2023, Neide Maria Fernandes Rodrigues de Sousa &
Danivea Cardoso Lima, , A inclusão no ensino superior: O que revelam as narrativas de estudantes com deficiência física, ISSN: 21791309
2022, Neide Maria Fernandes Rodrigues de Sousa, Luane de Cássia Carvalho de Oliveira , O TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA) E A INCLUSÃO ESCOLAR: OS SENTIDOS DOS PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL, ISSN: 23181346
2022, Neide Maria Fernandes Rodrigues de Sousa, Luis Junior Costa Saraiva, Jessica do Socorro Leite Correa , A CULTURA DO BRINCAR E O TEA- VIDEO ETNOGRÁFICO, ISSN: 2318-1346
2022, César Augusto Martins de Souza, Gutemberg Armando Diniz Guerra, Neide Maria Fernandes Rodrigues de Sousa , DA DUPLA MORAL SOCIAL AO SACRIFÍCIO VICÁRIO EM A DAMA DAS CAMÉLIAS, DE ALEXANDRE DUMAS FILHO, E LUCÍOLA, DE JOSÉ DE ALENCAR, ISSN: 23172932
2022, Neide Maria Fernandes Rodrigues de Sousa, Samanta do Rosário Mescouto, Fancisco Pereira de Oliveira , O Transtorno de Espectro Autista e a Educação Infantil: o que dizem as dissertações dos Programas de Pós-Graduação em Educação, ISSN: 25253409
2021, ROSELI NAZARE TORRES MAGNO BORGES, Neide Maria Fernandes Rodrigues de Sousa, Joel Cardoso , A INCLUSÃO DO DEFICIENTE VISUAL E A FLEXIBILIZAÇÃO CURRICULAR: O ESTADO DE CONHECIMENTO NOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO, ISSN: 22369929
2021, Joel Cardoso, Neide Maria Fernandes Rodrigues de Sousa, Francisco Pereira de Oliveira , Arte-Educação, Transtorno do Espectro Autista-TEA e possibilidades educativas, ISSN: 25253409
Download do arquivo
2021, Neide Maria Fernandes Rodrigues de Sousa, ANDRESA DA LUZ RAMOS, Francisco Pereira de Oliveira , A INCLUSÃO ESCOLAR DO ALUNO COM PARALISIA CEREBRAL: A PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL, ISSN: 19818106
2020, Neide Maria Fernandes Rodrigues de Sousa, Ivany Pinto Nascimento , A Inclusão escolar na percepção do estudante universitário com deficiência física, ISSN: 25253409
2018, NEIDE MARIA FERNANDES RODRIGUES DE SOUSA, DEISIANE AVIZ NASCIMENTO , A INCLUSÃO ESCOLAR E O ALUNO COM SÍNDROME DE DOWN, ISSN: 24483583
2018, Matheus do Rosário Corrêa, Larissa Fernanda Alves Conde, Maria Clara de Nazaré Reis Gonçalves, Neide Maria Fernandes Rodrigues de Sousa , MOTIVAÇÃO E O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM : PERCEPÇÃO DE PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE SIGNIFICADO , ESTRATÉGIAS E METAS MOTIVIACIONAIS, ISSN: 2447-5971
Download do arquivo
2017, Silva , Adriana P (Adriana Pereira da Silva) e
SOUSA, N. M. F. R. (Neide Maria Fernandes Rodrigues de Sousa)
, A inclusão escolar e o aluno com deficiência múltipla no ensino fundamental, ISSN: 2358-0526
2017, Adriana Pereira da Silva, Neide Maria Fernandes Rodrigues de Sousa , A inclusão escolar e o aluno com deficiência múltipla no ensino fundamental, ISSN: 2358-0526
2016, Neide Maria Fernandes Rodrigues de Sousa , REPRESENTAÇÕES SOCIAIS SOBRE INFLUÊNCIA NA ESCOLHA PROFISSIONAL DOCENTE, ISSN: 25258443
2016, Neide Maria Fernandes Rodrigues de Sousa
, Representações sociais sobre o contexto psicossocial escolar do aluno com deficiência física, ISSN: 23592109
2016, Neide Maria Fernandes Rodrigues De sousa , O ALUNO COM DEFICIÊNCIA FÍSICA E SUAS REPRESENTAÇÕES SOBRE A RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO, ISSN: 25258443
Publicação em Eventos (89)
2020, Francisco Cláudio Araújo de Castro da Paz, Cleidianny Rodrigues Barreto, Micaela Leite de Castro, Neide Maria Fernandes Rodrigues de Sousa e Vívia Nascimento Fonseca, UM OLHAR SOBRE A EDUCAÇÃO ESPECIAL A PARTIR DA PERCEPÇÃO DE PROFESSORAS DA ESCOLA MUNICIPAL ODILON CAMURÇA, SANTA LUZIA DO PARÁ ? PA,, I Congresso Internacional de Estudos Multidisciplinares na Amazônia, Outros
2019, Ana Beatriz Guimarães Quadros, Wemesson Vando da Silva e Silva, Neide Maria Fernandes Rodrigues de Sousa, A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E AS DIFICULDADES NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NO MUNICÍPIO DE BRAGANÇA-PARÁ, XIV Seminário Nacional de Políticas Educacionais e Currículo, Trabalho Completo
2019, ANA BEATRIZ GUIMARAES QUADROS, WEMESSON V DA SILVA SILVA , NEIDE MARIA FERNANDES RODRIGUES DE SOUSA, .A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E AS DIFICULDADES NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NO MUNICÍPIO DE BRAGANÇA-PARÁ, XIV Seminário Nacional de Políticas Educacionais e Currículo e III Seminário Internacional de Políticas Públicas Educacionais, Cultura e Formação de Professores., Outros
2019, Odnilton Pacheco de Deus, Gesiely Milena da Silva Lins, Neide Maria Fernandes Rodrigues de Sousa, A monitoria e a formação do pedagogo, VI Encontro de Educação - Educação pública em tempo de incertezas, Trabalho Completo
2019, Adriana de Paula da Costa Garcia, Adriele Sousa da Silveira, Neide Maria Fernandes Rodrigues de Sousa, A ludicidade na educação infantil e a inclusão de uma criança autista, VI Encontro de Educação -Educação pública em tempo de incertezas, Trabalho Completo
2019, Luane de Cássia Carvalho de Oliveira;Neide Maria Fernandes Rodrigues de Sousa, A INCLUSÃO ESCOLAR DE ALUNOS AUTISTAS NO ENSINO FUNDAMENTAL: REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE PROFESSORES, XIV Seminário Nacional de Políticas Educacionais e Currículo e III Seminário Internacional de Políticas Públicas Educacionais, Cultura e Formação de Professores., Trabalho Completo
2019, Luane de Cássia Carvalho de Oliveira, Neide Maria Fernandes Rodrigues de Sousa, A INCLUSÃO ESCOLAR DE ALUNOS AUTISTAS NO ENSINO FUNDAMENTAL: REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE PROFESSORES, XIV Seminário Nacional de Políticas Educacionais e Currículo, Trabalho Completo
