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HINTON HENNINGTON PORTILHO BENTES NETO
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Análise Bibliométrica em Sistemas de Business Intelligence da Produção Científica Relacionado à Temática Gestão Hídrica e Saneamento na Região Amazônica
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Orientador : ALINE CHRISTIAN PIMENTEL ALMEIDA SANTOS
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Data: 26/09/2023
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O estudo em questão realiza uma análise bibliométrica abrangendo publicações em língua lusófona e inglesa nos últimos cinco anos (2017 a 2022) relacionadas à Região Amazônica e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, especificamente o ODS nº 6, que trata de "Água potável e saneamento". A pesquisa é conduzida nas plataformas Google Scholar, Scopus, Scielo e Crossref, com foco em trabalhos que contêm pelo menos duas das quatro palavras-chave: Água Potável, Sustentabilidade, Gestão Hídrica e Saneamento. A metodologia empregada é descritiva, quantitativa, bibliográfica e documental, com a aplicação da lei bibliométrica clássica de Zipf, utilizando o software Excel 365 da Microsoft Office. Os resultados incluem uma análise tanto quantitativa quanto qualitativa, das áreas geográficas onde as publicações foram aplicadas. Durante a pesquisa, foi identificada grande dificuldade em encontrar artigos científicos de países lusófonos que atendessem aos prêmios de revistas com fator de impacto JCR superior a 1 e índice H superior a 1, ao mesmo tempo em que abordavam a Amazônia e incluíam em seus títulos ou palavras-chave os termos "Água Potável", "Sustentabilidade", "Gestão Hídrica" ou "Saneamento". Mesmo ao expandir a busca para bases de dados acadêmicos adicionais, como Web of Science, PubMed, Nature.com e Taylor & Francis Online, e aplicar filtros específicos, os resultados ainda foram limitados em comparação com os estudos sobre a Amazônia publicados em revistas de alto impacto, que geralmente tratam de temas como ecologia, biodiversidade, desmatamento e mudanças climáticas.
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ABRAAO MUNIZ PINTO JUNIOR
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PRODUÇÃO CIENTÍFICA DE ESTUDOS DE GÊNERO NA CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO SOBRE A COMUNIDADE LGBTQIAPN+
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Orientador : JOAO ARLINDO DOS SANTOS NETO
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Data: 26/09/2023
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Estudos de gênero voltados para a comunidade LGBTQIAPN+ tem sido uma das vertentes contemporâneas e emergentes de estudo na Ciência da Informação. O trabalho tem como objetivo geral investigar a produção científica na temática estudos de gênero na Ciência da Informação, voltada, especificamente, para a comunidade LGBTQIAPN+. Como objetivos específicos almeja: identificar os tipos de produções científicas e os canais em que elas são veiculadas; conhecer os autores e instituições que se destacam no cenário científico, em relação a produção de conhecimento na temática; analisar as relações teórico-conceituais entre as produções científicas, à partir de suas fundamentações teórico-metodológicas; discutir como os estudos de gênero, voltados para a comunidade LGBTQIAPN+, têm sido realizados e quais as perspectivas apresentadas por eles. A pesquisa é de natureza básica, do tipo exploratória e tem como método a pesquisa bibliográfica e faz uso das técnicas da bibliometria e da cientometria, além da análise de conteúdo. Como resultados parciais, apresenta o quantitativo recuperado e algumas análises prévias das teses e dissertações e artigos de periódicos. Considera que a área e seus pesquisadores, a partir dos diversos movimentos que têm sido realizados, reforçam cada vez mais o caráter social da Ciência da Informação ao trazer à tona temas como os estudos de gênero voltados para a comunidade LGBTQIAPN+. Conclui que a CI ao se preocupar também com a solução de conflitos de natureza informacional, ao passo que insere essa temática em suas pautas de pesquisa, pode contribuir para amenizar os índices de violência contra a comunidade LGBTQIAPN+.
