Apresentação

O curso de Mestrado Acadêmico em Serviço Social é vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Serviço Social (PPGSS), do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA), da Universidade Federal do Pará (UFPA). Foi instituído no ano de 1996, reconhecido pela CAPES através da Resolução nº 3166/CONSEP, de 03/05/2004, e homologado pela Portaria nº 2878/CNE, de 24/08/2005. Sua criação surgiu como desafio para o fortalecimento de uma massa crítica de intelectuais na área de Serviço Social, capaz de desenvolver estudos e pesquisas, interpretar e responder às expressões da “questão social” na região amazônica. O curso de Mestrado Acadêmico em Serviço Social do PPGSS/UFPA e o curso de Mestrado Acadêmico em Serviço Social e Sustentabilidade na Amazônia, da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), constituem-se nos únicos cursos de mestrado desta área do conhecimento em toda a Região Norte do Brasil.

A primeira dissertação do curso de Mestrado em Serviço Social foi defendida após dois anos de criação do curso (1998) e, ao longo de quase vinte anos de existência, foram defendidas 174 dissertações, o que revela uma reduzida evasão e um número expressivo de mestres em Serviço Social com potencial para a verticalização do processo de formação continuada em nível de doutoramento. Registra-se no período de 2007 a 2014 uma média de 14 dissertações defendidas por ano, o que evidencia a consolidação do curso como Programa de Pós-Graduação no contexto da UFPA, e sua importância para o Serviço Social na região.

No período de 1998 a 2014, constata-se uma diversidade de temas concernentes às expressões da “questão social” e temas relacionados à prática profissional, a saber: trabalho, políticas públicas e sociais (habitação, transporte, segurança pública, previdência, saneamento, assistência social, educação, saúde), exercício profissional do assistente social, controle social, questão urbana e questão agrária, meio ambiente, movimentos sociais e sindicatos, dentre outros.

O conjunto de dissertações produzidas tem como lócus de pesquisa, além da capital do estado do Pará, vários municípios paraenses (Ananindeua, Castanhal, Barcarena, Cametá, Soure, Abaetetuba, Moju, Santarém, Vigia, Capanema, Carajás, Colares, Curuçá, Igarapé Miri, Marabá, Marituba, Porto de Moz, São Geraldo do Araguaia, Santo Antônio do Tauá e Tomé Açu). As pesquisas englobam várias regiões do Pará, bem como outros estados da Amazônia Legal (Amapá, Maranhão e Tocantins).

Destarte, observa-se que o público alvo do Curso de Mestrado em Serviço Social da UFPA não se restringe ao estado do Pará, mas absorve a demanda de outros estados, principalmente do Maranhão e Tocantins.

O acompanhamento de egressos realizado pelo PPGSS revela a inserção desses em instituições federais de ensino superior (Universidade Federal do Pará (UFPA), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA), Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) Universidade Estadual do Amapá (UEAP) e Universidade Estadual do Pará (UEPA).

Registra-se uma significativa inserção de egressos na condição de docentes do ensino superior privado: Instituição de Ensino Superior do Sul do Maranhão (IESMA/UNISULMA); Faculdade de Educação Tecnológica da Amazônia (FAETAM), Faculdade Ítalo Brasileira (FIB), Universidade Ceuma (UNICEUMA), Faculdades Integradas do Tapajós (FIT), Faculdade Pan- Amazônica (FAPAN); Madre Celeste (ESMAC), Faculdades Integradas Brasil Amazônia S/S Ltda. (FIBRA), Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA-CE), Faculdade Montenegro (FAM) e Escola Superior da Amazônia (ESAMAZ), Faculdade de Macapá (FAMA) e Instituto Macapaense do Melhor Ensino Superior (IMMES).

Na condição de técnicos de nível superior, destaca-se a aprovação em concursos públicos dos egressos do PPGSS/UFPA na própria UFPA, nas Universidades Federais (Rural da Amazônia/UFRA e do Amapá/UNIFAP), além de secretarias municipais de Saúde, Assistência Social e Institutos de Previdência (INSS e IASEP-Instituto de Assistência dos Servidores do Estado do Pará).