2019, THAYS DE FATIMA SANTOS RODRIGUES, Neide Maria Fernandes Rodrigues de Sousa, ORIENTAÇÃO MOTIVACIONAL E ESTRATÉGIAS MOTIVADORAS NA APRENDIZAGEM ESCOLAR NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA), XXIV Encontro Paraense das/dos Estudantes de Pedagogia, Trabalho Completo
2019, CARLA THALIA BASTOS DE JESUS, Neide Maria Fernandes Rodrigues de Sousa, INCLUSÃO DO ALUNO SURDO NO CONTEXTO UNIVERSITÁRIO, XXIV Encontro Paraense das/dos Estudantes de Pedagogia, Trabalho Completo
2019, Fernanda Marcela Vasconcelos Pereira, Damaris da Silva Matos, Ila Naiara Castro da Silva, Rosiane Gaspar Reis, Neide Maria Fernandes Rodrigues de Sousa, O DESENHO INFANTIL E A AQUISIÇÃO DA ESCRITA, Encontro Paraense das/dos Estudantes de Pedagogia, Trabalho Completo
2019, Maria Vitória Pimentel Sousa;Sônia Helena da Silva Souza,Maria da Conceição Ferreira do Carmo,Alessandra Cristina da Silva LimaNeide Maria Fernandes R de Sousa, O desenho livre e o processo de aquisição da escrita de crianças na educação infantil, 16º Encontro Norte Nordeste de Estudantes de Pedagogia, Outros
2019, Neide Maria Fernandes R de Sousa, Alfabetização e letramento: procedimentos e recursos no planejamento e prática pedagógica na perspectiva construtivista, 16º Encontro Norte Nordeste de Estudantes de Pedagogia, Outros
2019, Neide Maria Fernandes Rodrigues de Sousa, Alfabetização e letramento: procedimentos e recursos no planejamento e prática pedagógica na perspectiva construtivista, 16º Encontro Norte Nordeste de Estudantes de Pedagogia, Outros
2018, NEIDE MARIA FERNANDES RODRIGUES DE SOUSA, JOAQUIM BARBOSA DA ROCHA , THATIANA DO SOCORRO BORGES VILELA, PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES SEM DEFICIÊNCIA SOBRE A INCLUSÃO E ACESSIBILIDADE NO ENSINO SUPERIOR de, III SEMINÁRIO NACIONAL DE ACESSIBILIDADE, INCLUSÃO E TECNOLOGIA E I FÓRUM PERMANENTE DE ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO NO ENSINO SUPERIOR DA REGIÃO NORTE,, Outros
2018, Neide Maria Fernandes Rodrigues de Sousa, Carlos Joaquim Barbosa da Rocha, Carla Thalia Bastos de Jesus, INCLUSÃO NO ENSINO SUPERIOR: PERCEPÇÃO DO ESTUDANTE COM DEFICIÊNCIA SOBRE ACESSIBILIDADE FÍSICA, III SEMINÁRIO NACIONAL DE ACESSIBILIDADE, INCLUSÃO E TECNOLOGIA E I FÓRUM PERMANENTE DE ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO NO ENSINO SUPERIOR DA REGIÃO NORTE,, Outros
2018, Neide Maria Fernandes Rodrigues de Sousa, Ensino e Inclusão da pessoa com surdez, Setembro azul : um olhar para os novos desafios da comunidade surda, Outros
2018, Thatiana do Socorro Borges Vilela;Neide Maria Fernandes Rodrigues de Sousa;Carla Thalia Bastos de Jesus, O Aluno com Deficiência Visual e o Processo de Inclusão no Ensino Superior, I Colóquio Nacional de Educação, Políticas e Sociedades; V Encontro de Educação e os Desafios da Contemporaneidade e I Encontro de Trabalho, Educação e Perspectivas de Integração, Trabalho Completo
2018, Carla Thalia Bastos de Jesus;Neide Maria Fernandes Rodrigues de Sousa;Thatiana do Socorro Borges Vilela, Acessibilidade Física e Inclusão no Ensino Superior, I Colóquio Nacional de Educação, Políticas e Sociedades; V Encontro de Educação e os Desafios da Contemporaneidade e I Encontro de Trabalho, Educação e Perspectivas de Integração, Trabalho Completo
2018, Thatiana do Socorro Borges Vilela, Neide Maria Fernandes Rodrigues de Sousa, Carla T B de Jesus, O aluno com deficiência visual e o processo de inclusão no ensino superior, I Colóquio Nacional de Educação, Políticas e Sociedades; V Encontro de Educação e os Desafios da Contemporaneidade e I Encontro de Trabalho, Educação e Perspectivas de Integraç, Trabalho Completo
2018, Carla T B de Jesus, Neide Maria Fernandes Rodrigues de Sousa, Thatiana do Socorro Borges Vilela, Acessibilidade física e inclusão no Ensino Superior, I Colóquio Nacional de Educação, Políticas e Sociedades; V Encontro de Educação e os Desafios da Contemporaneidade e I Encontro de Trabalho, Educação e Perspectivas de Integraç, Trabalho Completo
2018, Neide Maria Fernandes Rodrigues de Sousa, Carla thalia Bastos de Jesus e Thatina do S Borges Vilets, Acessibilidade Física e Inclusão no Ensino Superior, I Colóquio Nacional de Educação, Políticas e Sociedades; V Encontro de Educação e os Desafios da Contemporaneidade e I Encontro de Trabalho, Educação e Perspectivas de Integração,, Trabalho Completo
2018, NEIDE MARIA FERNANDES RODRIGUES DE SOUSA, O aluno com deficiência: ações de inclusão no ensino superior, II Diálogos sobre a Inclusão no Ensino Superior, Outros
2017, Alana Beatriz Magalhães de Oliveira , Neide Maria Rodrigues Fernandes de Sousa , Acessibilidade na perspectiva de universitários com deficiências física e visual, VI Jornada de Estudos em Psicologia da UFPA, Resumo
2017, Antonio Matheus do Rosario Correa, Luane de Cassia Carvalho de Oliveira, Neide Maria Fernandes Rodrigues de Sousa, O desenvolvimento da escrita e leitura pela criança: reflexões a partir da psicogênese, VI Jornada de Estudos em Psicologia da UFPA, Outros
2017, Debora Brito Lima, Dhessica da Silva Lima, Neide Maria Fernandes Rodrigues de Sousa, O DESENHO INFANTIL E O PROCESSO DE SIGNIFICAÇÃO, IX Fórum Internacional de Pedagogia III Seminário Nacional de Educação Básica Educação, Outros
2017, Jennifer D. B. Vila (Jennifer Damiane Baia Vila Nova) e
SOUSA, N. M. F. R. (Neide Maria Fernandes Rodrigues de Sousa), O DESENHO INFANTIL E A RELAÇÃO COM A AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM ESCRITA NA EDUCAÇÃO INFANTIL, IX FÓRUM INTERNACIONAL DE PEDAGOGIA 2017 e III SEMINÁRIO NACIONAL DE EDUCAÇÃO BÁSIC, Outros
2017, Dhessica da S. Lima, Debora B. Lima, Neide Maria Fernandes Rodrigues de Sousa, O DESENHO INFANTIL E O PROCESSO DE SIGNIFICAÇÃO, IX FÓRUM INTERNACIONAL DE PEDAGOGIA 2017 e III SEMINÁRIO NACIONAL DE EDUCAÇÃO BÁSICA, Trabalho Completo
