News

II Seminário Nacional de Pós-Graduação em Educação e Cultura do Campus Universitário do Tocantins/UFPA-Cametá



UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ

CAMPUS UNIVERSITÁRIO DO TOCANTINS/CAMETÁ

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO E CULTURA – PPGEDUC

 

 

 

 

 

II Seminário Nacional de Pós-Graduação em Educação e Cultura do Campus Universitário do Tocantins/UFPA-Cametá

 

  Políticas Educacionais e Práticas Culturais,

 

De 18 a 20 de novembro 2015

 

 

 

 

Local: Auditório Alberto Mocbel - Campus Universitário do Tocantins

 

 

REALIZAÇÃO

Universidade Federal do Pará

Campus Universitário do Tocantins/Cametá

Programa de Pós-Graduação Em Educação e Cultura – PPGEDUC

Curso de Mestrado Acadêmico em Educação e Cultura

 

 

COMISSÃO ORGANIZADORA

Dra. Benedita Celeste de Moraes Pinto (UFPA)

Dr. Doriedson do S. Rodrigues (UFPA)

Drª. Gilcilene Dias da Costa (UFPA)

Drª. Mara Rita Duarte Oliveira (UFPA)

Dra. Odete da Cruz Mendes (UFPA)

 

 

APOIO

UFPA/Campus Universitário do Tocantins/Cametá

Campus Universitário de Abaetetuba

Coordenação de Pesquisa do Campus Universitário do Tocantins/Cametá

Coordenação de Extensão do Campus Universitário do Tocantins

Divisão de Arte e Cultura do Campus Universitário do Tocantins/Cametá

Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Trabalho e Educação – GEPTE

Prefeitura Municipal de Cametá – Secretaria de Educação

 

 

COMITÊ CIENTÍFICO

Dr. Ariel Feldman (UFPA)

Drª. Andrea Silva Domingues (UNIVAS)

Drª. Benedita Celeste de Moraes Pinto (UFPA)

Dr. Damião Bezerra de Oliveira (UFPA)

Dr. Doriedson do S. Rodrigues (UFPA)

Dr. Eurípedes Antonio Funes (UFC)

Dr. Francivaldo Alves Nunes (UFPA)

Drª. Gilcilene Dias da Costa (UFPA)

Dr. Jorge Domingues Lopes (UFPA)

Drª. Odete da Cruz Mendes (UFPA)

Dr. Raimundo Nonato Falabelo (UFPA)

Dr. José Valdinei Albuquerque Miranda (UFPA)

Dr. Waldir Ferreira Abreu (UFPA)

Dr. Ronaldo Marcos de Lima Araujo (UFPA)

Dr. Gilmar Pereira da Silva (UFPA)

Dr. Cesar Seibt (UFPA)

Dr. Justino de Sousa Júnior (UFC)

Dr. Fernando Fidalgo (UFMG)

Ramon de Oliveira (UFPE)

 

APRESENTAÇÃO DO DO EVENTO:

 

O II Seminário Nacional de Pós-Graduação em Educação e Cultura do Campus Universitário do Tocantins/UFPA-Cametá -  Políticas Educacionais e Práticas Culturais, que ocorrerá no período de 18 a 20 de novembro 2015, tem como objetivo refletir sobre questões relacionadas à políticas educacionais e práticas culturais, mediante a apresentação dos resultados de pesquisas sobre as diferentes temáticas de estudo de alunos de pós-graduação e graduação. O evento objetiva promover o intercâmbio investigativo, visando à produção de conhecimentos que contribuam com a melhoria da qualidade educacional, tanto no contexto escolar como nos espaços não formais, gerando reflexões e investigações sobre teorias, práticas e políticas educacionais que possam contribuir para a proposição de novas perspectivas de atuação, prioritariamente, no âmbito da educação escolar sem, no entanto, desconsiderar outras formas significativas de ação educativa (não formais).

Abordando a temática Políticas Educacionais e Práticas Culturais,  o evento em questão destina-se   à apresentação de resultados de pesquisas por parte de alunos de Programas de Pós-Graduação e Graduação deste Campus Universitário e de outras Unidades dessa Instituição ou de outras IES, quer como participantes de programas de pós-graduação, quer como grupos de estudos e pesquisas fomentando o debate científico na condução do campo teórico e metodológico das investigações nas diversas áreas do conhecimento, bem como no fortalecimento deste na Região Amazônica, visto que este busca se consolidar como instituição formadora com qualidade de ensino, pesquisa e produção acadêmica e científica.