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LUCIANE DE SOUZA PORTAL LOPES
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FLUXO DE INFORMAÇÕES EM EMPRESA DE COLETA E TRANSPORTE DE RESÍDUOS SÓLIDOS
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Orientador : ALINE CHRISTIAN PIMENTEL ALMEIDA SANTOS
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Data: 26/09/2023
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Estudo de caso exploratório-descritivo que analisa o fluxo de informações em uma empresa de coleta e transporte de resíduos sólidos para propor melhorias no processo de gestão da informação empresarial, na busca da eficiência no atendimento da demanda por serviços de manejo. A pesquisa foi realizada a partir de uma visita técnica na empresa Terraplena (Base Belém/PA, Brasil), onde foram feitas entrevistas com os gestores da organização por meio de questionários estruturados e perguntas livres. Ao investigar as fontes, os canais (formais ou informais), os atores da informação e as tecnologias de comunicação ali existentes, foram obtidos dados que possibilitaram mapear os fluxos de informações da empresa, comparar o fluxo da empresa com os modelos de Davenport e Prusak (1998), Choo (2006), Barreto (2007) e Beal (2007) e realizar o cruzamento de informações relevantes (forças, fraquezas, oportunidades e ameaças), ao aplicar a ferramenta de análise Swot. A partir do resultado conjunto dessas análises, foram propostas ações para eliminar ou minimizar cada uma das fraquezas e ameaças encontradas, valorizando as vantagens advindas das forças e oportunidades da empresa. Esse trabalho pode ajudar na solução de problemas em diferentes empresas por meio da otimização do fluxo de informação e incentiva investigações a respeito da eficiência na aplicação de ferramentas e modelos de fluxo em diferentes organizações.
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JOSIANE BARBOSA DA SILVA
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ORGANIZAÇÃO DA INFORMAÇÃO DOS SERVIÇOS DE COLETA E TRANSPORTE DE RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS DE BELÉM-PA: ESTUDO DE CASO NA EM TERRAPLENA
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Orientador : FRANCIELE MARQUES REDIGOLO
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Data: 25/09/2023
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Esta pesquisa insere-se na área de estudo da Ciência da Informação, na subárea de Organização da Informação, com intuito de como a organização da Informação pode contribuir, com o gerenciamento de informação na coleta de resíduos sólidos realizado pela empresa Terraplena. A pesquisa tem como justificativa a necessidade de investigar os aspectos de infraestrutura organizacional, para o gerenciamento de informação no espaço físico e como esse e fluxo é estruturado e organizado dentro da empresa. Tem-se o problema da pesquisa: Como a organização da informação pode contribuir para o gerenciamento de informação na coleta de resíduos sólidos do município de Belém-PA? Tendo como objetivos geral: Utilizar a organização da informação para auxiliar no gerenciamento de informação no serviço de coleta de resíduos sólidos e garantir uma rota de qualidade e objetivos específicos: a) Realizar levantamento bibliográfico sobre os temas organização da informação e os procedimentos atuais de gerenciamento de informação na coleta de resíduos sólidos; b) Fazer um estudo diagnóstico da infraestrutura organizacional os elementos passíveis de organização da informação presente no processo de coleta de resíduos sólidos; c) Investigar os elementos da organização da informação nos dados obtidos no estudo de caso com a finalidade de propor um melhoramento das informações dentro da empresa para que ocorra uma rota de qualidade. Metodologicamente, a pesquisa se caracteriza como estudo de caso, de cunho exploratório e com análise qualitativa dos dados, no qual os instrumentos para coletar os dados são: a pesquisa bibliográfica em bases de dados e o questionário, passado in loco aos administradores e funcionários da empresa. Como resultados, a partir da utilização adequada dessas informações de forma organizada é possível proporcionar aos responsáveis pelo sistema de coleta identificar padrões, monitorar o desempenho, tomar decisões e implementar ações corretivas, e quando aplicada no contexto da Região Metropolitana de Belém do Pará. A organização da informação pode desempenhar um papel fundamental dentro da Gestão Pública ao adequar os métodos de coleta no âmbito das Políticas Públicas e legislações vigentes. Concluiu-se que a não formalização das informações presentes dentro da empresa, desde a sua criação ao armazenamento, utilização e distribuição, demonstra que obter e dispor de informações precisas e atualizadas sobre a produção e o gerenciamento de informação sobre as coletas desses resíduos é necessário para planejar e executar uma rota de forma eficiente, e de utilizar esta pesquisa como modelo para elaboração de uma gestão e coleta de qualidade, além de contribuir para novos estudos sobre a temática de organização da informação no gerenciamento de informação na coleta de resíduos sólidos.