2017, Dhessica da S. Lima (Dhessica da Silva Lima);Debora B. Lima (Debora Brito Lima);
SOUSA, N. M. F. R. (Neide Maria Fernandes Rodrigues de Sousa), O DESENHO INFANTIL E O PROCESSO DE SIGNIFICAÇÃO, IX FÓRUM INTERNACIONAL DE PEDAGOGIA 2017 e III SEMINÁRIO NACIONAL DE EDUCAÇÃO BÁSICA, Outros
2017, Jeovania Freitas da Rocha, Danívea Luize Cardoso de Lima, Neide Maria Fernandes Rodrigues de Sousa, O ALUNO COM DEFICIÊNCIA FÍSICA E O ENSINO-APRENDIZAGEM NA PERSPECTIVA DA INCLUSÃO, IX FÓRUM INTERNACIONAL DE PEDAGOGIA 2017 e III SEMINÁRIO NACIONAL DE EDUCAÇÃO BÁSICA, Trabalho Completo
2017, Jennifer Damiane Baia Vila Nova, Neide Maria Fernandes Rodrigues de Sousa, O DESENHO INFANTIL E A RELAÇÃO COM A AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM ESCRITA NA EDUCAÇÃO INFANTIL, IX FÓRUM INTERNACIONAL DE PEDAGOGIA 2017 e III SEMINÁRIO NACIONAL DE EDUCAÇÃO BÁSICA, Resumo
2017, Danivea L Cardoso e Neide Maria Fernandes Rodrigues de Sousa, INCLUSÃO NO ENSINO SUPERIOR: PERCEPÇÃO DE ALUNOS SOBRE ACESSIBILIDADE,, XIII Seminário Nacional de Políticas Educacionais e Currículo e II Seminário Internacional de Políticas Públicas Educacionais, Cultura e Formação de Professores, Resumo Expandido
2017, Neide Maria Fernandes Rodrigues de Sousa Jeovania Freitas da Rocha Danívea Luize Cardoso de Lima
, Inclusão no ensino superior: representações sociais de alunos com paralisia cerebral sobre seu processo formativo, XIII Seminário Nacional de Políticas Educacionais e Currículo e II Seminário Internacional de Políticas Públicas Educacionais, Cultura e Formação de Professores, Resumo Expandido
2017, Danívea L. C. de Lima ;Jeovania F. da Rocha; Neide Maria F. R. de Sousa
, A PESSOA COM DEFICIÊNCIA FÍSICA E A INCLUSÃO NO ENSINO SUPERIO, IX FÓRUM INTERNACIONAL DE PEDAGOGIA 2017 e III SEMINÁRIO NACIONAL DE EDUCAÇÃO BÁSICA, Trabalho Completo
2017, Jennifer D. Baia Vila Nova, Neide Maria Fernandes Rodrigues de Sousa, O DESENHO INFANTIL E A RELAÇÃO COM A AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM ESCRITA NA EDUCAÇÃO INFANTIL, IX FÓRUM INTERNACIONAL DE PEDAGOGIA 2017 e III SEMINÁRIO NACIONAL DE EDUCAÇÃO BÁSICA, Trabalho Completo
2017, Deidiane C Guimarães, Marcos V Sousa Oliveira, Neide Maria Fernandes R de Sousa, DO DESENHO A ESCRITA: UM ESTUDO SOBRE DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM DE CRIANÇAS EM BRAGANÇA-PA, IX FIPED - Fórum Internacional de Pedagogia, Trabalho Completo
2017, Jeovania F da Rocha, Danivea L C de Lima, Neide Maria Fernandes Rodrigues de Sousa, O ALUNO COM DEFICIÊNCIA FÍSICA E O ENSINO-APRENDIZAGEM NA PERSPECTIVA DA INCLUSÃO?, IX FÓRUM INTERNACIONAL DE PEDAGOGIA 2017 e III SEMINÁRIO NACIONAL DE EDUCAÇÃO BÁSICA, Resumo Expandido
2017, Danívea Luize Cardoso de LIMA;Neide Maria Fernandes Rodrigues de Sousa, Jeovania Freitas da Rocha, INCLUSÃO NO ENSINO SUPERIOR: PERCEPÇÃO DE ALUNOS SOBRE ACESSIBILIDADE, XIII SEMINÁRIO NACIONAL DE POLÍTICAS EDUCACIONAIS E CURRÍCULO II SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS, CULTURA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES, Trabalho Completo
2017, Danívea Luize Cardoso de Lima, Neide Maria Fernandes Rodrigues de Sousa, INCLUSÃO NO ENSINO SUPERIOR: PERCEPÇÃO DE ALUNOS SOBRE ACESSIBILIDADE, Seminário Nacional de Políticas Educacionais e Currículo (13. : 2017 : Belém, PA). Anais [recurso eletrônico] : internacionalização e políticas de avaliação da pósgraduação em educação / XIII Seminário Nacional de Políticas Educacionais e Currículo, II Se, Trabalho Completo
2017, Neide Maria Fernandes Rodrigues de Sousa. Jeovania Freitas da Rocha.
Danívea Luize Cardoso de LIMA
, INCLUSÃO NO ENSINO SUPERIOR: REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE ALUNOS COM PARALISIA CEREBRAL SOBRE SEU PROCESSO FORMATIVO, XIII SEMINÁRIO NACIONAL DE POLÍTICAS EDUCACIONAIS E CURRÍCULO II SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS, CULTURA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES, Trabalho Completo
2017, Neide Maria Fernandes Rodrigues de Sousa, Jeovania Freitas da Rocha, INCLUSÃO NO ENSINO SUPERIOR: REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE ALUNOS COM PARALISIA CEREBRAL SOBRE SEU PROCESSO FORMATIVO, XIII Seminário Nacional de Políticas Educacionais e Currículo e o II Seminário Internacional de Políticas Públicas Educacionais, Cultura e Formação de Professores, Trabalho Completo
2017, Jeovania Freitas da Rocha, Neide Maria Fernandes Rodrigues de Sousa, Deficiência física e inclusão escolar: representações sobre o ensino-aprendizagem, XXIV Seminário de Iniciação Científica da UFPA, Resumo
2017, Neide Maria Fernandes Rodrigues de Sousa, mesa redonda REPRESENTAÇÕES SOCIAIS E DIFERENÇAS HUMANAS: investigações sobre preconceito, violência, deficiência e inclusão., X Jornada Internacional sobre Representações Sociais e da VIII Conferência Brasileira sobre Representações Sociais, Resumo Expandido
2017, Neide Maria Fernandes Rodrigues de Sousa, coordenador(a) na mesa redonda REPRESENTAÇÕES SOCIAIS E DIFERENÇAS HUMANAS: investigações sobre preconceito, violência, deficiência e inclusão, X Jornada Internacional sobre Representações Sociais e da VIII Conferência Brasileira sobre Representações Sociais, Resumo Expandido
2017, Neide Maria Fernandes Rodrigues de Sousa, expositora mesa redonda Os estudantes universitários com deficiência física e suas representações sobre o preconceito nas relações escolares, X Jornada Internacional sobre Representações Sociais e da VIII Conferência Brasileira sobre Representações Sociais, Resumo Expandido
2017, Neide Maria Fernandes Rodrigues de Sousa
Ivany Pinto Nascimento
