Projetos de Pesquisa

Contribuições da Ciência da Informação para o desenvolvimento de cidades sustentáveis e inteligentes na Amazônia brasileira

Data de início: 2020                                                                           Financiador: UFPA

Descrição: Estudo da contribuição da Ciência da Informação à sustentabilidade ambiental para desenvolvimento de cidades sustentáveis e inteligentes na Amazônia brasileira. Assim, tem-se como objetivo de pesquisa analisar a aplicabilidade da Ciência da Informação para a sustentabilidade ambiental de cidades da Amazônia brasileira. A pesquisa é caracterizada como exploratória, bibliográfica e documental, com abordagem qualitativa, visando apontar desafios e potencialidades da gestão de dados e informação como aplicabilidade da Ciência da Informação à sustentabilidade ambiental de cidades na Amazônia brasileira. A investigação ocorrerá nas seguintes etapas: a) aplicação da Ciência da Informação à sustentabilidade ambiental; b) identificação de cidades sustentáveis e inteligentes; c) avaliação da gestão de dados e informação e o direito à informação para o exercício da cidadania em cidades sustentáveis e inteligentes; d) avaliação de ações sustentáveis e inteligentes para cidades da Amazônia brasileira. Os dados da pesquisa serão coletados em bibliografia e documentos, bem como em sites de dados abertos e organizações municipais. Como resultado espera-se apresentar a aplicação da Ciência da Informação à sustentabilidade ambiental, contribuindo para a organização, gestão e transparência das informações em cidades.

Docente Responsável: Profa. Dra. Marise Teles Condurú

Linha de Pesquisa: 


Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi: Ciências Humanas: história e desenvolvimento

Data de Início: 01/01/2015                                                                       Financiador: CNPQ

Descrição: Análise do Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi, enfatizando sua importância e contribuições à pesquisa científica na Amazônia.

Docente Responsável: Profa. Dra. Alegria Célia Benchimol

Linha de Pesquisa: Mediação e Uso da Informação

 

Museus da Amazônia em Rede

Data de Início: 01/01/2013                        Financiador: Museu Paraense Emílio Goeldi - Auxílio financeiro

Descrição: Musée des Cultures Guyanaises (Guiana Francesa) e o Stichting Surinaams Museum (Suriname) para a valorização e visibilidade dos seus acervos etnográficos, através da concepção e alimentação de um catálogo online (www.amazonian-museum-network.org) e também para encontrar soluções conjuntas para as questões contemporâneas relativas ao patrimônio cultural.

Docente Responsável: Profa. Dra. Alegria Célia Benchimol

Linha de Pesquisa: Mediação e Uso da Informação

 

A documentação da Coleção Aparai (1915/1935-1937) do Museu Paraense Emílio Goeldi

Data de Início: 01/01/2013                                                                    Financiador: CNPq

Descrição: Traçar a trajetória dos pesquisadores alemães Curt Nimuendajú (1915) e Otto Schulz-Kampfhenkel (1935-1937) na Amazônia e suas ligações com o Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG), na medida em que há 206 objetos etnográficos depositados na reserva técnica ?Curt Nimuendajú?, por esses pesquisadores, que merecem um estudo documental aprofundado a fim de esclarecer alguns pontos na referida documentação dos mesmos, tais como: quais objetos foram coletados por Curt Nimuendajú e quais aqueles depositados por Schulz-Kampfhenkel. Para cumprir tal objetivo é necessária uma pesquisa documental, com viés histórico, que investigue os caminhos trilhados pelos dois pesquisadores na Amazônia.

Docente Responsável: Alegria Célia Benchimol

Linha de Pesquisa: Mediação e Uso da Informação

 

Livros Digitais, sistemas hipermidiáticas e partilha literária para leitores infantis

Data de Início: 01/01/2014

Financiador: Fundação de Amparo à Pesquisa e Desenvolvimento Científico do Maranhão

Descrição: Analisar a introdução de livros digitais e novos sistemas hipermidiáticos no incentivo a leitura, criação, expressão e partilha literária, como potencializadores dos processos ensino, aprendizagem e de criação de conhecimento para alunos do ensino fundamental.

Docente Responsável: Cassia Cordeiro Furtado

Linha de Pesquisa: Mediação e Uso da Informação

 

Leitura, Informação, Literatura e Livros Digitais no Contexto dos Educadores do Ensino Fundamental

Data de Início: 01/01/2015                                                     Financiador: PIBIC/CNPq/FAPEMA/UFMA

Descrição: Conhecer a influência da temática TIC na formação inicial e na formação continuada dos professores. Identificar práticas (pessoais e profissionais) de uso dos recursos da internet dos professores. Identificar percepções e práticas (pessoais e profissionais) de uso da leitura e informação digital. Identificar percepções e práticas (pessoais e profissionais) de uso da literatura e livros digital. Analisar a percepção do docente sobre seu aluno “nativo digital”.

Docente Responsável: Cassia Cordeiro Furtado

Linha de Pesquisa: Mediação e Uso da Informação

 

Rede Social de Autores/Escritores Juniores - Portal Biblon

Data de Início: 01/01/2013                                                                        Financiador: FAPEMA

Descrição: Propor um modelo de construção de comunidade de leitores, em torno da literatura infantil da língua portuguesa, para a comunidade escolar do 1º ciclo do ensino básico de Portugal.

Docente Responsável: Cassia Cordeiro Furtado

Linha de Pesquisa: Mediação e Uso da Informação

SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - morango.ufpa.br.morango1