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DIOGO JÚNIOR SILVA BARROS
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GESTÃO DA INFORMAÇÃO EM RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS NO ESTADO DO PARÁ
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Orientador : MARISE TELES CONDURU
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Data: 25/09/2023
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Estudo da gestão da informação como ferramenta importante para melhorar a eficiência, transparência e tomada de decisão no setor de resíduos sólidos urbanos no estado do Pará. Para isso, tem-se como objetivo geral analisar a gestão da informação de resíduos sólidos urbanos no estado do Pará, e como objetivos específicos: descrever como ocorre o processo de gestão da informação e do gerenciamento de resíduos sólidos urbanos; identificar fontes de informação que disponibilizam dados sobre resíduos sólidos urbanos para o Estado do Pará; analisar a informação disponibilizada no tema resíduos sólidos urbanos para atender a tomada de decisão do setor no estado do Pará. A pesquisa é de natureza exploratória, bibliográfica e documental, e se trata de um estudo de caso do setor de resíduos sólidos urbanos do estado do Pará, a partir de fontes de pesquisas que trazem dados de resíduos sólidos. Foi realizada análise das forças, fraquezas, oportunidades e ameaças (SWOT) das fontes identificadas, a fim de observar se conseguem subsidiar a tomada de decisão para o setor no Pará. Com os resultados podemos inferir que é de extrema importância para o estado compreender sua situação atual, na qual entre todos os aspectos apresentados, esse pode ser o fator determinante para promover uma gestão eficaz dos resíduos sólidos urbanos no Pará. Sem uma visão real de cenário, incluindo informações atualizadas de todos os municípios, existe um risco significativo de tomar decisões que não sejam precisas ou acertadas. Concluiu-se então que é evidente a relevância estratégica da informação em uma administração que busca operar com transparência e acessibilidade. Isso também se aplica à gestão de resíduos sólidos, onde os municípios têm a responsabilidade não apenas de administrar seus resíduos urbanos, mas também de disponibilizar esses dados para acesso público. Para estabelecer uma gestão eficaz de resíduos sólidos em todo o estado, é essencial promover uma abordagem colaborativa. Isso permite obter uma compreensão precisa da situação atual do ambiente, facilitando a formulação de estratégias com menor margem de erro.
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THIAGO ROSA DE SOUZA
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POLÍTICA DE INDEXAÇÃO EM BIBLIOTECAS PÚBLICAS DO ESTADO DO PARÁ
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Orientador : FRANCIELE MARQUES REDIGOLO
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Data: 29/08/2023
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A política de indexação é um documento essencial capaz de aprimorar e orientar o indexador no processo de indexação, permitindo alcançar uma indexação de qualidade e promovendo a tomada de decisão mais adequada por parte do indexador. Considerando que a política de indexação serve como guia para o indexador, propõe-se a realizar uma investigação sobre o uso de instrumentos utilizados pelos indexadores no processo de indexação, por meio de aplicação de questionário, entrevista e análise de documentos utilizados na indexação de documentos nas bibliotecas públicas do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas do Estado do Pará – SEBP-Pa. A pesquisa tem como justificativa a contribuição teórica e prática para a área de organização do conhecimento, por meio de investigação da implantação de políticas de indexação em bibliotecas públicas do SEBP-Pa. Teve como objetivo geral: analisar a implantação de políticas de indexação em bibliotecas públicas do SEBP-Pa, levando em consideração a experiência prática dos indexadores que atuam na indexação de documentos nestas instituições. E como objetivos específicos: a) Realizar um levantamento teórico dobre Organização do conhecimento, Indexação e Política de indexação, identificando suas características, elementos, procedimentos e uso; b) Identificar as políticas e manuais de indexação utilizados nas bibliotecas públicas do SEBP-Pa, examinando os procedimentos adotados no processo de indexação, por meio de questionário, entrevista e análise de documentos; c) Delinear e comparar o panorama das políticas e manuais de indexação nas bibliotecas públicas do SEBP-Pa. Os procedimentos metodológicos utilizados nesta pesquisa incluem pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e pesquisa empírica, caracterizando-se como um estudo de caso, além de possuir uma abordagem de análise qualitativa dos dados. Aplicou-se o questionário a 40 bibliotecas e a entrevista semiestruturada a 15 sujeitos do SEBP-Pa. Para a análise dos dados, foram utilizadas categorias e subcategorias como técnica de categorização para facilitar a interpretação dos dados. Os resultados mostraram que há lacunas significativas na prática da indexação e na oferta de serviços aos usuários, assim como a ausência de política de indexação nas bibliotecas, capaz de estabelecer diretrizes bem definidas e contribuírem significativamente para a qualidade e eficiência na indexação e recuperação da informação. Com isso, torna-se essencial a elaboração de diretrizes para a indexação e a instituição dessas diretrizes em políticas de indexação, visando uma maior qualidade. Conclui-se que existe uma preocupação por parte das bibliotecas com o aperfeiçoamento e adoção de práticas mais eficientes e estratégias de indexação, bem como o investimento em recursos e capacitação profissional para oferecer serviços mais eficientes e satisfatórios aos usuários. Além disso, é evidente o descaso dos governantes com as bibliotecas públicas, refletindo na escassa ocupação de cargos de liderança e de processamento técnico pelos Bibliotecários(as).