, mesa redonda REPRESENTAÇÕES DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA FÍSICA SOBRE ASPECTOS DA ESCOLARIZAÇÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL, X Jornada Internacional sobre Representações Sociais e da VIII Conferência Brasileira sobre Representações Sociais, Resumo Expandido
2017, Neide Maria Fernandes Rodrigues de Sousa, coordenadora da mesa redonda REPRESENTAÇÕES SOCIAIS E DIFERENÇAS HUMANAS: investigações sobre preconceito, violência, deficiência e inclusão, X JIRS Jornada Internacional de Representações Sociais e a VIII Conferência Brasileira de Representações Sociais, Resumo Expandido
2017, Neide Maria Fernandes Rodrigues de Sousa, Mesa Redonda expositora Representações de alunos com deficiência física sobre aspectos da escolarização no ensino fundamental, X JIRS Jornada Internacional de Representações Sociais e a VIII Conferência Brasileira de Representações Sociais, Outros
2017, Neide Maria Fernandes Rodrigues de Sousa, debatedora na mesa redonda REPRESENTAÇÕES SOCIAIS E DIFERENÇAS HUMANAS: investigações sobre preconceito, violência, deficiência e inclusão, X JIRS Jornada Internacional de Representações Sociais e a VIII Conferência Brasileira de Representações Sociais, Outros
2017, Neide Maria Fernandes Rodrigues de Sousa, Representações Sociais e Diferenças Humanas: investigações sobre preconceito, violência, deficiência e inclusão., X JORNADA INTERNACIONAL SOBRE REPRESENTAÇÕES SOCIAIS VIII CONFERÊNCIA BRASILEIRA SOBRE REPRESENTAÇÕES SOCIAIS, Outros
2017, Neide Maria Fernandes Rodrigues de Sousa, Representações de alunos com deficiência física sobre aspectos da escolarização no ensino fundamental, X JORNADA INTERNACIONAL SOBRE REPRESENTAÇÕES SOCIAIS VIII CONFERÊNCIA BRASILEIRA SOBRE REPRESENTAÇÕES SOCIAIS, Resumo Expandido
2017, Neide Maria Fernandes Rodrigues de Sousa, Os estudantes universitários com deficiência física e suas representações sobre o preconceito nas relações escolares, ANAIS DA X JORNADA INTERNACIONAL SOBRE REPRESENTAÇÕES SOCIAIS VIII CONFERÊNCIA BRASILEIRA SOBRE REPRESENTAÇÕES SOCIAIS ? campos vertentes e fronteiras, Resumo
2017, Neide Maria Fernandes Rodrigues de Sousa, Mesa Redonda Expositora Os estudantes universitários com deficiência física e suas representações sobre o preconceito nas relações escolares, X JIRS Jornada Internacional de Representações Sociais e a VIII Conferência Brasileira de Representações Sociais, Trabalho Completo
2017, Neide Maria Fernandes Rodrigues de Sousa, Danivea L C de Lima, Recursos didáticos adaptados para alunos com deficiência física ? oficina de produção de material pedagógico, XXI Encontro Paraense dos Estudantes de Pedagogia, Outros
2017, Neide Maria Fernandes R de Sousa, Estrategiais motivacionais e metas de aprendizagem: um estudo a partir de experiencia de professores em Bragança/Pa, XXII Encontro Paraense dos Estudantes de Pedagogia, Resumo Expandido
2017, Danivea L C de lima ,Neide Maria Fernandes Rodrigues de Sousa, Estratégias Metodológicas para trabalhar com alunos deficiência física e deficiência múltipla, EPEPE, Outros
2017, Larissa F Alves Conde, Neide Maria Fernandes Rodrigues de Sousa, Antonio Matheus do Rosario Correa , Estrategias motivacionais e metas de aprendizagem: um estudo a partir das experiencias de professores de Bragança/PA, XXII ENCONTRO PARAENSE DOS ESTUDANTES DE PEDAGOGIAS EPEPE, Outros
2016, Neide Maria Fernandes Rodrigues de Sousa , O ALUNO COM DEFICIÊNCIA FÍSICA E SUAS REPRESENTAÇÕES SOBRE A RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO, ANPED NORTE-1ª Reunião Cientifica Regional Norete da ANPED, Trabalho Completo
2016, Neide Maria Fernandes R de Sousa, Deficiência física e processo formativo (mesa redonda), II Colóquio de Pesquisa em Educação/Mesa Redonda, Outros
2016, Neide Maria Fernandes Rodrigues de Sousa, DEFICIÊNCIA FÍSICA, REPRESENTAÇÕES SOCIAIS E AÇÕES PEDAGÓGICAS, I Seminário Alunos Graduação Campubra/I Fórum Ensino, Pesquisa e Extensão-CAMPUBRA/VI Seminário dos Docentes, Técnicos do IECOS, Outros
2016, Neide Maria Fernandes Rodrigues de Sousa, O aluno com deficiência física e possibilidades de práticas pedagógicas inclusivas: percepção de professores, VII Congresso Brasileiro de Educação Especial (VII CBEE) e do X Encontro Nacional de Pesquisadores da Educação Especial (X ENPEE), Trabalho Completo
2016, Neide Maria Fernandes Rodrigues de Sousa, O aluno com deficiência física e possibilidades de práticas pedagógicas inclusivas: percepção de professores, VII Congresso Brasileiro de Educação Especial (CBEE) e do X Encontro Nacional de Pesquisadores da Educação Especial (X ENPEE), Trabalho Completo
2016, Neide Maria Fernandes Rodrigues de Sousa, O aluno com deficiência física e possibilidades de práticas pedagógicas inclusivas: percepção de professores, VII Congresso Brasileiro de Educação Especial e do X Encontro Nacional de Pesquisadores da Educação Especial (X ENPEE), Trabalho Completo
2016, Neide Maria Fernandes Rodrigues de Sousa, REPRESENTAÇÕES SOCIAIS SOBRE CONTEXTO PSICOSSOCIAL ESCOLAR DO ALUNO COM DEFICIÊNCIA FÍSICA, VII Congresso Brasileiro de Educação Especial (VII CBEE) e do X Encontro Nacional de Pesquisadores da Educação Especial (X ENPEE), Trabalho Completo
2016, Neide Maria Fernandes Rodrigues de Sousa, Ivany Pinto Nascimento, O ALUNO COM DEFICIÊNCIA FÍSICA E SUAS REPRESENTAÇÕES SOBRE A RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO, ANPED NORTE-1ª Reunião Cientifica Regional Norte da ANPED, Trabalho Completo
2016, Neide Maria Fernandes Rodrigues de Sousa, O ALUNO COM DEFICIÊNCIA FÍSICA E SUAS REPRESENTAÇÕES SOBRE A RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO, 1ª ANPEd Norte : Políticas públicas e formação humana: desafios para a educação na Panamazônia, Trabalho Completo
2016, Neide Maria Fernandes Rodrigues de Sousa, Ivany Pinto Nascimento, REPRESENTAÇÕES SOCIAIS SOBRE INFLUÊNCIA NA ESCOLHA PROFISSIONAL DOCENTE, Reunião Científica ANPEd Norte, Trabalho Completo