Do ponto de vista histórico, vale registrar que no ano 2000 a Universidade Federal do Pará estabeleceu um convênio de cooperação com a Universidade Federal do Rio de Janeiro, quando foram aprovados no curso de doutorado da Escola de Serviço Social da UFRJ seis docentes oriundos da Faculdade de Serviço Social da UFPA. A partir de 2006, quatro desses doutores somaram-se ao corpo docente já existente no PPGSS/UFPA, e vêm agregando suas pesquisas e atividades de ensino e orientação ao Programa. Nesse espaço de tempo, o Programa de Pós-Graduação formou um quadro próprio e estável que deu organicidade ao Programa.

Atualmente, o corpo docente do PPGSS/UFPA é composto por 10 (dez) professores, todos com formação em Serviço Social e titulação de doutorado em diversas áreas do conhecimento/instituições, sendo sete permanentes e três colaboradores. Dos sete docentes permanentes, quatro são doutores em Serviço Social, dois em Sociologia e um em Ciências Socioambientais. Dos três professores colaboradores, um tem doutorado em Serviço Social, um em Desenvolvimento Socioambiental e um em Ciência Política. No ano de 2015, foi possível a implementação da Bolsa do Programa Nacional de Pós-Doutorado (PNPD/CAPES), motivo pelo qual o Programa passou a contar com o apoio de um Professor Visitante.

Como parte dos esforços de qualificação do Programa, do total de docentes, seis já realizaram Estágio Pós-Doutoral, sendo três em instituições nacionais (UFPE, UFRJ) e três em instituições internacionais (Universidade de Buenos Aires/Argentina, Universidade de Letras Porto/Portugal e Universidade Livre de Berlim/Alemanha).

Os docentes do PPGSS têm submetido ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) pedidos de Bolsa de Produtividade em Pesquisa, e em 2015, duas docentes foram contempladas com a referida Bolsa, na modalidade PQ Nível 2, o que é de grande importância para o avanço das pesquisas do corpo docente do PPGSS.

O curso de Mestrado Acadêmico em Serviço Social tem como área de concentração “Serviço Social, Trabalho e Políticas Sociais” que articula duas linhas de pesquisa: 1) Serviço Social e Trabalho na Amazônia; 2) Serviço Social e Políticas Sociais na Amazônia sustentadas pela produção de conhecimento dos Grupos de Estudos e Pesquisa a elas vinculados, a saber: Grupo de Pesquisa Cidade, Habitação e Espaço Humano (GEP-CIHAB); Laboratório de Pesquisas e Práticas Sociais na Amazônia (LABPSAM); Grupo de Estudos e Pesquisas em Gestão, Planejamento e Democratização de Políticas Públicas na Amazônia (GESPLAM); Grupo de Estudos e Pesquisas Trabalho, Estado e Sociedade na Amazônia (G-TESA); Grupo de Estudos e Pesquisa em Serviço Social, Política Social e Formação Profissional (GEPSS).

Considera-se que o Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da UFPA expressa, hoje, o resultado do esforço de qualificação do corpo docente e discente mediante um planejamento coletivo de atividades acadêmicas, contando com o apoio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPESP/UFPA).

Coordenação do Programa

  • - VERA LUCIA BATISTA GOMES

    Telefone/Ramal: Nenhum conteúdo disponível até o momento

    Telefone/Ramal 2: Nenhum conteúdo disponível até o momento

    E-mail: aazevedo@ufpa.br

  • - SOLANGE MARIA GAYOSO DA COSTA

    Telefone/Ramal: Nenhum conteúdo disponível até o momento

    Telefone/Ramal 2: Nenhum conteúdo disponível até o momento

    E-mail: cilenelins@yahoo.com.br

SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - bacaba.ufpa.br.bacaba2