II Seminário Nacional de Pós-Graduação em Educação e Cultura no Campus Universitário do Tocantins/UFPA-Cametá vislumbrar proporcionar  espaços de discussões para que professores/pesquisadores, estudantes de graduação e pós-graduação, técnicos de diferentes Unidades da UFPA, além de profissionais de outras instituições de ensino, superior possam expressar suas compreensões e entendimentos sobre políticas educacionais e práticas culturais, promovendo-se diálogos científicos entre professores/pesquisadores e pós-graduandos do Curso de Educação e Cultura, podendo servir de incentivo à produção e publicação de estudos acadêmicos, científicos e documentais que expressem os debates e reflexões geradas no contexto do evento.

 

PÚBLICO ALVO:

 

 Pensado numa perspectiva interdisciplinar, o II Seminário Nacional de Pós-Graduação em Educação e Cultura no Campus Universitário do Tocantins/UFPA-Cametá está voltado a alunos de Pós-Graduação (doutorado, Mestrado e Especialização) e de Graduação no intuito de promover o intercâmbio investigativo, visando à produção de conhecimentos que contribuam com a melhoria da qualidade educacional, tanto no contexto escolar como nos espaços não formais.

 

METODOLOGIA:

O evento será desenvolvido através de conferências, mesas redondas e grupos de trabalhos abertos ao público.

 

OBJETIVO GERAL:

Promover intercâmbios investigativos no âmbito da pesquisa em educação e cultura, gerando reflexões e produção de conhecimentos que contribuam com a melhoria da qualidade educacional, tanto no contexto escolar, como nos espaços não formais. 

 

PROGRAMAÇÃO DO EVENTO:

CRONOGRAMA DAS ATIVIDADES:

 

Dia 18/11/2015 (quarta feira)

08h às 16h  - Credenciamento

17h às 17h30min - Abertura do evento

17h40min às 19h30min - Conferência de Abertura:

POLÍTICAS EDUCACIONAIS E PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO NA PÓS-GRADUAÇÃO

CONFERENCISTA: Profª. Drª. Clarilza Prado (Capes)

19h30mim ATIVIDADE CULTURAL

Dia 19/11/2015 (quinta feira)

08h30min às 10h (manhã)

MESA REDONDA: GÊNERO, IDENTIDADE E POLÍTICA CULTURAL

PALESTRANTES:

Adriana Maria Paulo da Silva (UFPE); Prof.ª Dr.ª Benedita Celeste de Moraes Pinto (UFPA/Cametá); Prof.ª Dr.ª Mara Rita Duarte de Oliveira (UFPA/Abaetetuba)

Coordenador de Mesa: Prof.ª Dr.ª Gilcilene Dias da Costa Pinto (UFPA/Cametá).

10hs às s 10h15min - INTERVALO

 

10h30min às 12h

MESA REDONDA: EDUCAÇÃO, PRÁTICAS CULTURAIS E DIVERSIDADE

PALESTRANTES:

 Prof. Dr. Flávio Bezerra Barros (UFPA); Prof. Dr. Waldir Ferreira Abreu (UFPA/Abaetetuba)

 Coordenador de Mesa: Prof. Dr. José Valdinei Albuquerque Miranda (UFPA/Cametá)

 

12h às 15h- INTERVALO PARA ALMOÇO

14h às 18h – Grupos de Trabalho, Oficinas e Minicursos.

18h15min às 18h30min INTERVALO

18h30min às 20h30min (noite)

MESA REDONDA: EDUCAÇÃO, LINGUAGEM, SUBJETIVIDADE

PALESTRANTES:

 Prof. Dr. Cézar Luis Seibt (UFPA/Cametá); Prof. Dr. Raimundo Nonato de Oliveira Falabelo (UFPA/Abaetetuba).