2016, Neide Maria Fernandes Rodrigues de Sousa, REPRESENTAÇÕES SOCIAIS SOBRE INFLUÊNCIA NA ESCOLHA PROFISSIONAL DOCENTE, ANPED NORTE-1ª Reunião Cientifica Regional da ANPED, Trabalho Completo
2016, Neide Maria Fernandes Rodrigues de Sousa, O aluno com deficiência física e o ensino-aprendizagem, ISeminário Alunos Graduação Campubra/I Fórum Ensino, Pesquisa e Extensão-CAMPUBRA/VI Seminário dos Docentes, Técnicos do IECOS, Outros
2016, Neide Maria Fernandes Rodrigues de Sousa, Relação professor-aluno na Educação Básica (mesa redonda), III Mostra de Estágio/Campus de Bragança /UFPA (mesa redonda ), Trabalho Completo
2015, Neide Maria Fernandes Rodrigues de Sousa, Ivny P. Nascimento, Escolha profissional e representações sociais, III Colóquio de Pesquisa da linha de Educação, Cultura e Sociedade, Trabalho Completo
2015, NEIDE MARIA FERNANDES RODRIGUES DE SOUSA E IVANY PINTO NASCIMENTO, A QUESTÃO DAS DIFERENÇAS: REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS, IX Jornada Internacional sobre Representações Sociais JIRS e VII Conferência Brasileira sobre Representações Sociais CBRS, Trabalho Completo
2015, Neide Maria Fernandes Rodrigues de Sousa, Andrea Pereira silveira, Arlete Martinho Goncalves, Mesa Redonda REPRESENTAÇÕES DE PROFESSORES SOBRE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA FÍSICA, IX Jornada Internacional sobre Representações Sociais JIRS e VII Conferência Brasileira sobre Representações Sociais CBRS, Trabalho Completo
2015, Neide Maria Fernandes Rodrigues de Sousa, REPRESENTAÇÕES DE PROFESSORES SOBRE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA FÍSICA, Jornada Internacional sobre Representações Sociais/ JIRS e VIII Conferência Brasileira sobre Representações Sociais/CBRS, Trabalho Completo
2015, Neide Maria Fernandes Rodrigues de Sousa, Ivany Pinto Nascimento, A QUESTÃO DAS DIFERENÇAS: REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS, Jornada Internacional sobre Representações Sociais/ JIRS e VIII Conferência Brasileira sobre Representações Sociais/CBRS, Trabalho Completo
2014, Neide Maria Fernandes Rodrigues de Sousa, A DIFERENÇA SOCIAL: REPRESENTAÇÕES DE ALUNOS- PROFESSORES, 12ª Conferência Internacional sobre Representações Sociais e IV Colóquio Luso-Brasileiro sobre Saúde, Educação e Representações Sociais, Trabalho Completo
2014, Neide Maria Fernandes Rodrigues de Sousa, REPRESENTAÇÕES DE ALUNOS- PROFESSORES SOBRE AS DIFERENÇAS NA ESCOLA, XXII EPENN -Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste, Trabalho Completo
2014, Neide Maria Fernandes Rodrigues de Sousa , A DIFERENÇA SOCIAL: REPRESENTAÇÕES DE ALUNOS- PROFESSORES, CIRS 2014 - 12ª Conferência Internacional sobre Representações Sociais e IV Colóquio Luso-Brasileiro sobre Saúde, Educação e Representações Sociais, Trabalho Completo
2014, Neide Maria Fernandes Rodrigues de Sousa, A DEFICIÊNCIA FÍSICA: REPRESENTAÇÕES DE ALUNOS - PROFESSORES NO COTIDIANO ESCOLAR, 12ª Conferência Internacional sobre Representações Sociais e IV Colóquio Luso-Brasileiro sobre Saúde, Educação e Representações Sociais, Trabalho Completo
2014, Neide Maria Fernandes Rodrigues de Sousa, Ivany Pinto Nascimento, A DEFICIÊNCIA FÍSICA: REPRESENTAÇÕES DE ALUNOS - PROFESSORES NO COTIDIANO ESCOLAR, 12ª Conferência Internacional sobre Representações Sociais e IV Colóquio Luso-Brasileiro sobre Saúde, Educação e Representações Sociais, Trabalho Completo
2013, Neide Maria Fernandes Rodrigues de Sousa, A Pessoa com deficiência física: representações de si, II Colóquio de Pesquisa em Educação, cultura e sociedade Educação e História das diferenças socioculturais no Brasil, Trabalho Completo
2013, Neide Maria Fernandes Rodrigues de Sousa, Ivany Pinto Nascimento, A Pessoa com deficiência física: representações de si, II Colóquio de Pesquisa em Educação , cultura e sociedade Educação e História das diferenças socioculturais no Brasil, Resumo
2013, Neide Maria Fernandes Rodrigues de Sousa, Ivany Pinto Nascimento, Saúde e Trabalho docente: representações de professores no cotidiano profissional, XI Cong. Nac. de Educ.-EDUCERE, II Semin. Internac. de represent. sociais, subjetividade e educ-SIRSSE e IV Sem. Int sobre profision docent .- SIPD, Trabalho Completo
2013, Neide Maria Fernandes Rodrigues de Sousa , SAÚDE E TRABALHO DOCENTE: REPRESENTAÇÕES DE PROFESSORES NO COTIDIANO PROFISSIONAL, Congresso Nacional de Educação (23 ; 2013 set. 23-26: Curitiba,PR) EDUCERE // II Seminário Internacional de Representações Sociais, Subjetividade e Educação ? SIRSSE / IV Seminário Internacional sobre profissionalização docente, Trabalho Completo
2013, Neide Maria Fernandes Rodrigues de Sousa
vany P Nascimento, A DEFICIÊNCIA FÍSICA: IMAGENS DE SI, Congresso Nacional de Educação (23 ; 2013 set. 23-26: Curitiba,PR) Anais do XI Congresso Nacional de Educação ? EDUCERE ( recurso eletrônico) II Seminário Internacional de Representações Sociais, Subjetividade e Educação ? SIRSSE / IV Seminário Internacio, Trabalho Completo
2013, Neide Maria Fernandes Rodrigues de Sousa, Ivany Pinto Nascimento, A DEFICIÊNCIA FÍSICA: IMAGENS DE SI, Congresso Nacional de Educação (23 ; 2013 set. 23-26: Curitiba,PR) Anais do XI Congresso Nacional de Educação EDUCERE ( recurso eletrônico) II Seminário Internacional de Representações Sociais, Subjetividade e Educação ? SIRSSE / IV Seminário Internacio, Trabalho Completo
2013, Neide Maria Fernandes Rodrigues de Sousa, SAÚDE NA TRAJETÓRIA PROFISSIONAL: REPRESENTAÇÕES SOBRE A SAÚDE DOCENTE, 11º Seminário Nacional de Políticas Educacionais e Currículo, Trabalho Completo
2012, Neide Maria Fernandes Rodrigues de Sousa
Lindomar Rabelo Martins
Maria do Ceu Santos linhares