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PRISCILA DE NAZARE CASTRO PROGENE
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FLUXO DA INFORMAÇÃO LEGISLATIVA NO DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS DE LEI SOBRE O DIREITO DA MULHER POR PARLAMENTARES PARAENSES
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Data: 25/08/2023
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Discute o percurso da informação legislativa na propositura de projetos de lei para o Direito das Mulheres, assim como as principais conquistas do movimento feminista que possibilitaram avanços significativos no tocante à igualdade de direitos. A pesquisa tem como objetivo compreender o fluxo da informação legislativa no desenvolvimento de projetos leis realizados por parlamentares paraenses, para isso, os objetivos específicos são: mapear os elementos do fluxo da informação legislativa referente ao direito da mulher, assim como fontes e canais de informação, tecnologias e pessoas envolvidas nesses processos; Identificar as barreiras informacionais e os facilitadores para o acesso e uso dessas informações; e, Diagnosticar o fluxo da informação legislativa no desenvolvimento desses projetos. Quanto aos objetivos trata-se de uma pesquisa exploratória e descritiva, com abordagem predominantemente qualitativa, por meio de um estudo de caso que utilizou-se, dados qualitativos, coletados a partir de entrevistas com parlamentares e assessores responsáveis por projetos de lei. Os resultados apontaram que: houve uma expressiva criação de leis no estado do Pará envolvendo o direito da mulher. Os deputados são os atores com grande responsabilidade na movimentação do fluxo informacional. Identificou-se que as necessidades e motivações para a criação de projetos envolve vários fatores, que ocorre a partir do atendimento ao público e do acolhimento de denúncias, dentre outros aspectos, mas que se voltam, sobretudo, para a melhoria de vida das pessoas. As principais barreiras identificadas estão relacionadas à questão financeira e de acesso às informações. Conclui que o mapeamento da informação legislativa pode contribuir significativamente no processo de elaboração de projetos de lei, especificamente no que toca à identificação das fontes, canais e tecnologias utilizados para impulsionar os fluxos de informação e gerar instrumentos de proteção às mulheres.