Coordenadora de Mesa: Prof.ª Dr.ª Mara Rita Duarte Oliveira(UFPA/Abetetuba)

 

ATIVIDADE CULTURAL

Dia 20/11/15 (sexta feira)

 08h30mim às 10h (manhã)

MESA REDONDA: POLÍTICAS EDUCACIONAIS E FORMAÇÃO/QUALIFICAÇÃO DE TRABALHADORES

PALESTRANTES:

Prof. Dr. Ramon de Oliveira (UFPE); Prof. Dr. Doriedson do Socorro Rodrigues (UFPA/Cametá); Prof. Dr. Gilmar Pereira da Silva (UFPA/Cametá)

Coordenadora de Mesa: Prof.ª Dr.ª Odete da Cruz Mendes (UFPA/Cametá)

10hs às 10h15min - INTERVALO

10h30min às 12h

MESA REDONDA: FORMAÇÃO DE PROFESSORES E MOVIMENTOS SOCIAIS

PALESTRANTES:

Prof.ª Dr.ª Ney Cristina (UFPA/PPEB); Prof. Dr. Damião Bezerra (UFPA/Abaetebuba); Prof. Dr. Francivaldo Nunes (UFPA/Ananindeua)

Coordenador de Mesa: Prof. Dr. Ariel Feldman (UFPA/Cametá)

12h às 15h- INTERVALO PARA ALMOÇO

 

14h às 18h (Tarde)- Grupos de Trabalho, Oficinas e Minicursos

18h15min às 18h30min INTERVALO

18h30min às 19h30min: Conferência de encerramento

DIVERSIDADE CULTURAL E FORMAÇÃO DE PESQUISADORES NA AMAZÔNIA

CONFERENCISTA: Profª. Drª. Maria das Graças da Silva (UEPA)

19h30min às 20h30min: ATIVIDADE CULTURAL

LANÇAMENTO DE LIVROS

 

 

RELAÇÃO DE GRUPOS DE TRABALHO (GTS), OFICINAS E MINICURSOS

 

GRUPOS DE TRABALHO (GTS):

  • · GT Conhecimentos, Cultura e Linguagem
  • · GT Educação e Movimentos Sociais na Contemporaneidade
  • · GT Gestão, Tecnologias e Financiamento da Educação
  • · GT Educação, Diversidade e Políticas Públicas

 

OFICINAS:

  • · Oficina Memória e Formação de Professores

(Profª. Rosilda do Socorro Ferreira e Profª. Rosane Moraes Peixoto)

 

  • · Oficina Mulheres, História e Memória (Profª. Antonia Menezes de Andrade)

 

  • · Oficina Brinquedos, Brincadeiras e Diversidade Cultura na Infância (Profª. Maria de Fátima Rodrigues Nunes e Profª. Zenil Pinto Corrêa)

 

MINICURSOS:

  • · Minicurso História e Educação Afro Indígena (Profª. Susana Braga de Souza, Profª. Bárbara de Nazaré Pantoja Ribeiro e Prof. João Paulo Alves Costa)

 

  • · Minicurso Análise de políticas Educacionais: Plano de Ação Articuladas e Gestão da Educação (Gildeci dos Santos Pereira e Profª. Zenaide Leão Batista)

 

 

 

 

 

  1. I.          CRONOGRAMA DO EVENTO

 

Reunião com os professores do PPGEDUC para marcar data e tirar comissão organizadora do evento

25 /06/2015

Reunião com a comissão Organizadora

15/08/2015 e 02/09/2015, DENTRE OUTRAS REUNIÕES

Apresentação da Proposta para o Colegiado do PPGEDUC

Reunião de Colegiado

Inicio de divulgação e abertura de Inscrições como ouvinte

Início de divulgação: 08 de setembro de 2015

Inscrição como ouvinte:1º de outubro a 18 de novembro de 2015

Inscrições para apresentação de trabalhos

14 de setembro a 05 de novembro de 2015

Publicação dos trabalhos aprovados

10 de novembrode 2015

Realização do evento

18 a 20/11/2015

Reunião da comissão Organizadora para avaliação e prestação de conta

Após a realização do evento, com data a definir.

 

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -- - - - - - - - - - - -

 

LINKS PARA INSCRIÇÃO ON-LINE:


link ouvinte:

CLIQUE AQUI PARA FAZER A SUA INSCRIÇÃO
 


- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -- - - - - - - - - - - -


CONTA PARA DEPOSITO DE INSCRIÇÃO:

 

Banco do Brasil
AG: 0783-8
C/POUPANÇA: 23923-2
Variação 51

FAVORECIDO: SHERLYANE LOUZADA



VALOR DAS INSCRIÇÕES:

 

Categorias

Sem trabalho

Com trabalho

Estudantes de Graduação

20,00

30,00

Professores da Educação Básica

30,00

40,00

Alunos de Pós-Graduação

40,00

50,00

Professores do ensino Superior

 

70,00

80,00

 

 

Notícia cadastrada em: 11/09/2015 16:29
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - bacaba.ufpa.br.bacaba1