Doralice Araujo Junior, Inclusão Escolar e as condições de acessibilidade, Seminário Educação do Educador na UFPA - o PARFOR pedagogia: perspectivas e desafios, Outros
2012, Neide Maria Fernandes R de Sousa
Ana luiza marques da Silva, A escola inclusiva e a formação de professores, Seminario Educação do Educador na UFPA - o PARFOR pedagogia: perspectivias e desafios, Outros
2011, Neide Maria Fernandes R de Sousa, ESTADO DE ARTE SOBRE A TEMÁTICA JUVENTUDE E SEXUALIDADE EM PROGRAMAS DE PÓS- GRADUAÇÃO: NOVOS DESAFIOS, XX Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste, Trabalho Completo
Capítulos de Livros (8)
2021, O TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA) E A EDUCAÇÃO INCLUSIVA, Educação e Docência: Tecnologias, Inclusão e Desafios, Breno Araújo Santiago, DEISIANE AVIZ NASCIMENTO, Neide Maria Fernandes Rodrigues de Sousa
2019, O DESENHO INFANTIL E A RELAÇÃO COM A AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM ESCRITA NA EDUCAÇÃO INFANTIL, Contradições e desafios na educação brasileira 2, Jennifer Damiane Baia Vila Nova, Neide Maria Fernandes Rodrigues de Sousa
2017, OS ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA FÍSICA E MÚLTIPLA E AS AÇÕES DE INCLUSÃO NO ENSINO SUPERIOR, Núcleo de Acessibilidade no ensino superior: praticas inclusivas com alunos com deficiência e transtornos funcionais específicos,
SOUSA, N. M. F. R. (Neide Maria Fernandes Rodrigues de Sousa)
2017, OS ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA FÍSICA E MÚLTIPLA E AS AÇÕES DE INCLUSÃO NO ENSINO SUPERIOR, Núcleo de Acessibilidade no ensino superior: praticas inclusivas com alunos com deficiência e transtornos funcionais específicos, Neide Maria Fernandes Rodrigues de Sousa
2017, Vínculos afetivos, emoções e saúde/doença na trajetória profissional, As representações sociais de professores do ensino fundamental enlaçadas ao que realizam na escola, Neide Maria Fernandes Rodrigues de Sousa, Marlene Feitosa
2017, Vínculos afetivos, emoções e saúde/doença na trajetória profissional, As representações sociais de professores do ensino fundamental enlaçadas ao que realizam na escola, Neide Maria Fernandes Rodrigues de Sousa
2011, A delimitação de um objeto de pesquisa sobre as relações sociais docentes e suas representações no contexto escolar. 308 pp., Escrituras imagens e sentidos: saberes sobre o objeto de pesquisa na educação, Neide Maria Fernandes Rodrigues de Sousa
2011, Política de Ed. Inclusiva no Município de Breves, Políticas de Educação Inclusiva em Municípios da Amazônia Paraense, Neide Maria Fernandes Rodrigues de Sousa e Ivany Pinto Nascimento
Textos Didáticos (1)
2017, CARTILHA A INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA FÍSICA- ORIENTAÇÕES SOBRE RECURSOS ADAPTADOS, Danívea Luize Cardoso de Lima, Neide Maria Fernandes Rodrigues de Sousa
Participações em Bancas de Concursos (5)
2020, Avaliador AD HOC Edital PIBEX 2020 -UFPA/PROEX, Neide Maria Fernandes Rodrigues de Sousa
2017, Membro da comissoa examinadora do concurso - professor subastituto , materia psicologia da Educação,
2017, AVALIADORA AD HOC DE PROJETO EDITAL PIBEX2017/PROEX, Neide Maria Fernandes Rodrigues de Sousa
2016, AVALIADORA AD HOC DE PROJETO EDITAL PIBEX2016/PROEX, Neide Maria Fernandes Rodrigues de Sousa
2012, Avaliador do processo de seleção de projetos do PROGRAMA PIBEX/2012 edital 020/2011, Neide Maria Fernandes Rodrigues de Sousa
Participações em Bancas de Cursos (43)
2022, Dissertação de Mestrado AS INFECÇÕES SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS (IST): SABERES E CULTURA NA COMUNIDADE DO CAJU-UNA NO MUNICÍPIO DE SOURE-PA?, Carla Cristina Lobato Santos
2022, Monografia de Graduação A INFLUENCIA DA ARTE NO DESENVOLVIMENTO SOCIAL E COGNITIVO DAS CRIANCAS POR MEIO DA LUDICIDADE, CASSIA RAYARA DO NASCIMENTO ALVES
2022, Dissertação de Mestrado REPRESENTAÇÃO SOCIOECONÔMICA DA PESCA DO CARANGUEJO-UÇÁ (UCIDES CORDATUS -Linnaeus, 1763) NA RESERVA EXTRATIVISTA MARINHA (RESEX-Mar) DE SOURE, PARÁ, BRASIL, WOSHINGTON LUIS SILVA ARANHA
2022, Monografia de Graduação REPRESENTACOES SOCIAIS SOBRE FORMACAO DE PROFESSORES E RELACOES ETNICO-RACIAIS NA REVISTA COCAR DO PROGRAMA DE POS-GRADUACAO EM EDUCACAO DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARA, ILA NAIARA CASTRO DA SILVA
2022, Monografia de Graduação REPRESENTAÇÕES SOCIAIS SOBRE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NA REVISTACOCAR DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ, ILA NAIARACASTRO DA SILVA
2022, Monografia de Graduação INFANCIAS E O SERVICO DE CONVIVENCIA E FORTALECIMENTO DE VINCULOS: ATUACAO DO CRAS CAMPINHO- CAPANEMA, NATALIA MONTEIRO DO ROSARIO
2022, Monografia de Graduação O Brincar nas atividades pedagogicas da creche no Ensino Remoto, o que dizem as professoras?, MARIA ELIZABETE BRAGA DA SILVA
2022, Monografia de Graduação RELATOS DE EXPERIENCIAS DO ESTAGIO SUPERVISIONADO NO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS DO CURSO DE PEDAGOGIA, PAULA SUELEM DO NASCIMENTO MATOS
2021, Monografia de Graduação LINGUA DE SINAIS E SUAS CONTRIBUICOES NA APRENDIZAGEM E INTERACAO DE ALUNOS SURDOS NO ENSINO REGULAR, ITHAISII COSTA DOS SANTOS
2021, Monografia de Graduação O BRINCAR NA EDUCACAO INFANTIL INCLUSIVA, CELSO LUIZ DOS REIS MONTEIRO JUNIOR
2021, Monografia de Graduação A PERCEPCAO DA PESSOA COM DEFICIENCIA SOBRE AS POLITICAS DE INCLUSAO: Um Estudo Sobre Leis E Praticas Na Universidade Federal Do Para - Campus Braganca, ANA LIDIA DE OLIVEIRA MORAES
2021, Monografia de Graduação A PERCEPÇÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA SOBRE AS POLÍTICAS DE INCLUSÃO: Um Estudo Sobre Leis E Práticas Na Universidade Federal Do Pará ? Campus Bragança, ANA LIDIA DE OLIVEIRA MORAES