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ALINE FARIAS BANDEIRA COUTO
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A PRODUÇÃO CIENTÍFICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ SOBRE A GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS: um mapeamento das dissertações e teses depositadas no RIUFPA
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Orientador : MARISE TELES CONDURU
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Data: 25/08/2023
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Estudo da produção científica no tema resíduos sólidos urbanos, apontando as contribuições da produção científica da Universidade Federal do Pará para a gestão dos resíduos sólidos e que favoreçam o alcance meta 11.6 estabelecida na Agenda 2030, que consiste em “reduzir o impacto ambiental negativo per capita das cidades, inclusive prestando especial atenção à qualidade do ar, gestão de resíduos municipais”. Isto posto, o objetivo geral desta pesquisa consiste em analisar a produção científica sobre Resíduos Sólidos Urbanos produzidas na UFPA, tendo os seguintes objetivos específicos: a) refletir o papel das universidades em relação ao Desenvolvimento Sustentável e o entendimento sobre Resíduos Sólidos; b) categorizar a produção científica (teses e dissertações) da UFPA em Resíduos Sólidos; c) analisar a contribuição das dissertações e teses da UFPA sobre Resíduos Sólidos Urbanos, considerando a meta 11.6 da Agenda 2030 da ONU. Para isso, foi realizada pesquisa exploratória, documental e descritiva, sendo aplicado o estudo bibliométrico, com análise em teses e dissertações disponíveis no Repositório Institucional da UFPA (RIUFPA), sem delimitação temporal, seguida da Análise de Conteúdo Categorial. Como resultado, identificou-se 30 teses e 90 dissertações em 20 Programas de Pós-Graduação da UFPA, com 59 professores orientadores que desenvolvem pesquisas sobre diversos tipos de resíduos sólidos, com maior ocorrência em resíduos industriais, em que a maioria das pesquisas foram desenvolvidas nos Programas de Pós-Graduação do Instituto de Tecnologia. Em relação a temática de Resíduos Sólidos Urbanos, identificou-se 27 dissertações e 1 tese que foram desenvolvidas em 12 Programas de Pós-Graduação da UFPA, com 22 professores orientadores, em que novamente observou-se que a maioria das pesquisas foram desenvolvidas em Programas de Pós-Graduação do Instituto de Tecnologia, de modo que as pesquisas foram categorizadas em relação a ação abordada: coleta seletiva, planos de gestão, reutilização e reciclagem e quanto ao público-alvo: governantes, órgãos públicos, empresas privadas e sociedade civil. Conclui-se que a Universidade Federal do Pará tem contribuído para atingir a meta 11.6 a partir do desenvolvimento de pesquisas científicas sobre a gestão de resíduos sólidos, demonstrando o comprometimento acadêmico em buscar soluções viáveis para a problemática dos resíduos sólidos urbanos, visando atender demandas socioambientais para o desenvolvimento local.
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GERLANDY LEAO DA SILVA
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A MATURIDADE EM INTELIGÊNCIA ORGANIZACIONAL DO SISTEMA INTEGRADO DE BIBLIOTECAS DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARÁ
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Orientador : HAMILTON VIEIRA DE OLIVEIRA
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Data: 24/08/2023
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Aborda a maturidade em inteligência organizacional em um sistema de bibliotecas. Introduz o conceito de Inteligência organizacional, que é quando uma organização faz uso adequado da informação para tomada de decisões, obtida a partir da coleta de dados em seus ambientes internos e externos. Complementa-se à o uso de ferramentas e instrumentos para implantação e manutenção desse processo, entre eles a maturidade em Inteligência Organizacional que mensura o nível em que uma organização se encontra, podendo ir do inicial ao avançado. Apresenta-se como questão de pesquisa: Como ocorre a geração de inteligência organizacional no âmbito do Sistema Integrado de Bibliotecas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará? e Qual o nível de maturidade em Inteligência Organizacional do Sistema Integrado de Bibliotecas do IFPA? O objetivo geral da pesquisa é analisar a geração de inteligência organizacional do Sistema Integrado de Bibliotecas do IFPA, através da mensuração do nível de maturidade em IO. O modelo aplicado foi o de maturidade em Inteligência Organizacional de Álvares, Itaborahy e Machado, que classifica a organização em seis níveis : Não gerenciado; Estruturante, Formativo, Efetivo; Analítico e Proativo. Trata-se de uma pesquisa qualiquantitativa com natureza descritiva e exploratória. Utiliza-se o método do estudo de caso, com triangulação de três tipos de evidência: Entrevista por levantamento de estudo de caso; Observação participante e Análise Documental. Apresentam-se como principais resultados as seguintes informações: As categorias Valor do indivíduo, Memória organizacional, Monitoramento ambiental, Relatório de inteligência encontram-se no nível 1. As categorias aprendizagem organizacional, Capacidade organizacional, Cultura, Espaços, Processos da informação e do conhecimento, Política da informação, Tecnologia, Compartilhamento e reutilização do conhecimento e Usabilidade encontram-se no nível 2. Portanto, conclui-se que o SIB-IFPA se encontra no estágio inicial, denominado Estruturante, do Nível 3. Verifica-se que o Sistema tem uma estrutura adequada para a gerenciamento de informações e uma equipe capacitada e qualificada que juntamente com categorias como Conhecimento do negócio; Armazenamento, Busca e Recuperação; e Segurança da informação, podem vir gerar de inteligência organizacional para a organização.
