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Banca de QUALIFICAÇÃO: GEORGE DE SA MOREIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: GEORGE DE SA MOREIRA
DATA: 28/06/2024
HORA: 09:00
LOCAL: Campus Universitário do Tocantins/Cametá
TÍTULO:

Representações Discentes em videoaulas no YouTube: Uma análise discursiva


PALAVRAS-CHAVES:

Videoaula; Discurso, Ensino; YouTube; Aprendizagem. 


PÁGINAS: 160
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Tecnologia Educacional
RESUMO:

Nesta pesquisa de mestrado intitulada Representações discentes sobre videoaulas no YouTube: uma análise discursiva, nosso trabalho tem como objetivo, a partir de um viés discursivo, problematizar como as aulas do YouTube são representadas no discurso de alunos como ferramenta didático-pedagógica, a partir dos dizeres de 15 alunos de uma escola de ensino médio em Tucuruí-PA, 25 recortes discursivos, extraídos de entrevistas gravadas em áudio na escola. Partindo do pressuposto de que o discurso revela as identidades e as ações pedagógicas, tanto dentro como fora da sala de aula, assim apontamos a hipótese de que o discurso dos alunos constrói as representações pedagógicas, do uso do Youtube como ferramenta pedagógica complementar de ensino-aprendizagem. Utilizamos neste trabalho o método qualitativo buscando analisar como os alunos, que utilizam as videoaulas o YouTube para estudar, se expressam ao falarem dessas videoaulas, com a intenção de compreender as construções ideológicas, que estão presentes no conteúdo do objeto que estamos estudando, ou seja, fazemos uma análise dos contextos da estrutura pedagógico-social em que o discurso se insere. Para isso, nos utilizamos de fontes verbais e fizemos a gravação de 15 entrevistas em áudio, com alunos do ensino médio da Escola Estadual de Ensino Médio: Simão Jacinto dos Reis em Tucuruí-PA, entrevistas estas que foram transcritas e posteriormente analisados os recortes discursivos dos entrevistados, de acordo com o método de Análise do Discurso. Após feitas a análises, constatamos, o que já tínhamos como hipótese, de que as videoaulas do YouTube são muito utilizadas por professores e alunos, para auxiliar no ensino-aprendizagem, mas, com a pesquisa comprovamos, através dos recortes discursivos, de que as videoaulas do YouTube são muito mais usadas como ferramenta pedagógica do que imaginávamos, isso mostra para nós que a Análise do Discurso é muito importante para desvelar realidades, que ainda não sabemos bem como funciona. Logo, é importante dizer, que o desenvolvimento deste trabalho se deu por meio de diálogos e alinhavos teóricos ao estudo do discurso, e áreas convergentes como: novas tecnologias na educação e mediação pedagógica, as quais pudessem nos possibilitar sedimentar a discussão visando ao olhar transdisciplinar. Desse modo, fizemos esta pesquisa pautada no crescimento vertiginoso do uso de videoaulas do YouTube, como ferramenta de ensino complementar que se deu por conta da pandemia do coronavírus, em que as escolas tiveram que ser fechadas, e as aulas ficaram sendo ministradas somente por meio de videoaulas, e tivemos por meio dessa pesquisa a curiosidade de saber o que os alunos dizem sobre essas videoaulas. Pretendemos, então, contribuir com a reflexão e a melhor compreensão, sobre como os professores usam as videoaulas no ensino, e o que os alunos pensam sobre o uso dessa ferramenta no seu ensino-aprendizagem.  


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 3159363 - LUCAS RODRIGUES LOPES
Interno - 3285940 - ANDREA SILVA DOMINGUES
Interno - 2524613 - BENEDITA CELESTE DE MORAES PINTO
Externo à Instituição - CÁTIA VENEZIANO PITOMBEIRA
Notícia cadastrada em: 24/05/2024 14:30
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