2021, Monografia de Graduação A GESTÃO ESCOLAR COMO OBJETO DE REFLEXÕES EM EXPERIENCIAS DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM GESTÃO E COORDENAÇÃO ESCOLAR, ARNALDO DANTAS DE SOUZA
2021, Monografia de Graduação A GESTAO ESCOLAR COMO OBJETO DE REFLEXOES EM EXPERIENCIAS DE ESTAGIO SUPERVISIONADO EMGESTAO E COORDENACAO ESCOLAR, ARNALDO DANTAS DE SOUZA
2021, Monografia de Graduação UM ESTUDO DE CASO DO TRANTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: da descoberta ao tratamento no município de Capanema, PA., KÉSSIA EMANUELY DA SILVA NEVES
2021, Monografia de Graduação UM ESTUDO DE CASO DO TRANTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: da descoberta ao tratamento no municipio de Capanema, PA, KESSIA EMANUELY DA SILVA NEVES
2021, Monografia de Graduação POESIA NA SALA DE AULA: Reinterpretando e repensando a realidade da sala de aula atraves da literatura, VANIA NEWMA RIBEIRO MAGALHAES
2021, Monografia de Graduação Poesia na sala de aula: reinterpretando e repensando a realidade da sala de aula através da literatura, Vania Newma Ribeiro Magalhães
2021, Monografia de Graduação NARRATIVAS AUTOBIOGRAFICAS: Um olhar de genero, sexualidade e heteronormatividade na escola, NAILSON ITALO CRISPIM DA SILVA
2021, Monografia de Graduação NARRATIVAS AUTOBIOGRÁFICAS: Um olhar de um garoto afeminado na escola, NAILSON ÍTALO CRISPIM DA SILVA
2021, Monografia de Graduação AS FERRAMENTAS TECNOLOGICAS COMO FACILITADORAS DO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM DE PESSOAS COM TEA, PIETRA CARVALHO DA SILVA
2021, Monografia de Graduação AS FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS COMO FACILITADORAS DO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM DE PESSOAS COM TEA., PIETRA CARVALHO DA SILVA
2020, Monografia de Graduação SETE ANOS EM MAIO: UMA ABORDAGEM FÍLMICA DO MUNDO DAS DROGAS, Weglas Silva Farias
2019, Qualificação de Mestrado SUJEITOS SURDOS E ENSINO DE HISTÓRIA DA AMAZÔNIA: TECNOLOGIAS DIGITAIS, REGIONALISMO E BILINGUISMOS, Jonata Souza de Lima
2018, Monografia de Graduação OS DESAFIOS E POSSIBILIDADES DE EDUCAR PARA A INCLUSAO: UM OLHAR NA PRATICA DOCENTE DE UMA EDUCADORA DE AEE DA APAE DE BRAGANCA-PA., JOSIELE DE NAZARE SILVA DE JESUS
2018, Monografia de Graduação O PAPEL DA AFETIVIDADE NO PROCESSO DE ADAPTACAO DAS CRIANCAS DA EDUCACAO INFANTIL: UM ESTUDO NA ESCOLA MUNICIPAL CASULO NILMA ASSAD EM BONITO-PA, ANA CELIA CHAVES DA SILVA
2018, Monografia de Graduação O PAPEL DA AFETIVIDADE NO PROCESSO DE ADAPTAÇÃO DAS CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM ESTUDO NA ESCOLA MUNICIPAL CASULO NILMA ASSAD EM BONITO-PA, ANA CELIA CHAVES DA SILVA
2018, Monografia de Graduação MINHAS IMAGENS NO ESPELHO: Masculinidade e Docencia no Processo de me Constituir Professor de Criancas, MAX FERNANDES DA SILVA MIRANDA
2018, Monografia de Graduação MINHAS IMAGENS NO ESPELHO: Masculinidade e Docência no Processo de me Constituir Professor de Crianças, MAX FERNANDES DA SILVA MIRANDA
2018, Monografia de Graduação A INCLUSÃO EDUCACIONAL DO ESTUDANTE COM BAIXA VISÃO NUMA ESCOLA DO CAMPO, MARIA ROSILENE CARDOSO PEREIRA
2018, Monografia de Graduação PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES SOBRE INCLUSÃO DO ALUNO SURDO NO ENSINO FUNDAMENTAL, RAFAELA FABIOLA FREITAS DA SILVA
2017, Monografia de Graduação Educação Inclusiva e o aluno com deficiência múltipla no ensino fundamental, Adriana Pereira da Silva
2017, Monografia de Graduação A PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENITAL SOBRE A INCLUSÃO DO ALUNO COM PARALISIA CEREBRAL, ANDRESA DA LUZ RAMOS
2017, Monografia de Graduação O ALUNO COM SÍNDROME DE DOWN E A INCLUSÃO ESCOLAR: AS ADAPTAÇÕES CURRICULARES E O PROCESSO AVALIATIVO, DEISIANE AVIZ DO NASCIMENTO
2016, Monografia de Especialização ESPAÇO FÍSICO E ACESSIBILIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL EM UMA PERSPECTIVA INCLUSIVA, Olivia Hellene Amorim dos Santos
2016, Monografia de Graduação INCLUSÃO ESCOLAR DO ALUNO COM DEFICIÊNCIA FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL, Naely de Aviz Cardoso Correa
2016, Monografia de Graduação Docência na Educação Infantil: estado do conhecimento de teses e dissertações sobre representações sociais de professores (2010-2014)., Sonia Eli Cabral Rodrigues, Neide Maria Fernandes Rodrigues de Sousa
2016, Monografia de Especialização A EDUCAÇÃO INFANTIL E A INCLUSÃO DE CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA, NAILENE CORRÊA DA SILVA
2014, Monografia de Graduação Bullying: a produção acadêmica do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Pará, Ivany Pinto Nascimento, Neide Maria Fernandes Rodrigues de Sousa
2013, Monografia de Graduação O ensino da língua estrangeira para alunos com deficiência visual em cursos livres, Neide Maria Fernandes Rodrigues de Sousa
2013, Monografia de Graduação Práticas Pedagogicas Inclusivas: os desafios dos professores na rede regular de ensino, Neide Maria Fernandes Rodrigues de Sousa
2013, Monografia de Graduação O ENSINO DA LINGUA ESTRANGEIRA PARA ALUNOS COM DEFICIENCIA VISUAL EM CURSOS LIVRES., DJANNE FERNANDES MELO
2011, Monografia de Graduação Trabalho e Adoecimento, Neide Maria Fernandes Rodrigues de Sousa - banca de TCC, Neide Maria Fernandes Rodrigues de Sousa
Prêmios Recebidos (1)
2016, 3º Prêmio Jovem Cientista 2016 -Jeovania F. da Rocha (orientadora Neide M.F. R.de Sousa), Local
Bolsas Obtidas (3)
INICIAÇÃO CIENTÍFICA,
,
08/2017
,
08/2018
,
RECÉM-DOUTOR,
,
07/2016
,
07/2018
,
OUTRA,
,
02/2016
,
02/2017
,
Organização de Eventos, Consultorias, Edição e Revisão de
Períodicos (1)
2017,Responsavel pela Organização de Evento, Bragança, Local, oficina na area e educação especial
Participação em Sociedades Científicas e Culturais (2)
2018, Conselho Federal de Psicologia, Socio Efetivo
2018, Adufpa, Socio Efetivo