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ELENICE JANAU FERREIRA
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A INTELIGÊNCIA ARQUIVÍSTICA NO INSTITUTO FEDERAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARÁ – CAMPUS DE TUCURUÍ: um olhar sobre os usuários internos do Sistema Integrado Patrimônio, Administração e Contratos - Módulo Protocolo.
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Orientador : RENATA LIRA FURTADO
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Data: 23/08/2023
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A informação é um insumo para os processos organizacionais, que quando gerida pode facilitar a transparência administrativa, agilizar processos administrativos e garantir a eficiência administrativa, nesse contexto, ferramentas tecnológicas têm sido desenvolvidas e implantadas visando otimizar a produção e a gestão informacional, bem como fomentar o acesso à informação. Neste sentido, O Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Pará - Tucuruí adotou como um dos seus sistemas o Sistema Integrado de Gestão com conceito ERP, que gerencia numa mesma ferramenta as diversas atividades institucionais, porém o foco desta pesquisa é o módulo Protocolo do Sistema de Patrimônio Administração e Contrato, onde se desenvolve as atividades que vão desde a produção até a destinação final dos documentos. O objetivo geral é compreender como a inteligência Arquivística pode potencializar as habilidades dos usuários internos do SIPAC Protocolo no IFPA Campus Tucuruí. Para isso, nos objetivos específicos se propõe: Sistematizar teoricamente os temas abarcados na pesquisa; Explorar as experiências de implantação de sistemas ERP e do SIG; Conhecer o funcionamento do SIPAC protocolo; identificar os usuários, suas necessidades, práticas, habilidades e suas possíveis dificuldades no uso do sistema; Apontar soluções no universo da Inteligência arquivística, que possa aperfeiçoar e/ou desenvolver práticas relacionadas ao processo de busca, acesso e uso da informação arquivística. Metodologia: o método escolhido foi o estudo de caso no IFPA Campus Tucuruí, contemplando uma pesquisa bibliográfica, seguida de Revisão Bibliográfica Sistemática, acompanhada de uma pesquisa documental. E por fim uma consulta a Universidade Federal do Rio Grande do Norte e estudo de usuários com a aplicação de entrevistas e questionários com os servidores do campus Tucuruí e com o Diretor de Tecnologia da Informação Reitoria, a fim de identificar e/ou confirmar as dificuldades dos usuários em relação ao sistema. Resultados: Os usuários do SIPAC Módulo Protocolo são internos, servidores técnicos administrativos e docentes no exercício das suas atividades, a qual confirmou-se que possuem dificuldade na utilização do sistema, que estão mais relacionadas com a falta de treinamento e a intuitividade do sistema, compreendem em sua maioria que o papel do arquivista está relacionado com o arquivo e os usuários. Além disso, confirmou-se que esta necessidade de desenvolvimento de habilidades relacionadas às práticas arquivísticas podem ser aperfeiçoadas a partir da teoria e métodos arquivísticos considerada Inteligência arquivística, a partir de um plano de ação inicial proposto para ser executado por um arquivista.
