTURA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA SOCIEDADE INDÍGENA ASSURINI DO TROCARÁ, EM TUCURUÍ-PARÁ: Reflexões entre os saberes jurídicos e a valorização dos saberes tradicionais.

Educação; Cultura; Meio ambiente.

ÁREA: Educação

Os povos indígenas estabelecem uma profunda conexão com a natureza, da qual obtêm os recursos essenciais para sua subsistência, como a agricultura, a pesca e outras atividades, bem como através da manutenção de saberes tradicionais. Nesse intuito, o trabalho aqui apresentado tem como objetivo examinar e compreender como a questão da educação ambiental é abordada na sociedade indígena Assuriní do Trocará, tanto em seus espaços escolares, quanto nos não escolares; problematizando educação e cultura, e seu funcionamento com relação às questões ambientais. Especificamente buscaremos também compreender como a educação ambiental se manifesta em diversos espaços de saberes dentro dessa sociedade, considerando os conhecimentos tradicionais como um meio de resistência, e analisando os impactos e contribuições dessa abordagem para a sustentabilidade na prática. O texto em comento está filiado teoricamente em uma perspectiva da história social e da educação crítica, tendo como aporte teórico autores (as) como Hall (2006), Spivak (2010), Thompson (2000), Krenak (2019), Domingues (2011), Orlandi (2012), Portelli (2010), entre outros. Metodologicamente realizamos uma pesquisa-ação e etnográfica, com atividades de campo para coleta de documentos oficias e entrevistas orais, bem como efetuamos uma revisão bibliográfica, que envolveu a análise de obras relevantes e dissertações do Programa da Pós-graduação em Educação e Cultura, do Campus Universitário do Tocantins- Cametá, da Universidade Federal do Pará, e do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade do Estado do Pará (PPGED – UEPA). Como resultados finais, é possível afirmamos que a relação dos sujeitos indígenas e a natureza é condição de sobrevivência e resistência que se dá em diferentes espaços escolares e principalmente pelos saberes tradicionais, de geração a geração.

Presidente - 3285940 - ANDREA SILVA DOMINGUES
Interno - 2524613 - BENEDITA CELESTE DE MORAES PINTO
Interno - 3159363 - LUCAS RODRIGUES LOPES
Externo ao Programa - 6217971 - IVANIA DOS SANTOS NEVES