Participação em Colegiados e Comissões (1)
Colegiado do Conselho de Faculdade da Educação - FACED, Membro, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
Trabalho de Fim de Curso(35)
Inclusão Escolar do Aluno com Deficiência Física na Educação Infantil, NAELY DE AVIZ CARDOSO CORREA ,
09/2016
A PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES SOBRE INCLUSÃO EDUCACIONAL DO ESTUDANTE COM BAIXA VISÃO NUMA ESCOLA DO CAMPO, MARIA ROSILENE CARDOSO PEREIRA ,
01/2018
O ALUNO COM SÍNDROME DE DOWN E A INCLUSÃO ESCOLAR: AS ADAPTAÇÕES CURRICULARES E O PROCESSO AVALIATIVO, DEISIANE AVIZ DO NASCIMENTO ,
08/2017
A PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE A INCLUSÃO DO ALUNO COM PARALISIA CEREBRAL, ANDRESA DA LUZ RAMOS ,
08/2017
A educação Infantil e a inclusão de crianças com deficiência, NAILENE CORREA DA SILVA ,
11/2016
O AUTISMO E AS PRÁTICAS EDUCACIONAIS DOS PROFISSIONAIS DA APAE-BRAGANÇA PA
, FERNANDA MAIARA MOTA SILVA ,
07/2018
PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES SOBRE INCLUSÃO DE ESTUDANTES SURDOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM ESTUDO DE
CASO NO MUNICÍPIO BRAGANÇA PARÁ, RAFAELA FABIOLA FREITAS DA SILVA ,
01/2018
A INCLUSÃO DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA FÍSICA NO ENSINO SUPERIOR, DANIVEA LUIZE CARDOSO DE LIMA ,
03/2018
A INCLUSÃO ESCOLAR E O ALUNO COM DEFICIÊNCIA MÚLTIPLA NO ENSINO FUNDAMENTAL, ADRIANA PEREIRA DA SILVA ,
11/2017
ESPAÇO FÍSICO E ACESSIBILIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL EM UMA PERSPECTIVA INCLUSIVA, OLIVIA HELLENE AMORIM DOS SANTOS ,
11/2016
DEFICIÊNCIA FÍSICA: PERCEPÇÃO DE PROFESSORES SOBRE A INCLUSÃO DE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS NA UFPA-CAMPUS BRAGANÇA, JEOVANIA FREITAS DA ROCHA ,
04/2018
A formação continuada dos professores das salas de recursos multifuncionais para o uso da Tecnologia Assistiva - Augusto Corrêa/Pará, MAYARA DE OLIVEIRA VIEIRA ,
04/2018
REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE PROFESSORES SOBRE A INCLUSÃO DE ALUNOS AUTISTAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, LUANE DE CASSIA CARVALHO DE OLIVEIRA ,
08/2019
O ESTADO DO CONHECIMENTO SOBRE CUIDADORES ESCOLARES DE CRIANÇAS AUTISTAS NO ENSINO REGULAR E SUAS PRÁTICAS EDUCATIVAS, LARISSA FERNANDA ALVES CONDE ,
09/2019
A INCLUSÃO DO ALUNO COM PARALISIA CEREBRAL E O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO: A RELAÇÃO ESCOLA - APAE., MARIA CLARA DE NAZARE REIS GONCALVES ,
09/2019
AS BRINCADEIRAS TRADICIONAIS NA COMUNIDADE REMANESCENTE DE QUILOMBO DA PIMENTEIRA , ARLENE NASCIMENTO DOS SANTOS ,
12/2019
A INCLUSÃO DO DEFICIENTE VISUAL E A FLEXIBILIZAÇÃO CURRICULAR: O ESTADO DE CONHECIMENTO NOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO, ROSELI NAZARE TORRES MAGNO BORGES ,
02/2021
A INCLUSÃO E O PAPEL DA LUDICIDADE NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL, ADRIELE SOUSA DA SILVEIRA ,
03/2021
A MONITORIA NA FORMAÇÃO DO ESTUDANTE DE PEDAGOGIA E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A DOCÊNCIA, GESIELY MILENA DA SILVA LINS ,
02/2021
Contribuições da monitoria e educação especial inclusiva na formação de pedagogo: um relato de experiência, ODINILTON PACHECO DE DEUS ,
02/2021
O ALUNO COM DEFICIÊNCIA VISUAL E O PROCESSO DE INCLUSÃO NO ENSINO SUPERIOR, THATIANA DO SOCORRO BORGES VILELA ,
11/2022
A CRIANÇA COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA E A EDUCAÇÃO INFANTIL: O ESTADO DE CONHECIMENTO NAS DISSERTAÇÕES, SAMANTA BEATRIZ DO ROSARIO MESCOUTO ,
02/2022
A RELAÇÃO FAMÍLIA - ESCOLA E A INCLUSÃO ESCOLAR DA CRIANÇA AUTISTA: VISÃO DA COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA, FERNANDA MARCELA VASCONCELOS PEREIRA ,
06/2022
O DESENHO LIVRE DA CRIANÇA DA EDUCAÇÃO INFANTIL: POSSIBILIDADES CURRICULARES, SARAH LOPES NASCIMENTO ,
06/2022
INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: PRÁTICA PEDAGÓGICA EM UMA ESCOLA DO MUNICÍPIO DE CAPANEMA-PA, VANESSA SILVA BORGES ,
07/2022
O CURRÍCULO ESCOLAR E O SISTEMA MULTISSERIADO NA COMUNIDADE QUILOMBOLA BELA AURORA-PA, MAISA EVELINE DUARTE DA SILVA ,
12/2022
O ALUNO COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA E O ENSINO-APRENDIZAGEM, CARLA THALIA BASTOS DE JESUS TEIXEIRA ,
11/2022
A TEORIA QUUER NAS ESCOLAS BRAGANTINAS, HELANE CRISTINA NASCIMENTO DE SENA ,
12/2022
INCLUSÃO DIGITAL PARA CRIANÇAS E JOVENS E USUÁRIOS E
BENEFICIÁRIOS DA RESERVA EXTRATIVISTA MARINHA DE
TRACUATEUA (RESEX)., WELLEN MARIA ARAUJO DE OLIVEIRA ,
12/2022
ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: PROCEDIMENTOS E RECURSOS NO
PLANEJAMENTO E PRÁTICA PEDAGÓGICA NA PERSPECTIVA
CONSTRUTIVISTA
, ALESSANDRA CRISTINA DA SILVA LIMA ,
12/2022
A LUDICIDADE COMO FERRAMENTA PARA O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE ALUNOS COM O TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA), DANIELE PEREIRA DE SOUSA REIS ,
07/2023
A INCLUSÃO DO ESTUDANTE AUTISTA DO ENSINO FUNDAMENTAL: POSSIBILIDADES DE FLEXIBILIZAÇÃO CURRICULAR, CLARA MARQUES MOREIRA ,
09/2023
A INCLUSÃO E O PROCESSO FORMATIVO DE UNIVERSITÁRIOS COM DEFICIÊNCIA, ALANA BEATRIZ MAGALHAES DE OLIVEIRA ,
09/2023
Representações sociais de estudante de pedagogia sobre o ensino remoto, ADRIANA DE PAULA DA COSTA GARCIA ,
12/2023
O ESTUDANTE COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA E AS AÇÕES PEDAGÓGICAS ESPECIALIZADAS NAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE PROFESSORES., BRENO ARAUJO SANTIAGO ,
12/2023
Orientações de Pós-Graduação (4)
Mestrado, DIEGO SILVA DE BARROS, 03/2023
- ,
Orientação em Andamento
Mestrado, HELENA NEUZA CONDE DE MORAIS, 03/2023
- ,
Orientação em Andamento
Mestrado, CLEONICE RODRIGUES NEGRAO, 03/2024
- ,
Orientação em Andamento
Mestrado, LUCILENE DO SOCORRO MELO DE SANTANA, 03/2024
- ,
Orientação em Andamento