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ELIETE DE SOUSA PEREIRA
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Diagnóstico do Arquivo da Justiça Federal do Pará: estudo de caso do Tribunal Regional Federal da Primeira Região
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Orientador : CRISTIAN BERRIO ZAPATA
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Data: 22/08/2023
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A importância dos arquivos judiciais e da sua gestão impulsionou o judiciário brasileiro a assinar um acordo de cooperação no ano de 2008 entre o Conselho Nacional de Arquivo (CONARQ) e o Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Percebeu-se que a criação de legislação específica para a gestão de documentos judiciais não era suficiente para garantir a preservação da informação arquivística. Adicionalmente, o processo de informatização trazido pelo novo milênio junto com o desejo de aplicar o formato MoReq-Jus nestes registros, trouxe diversos desafios para a gestão e preservação destas unidades. Neste contexto, os arquivos judiciários estão em um momento de mudanças profundas e este trabalho objetiva entender tais desafios na Amazônia, por meio da análise do caso do arquivo do Tribunal Regional Federal Um (TRF1), seccional do Estado do Pará. O objetivo específico deste trabalho foi analisar os pontos fortes e fracos do Arquivo do TRF1 na Gestão de Documentos frente às ameaças e oportunidades que o novo contexto oferece. Para isso foi utilizado o Diagnóstico Arquivístico como meio para abordar o planejamento e gestão estratégica da instituição em contexto. Este estudo foi desenvolvido em duas fases: (1) análise do contexto do Arquivo e (2) análise interna da unidade. Na primeira fase foi aplicada a sistemática PEST (análise do entorno Político-normativo, Econômico, Sociocultural e Tecnológico), e integrou-se a perspectiva da Análise de Sistemas Suaves com a sistemática CATWOE (Customer, Actor, Transformation, Worldview, Owner, Environment). Na segunda fase estudou os recursos, capacidades e competências genéricas e distintivas presentes ou em falta no arquivo e na instituição. A coleta de informações usou análise documental, entrevistas semi guiadas, questionários e observação de campo. As evidências foram organizadas utilizando uma matriz Strengths, Weaknesses, Opportunities, Threats (SWOT). Como conclusão, o diagnóstico SWOT foi analisado junto aos membros do Arquivo para identificar os elementos de maior impacto positivo e negativo na gestão do arquivo, bem como os mais urgentes ou de médio e longo prazo. Com este diagnóstico, espera-se contribuir para o planejamento e gestão estratégica do Arquivo do TRF1 de cara ao seu aprimoramento contínuo no que tange às suas funções arquivísticas.
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ROSANA PATRICIA DOS SANTOS MOREIRA
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REPOSITÓRIOS INSTITUCIONAIS DA UFOPA, UFPA E UFRA: avaliação da qualidade da indexação a partir dos elementos de Política de Indexação
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Data: 13/07/2023
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Essa pesquisa discorre sobre a avaliação da qualidade da indexação nos repositórios institucionais, de acordo com os elementos da política de indexação: exaustividade, especificidade, revocação e precisão. O estudo está inserido na linha de pesquisa Organização e Representação da Informação, com objetivo de investigar a qualidade da indexação dos documentos inseridos nos repositórios institucionais das Instituições de Ensino Superior do Pará. A pesquisa tem como justificativa: a importância da organização do conhecimento para possibilitar o acesso às produções científicas dos repositórios institucionais. Como problemática da pesquisa, tem-se o seguinte questionamento: de acordo com os elementos da política de indexação: exaustividade, especificidade, revocação e precisão, a qualidade da indexação realizada nos Repositórios Institucionais da UFOPA, UFPA e UFRA podem atender satisfatoriamente às necessidades informacionais dos usuários dessas instituições? Tendo como objetivo geral: a contribuição para a Ciência da Informação, colaborando para a organização do conhecimento e da informação, bem como incentivar a reflexão quanto a importância da indexação para a organização e recuperação do conhecimento. Os objetivos específicos são: a) realizar levantamento bibliográfico, a fim de proporcionar subsídios para construção do arcabouço teórico quanto a conceituação, processo e finalidade da organização do conhecimento, indexação, política de indexação, avaliação da indexação e repositórios institucionais; b) investigar como se dá o processo de indexação realizado pelos profissionais nos repositórios institucionais da UFOPA, UFPA e UFRA a partir de aplicação do Protocolo verbal Individual (PVI) e Questionário; c) avaliar a qualidade da indexação a partir das categorias elaboradas por meio dos elementos de política de indexação: exaustividade, especificidade, revocação e precisão. A pesquisa tem como metodologia: uma abordagem qualitativa, por meios dos instrumentos: protocolo verbal individual e questionário, aplicados aos bibliotecários indexadores dos repositórios institucionais. Como resultados, considerou-se que a qualidade da indexação segue os padrões dos elementos exaustividade e revocação, os demais precisam de mais aprofundamento para serem atendidos pela qualidade da indexação. Observou-se que a configuração do ambiente dos repositórios é um fator que pode influenciar na qualidade da indexação de forma negativa, pois há escassez de profissionais para a demanda dos repositórios. Além disso, constatou-se a necessidade aprimoramento tanto da tarefa de indexação quanto a capacitação dos profissionais que atuam nesse serviço.
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JAIRO JACQUES DOS PASSOS JUNIOR
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AS CONTRIBUIÇÕES DA LEI DE ACESSO À INFORMAÇÃO AO ACESSO AOS ARQUIVOS DA DITADURA MILITAR No PARÁ: experiências a partir das comissões da verdade
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Data: 28/06/2023
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Introdução: A ditadura militar brasileira foi marcada pela repressão aos opositores do regime e por graves violações de direitos humanos. Em 2011, foi aprovada a criação da Comissão Nacional da Verdade que ensejou a instalação de dezenas de comissões da verdade, incluindo no Pará. Concomitantemente à criação da Comissão Nacional da Verdade, foi aprovada a Lei de Acesso à Informação para, entre outros objetivos, facilitar o acesso aos arquivos sobre violações de direitos humanos. Objetivo: Compreender a relação da Lei de Acesso à Informação com os arquivos da ditadura militar no Pará por meio da análise dos trabalhos das comissões da verdade paraenses. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa qualitativa, histórico-documental, baseada em revisão de literatura, no relatório final da Comissão Estadual da Verdade e Memória do Pará, e em entrevistas semiestruturadas com membros das comissões e profissionais ligados às instituições que custodiam esses documentos. Para compreender a relação da Lei de Acesso à Informação com os arquivos da ditadura militar no Pará, foi analisado o contexto de regulamentação da Lei de Acesso à Informação, as comissões da verdade e o acesso aos arquivos. Resultados: Foi possível identificar a centralidade do acesso à informação para a construção da memória coletiva, implementação dos mecanismos de Justiça de Transição e investigações sobre violações de direitos humanos. Em contrapartida, a partir das experiências dos entrevistados, as contribuições da Lei de Acesso à Informação ao acesso aos arquivos da ditadura militar no Pará parecem ser tímidas, embora tenha sido possível identificar que os arquivos tiveram papel fundamental nos trabalhos das comissões. Na perspectiva dos detentores dos acervos, emergiu a importância do projeto Memórias Reveladas para o recolhimento e disponibilização dos arquivos da ditadura militar. Conclusões: Apesar das dificuldades de acesso aos arquivos, as comissões da verdade do Pará desenvolveram pesquisas que contribuem para a compreensão do período ditatorial no estado. A regulamentação da Lei de Acesso à Informação é fundamental para o exercício do direito de acesso à informação, para além das investigações sobre direitos humanos. O projeto Memórias Reveladas contribuiu para o recolhimento de acervos sobre a ditadura militar nas instituições arquivísticas.
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MARA PATRICIA CORREA GARCIA
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DADOS ABERTOS DE PESQUISA: ESTUDO DE CASO NOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO DA ÁREA DA SAÚDE DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ
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Data: 27/06/2023
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Discute o compartilhamento de dados abertos de pesquisa por docentes e pesquisadores de três Programas de Pós-Graduação em Saúde da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), que são: Ciências da Saúde, Ciências Farmacêuticas e Inovação Farmacêuticas. O objetivo central da pesquisa consiste em investigar as percepções e práticas de compartilhamento de dados de pesquisas de programas de pós-graduação em saúde da UNIFAP, sendo os objetivos específicos: a) Identificar as percepções dos docentes permanentes dos programas de pós-graduação em saúde da UNIFAP sobre compartilhamento de dados de pesquisa; b) Mapear as práticas de compartilhamento de dados de pesquisa; c) Apresentar o panorama das percepções e práticas por área do conhecimento/programas. Quanto aos objetivos trata-se de uma pesquisa exploratória e descritiva, com abordagem predominantemente qualitativa, por meio de um estudo de caso, com escopo investigativo sobre compartilhamento de dados de pesquisa, tendo a UNIFAP como locus da pesquisa, para operacionalizar a pesquisa utilizou-se o questionário electrônico e o protocolo de entrevistas com os docentes pesquisadores dos programas da área da saúde, sendo assim, participaram da pesquisa 12 pessoas. Adicionalmente, fez-se uma triangulação de dados, enquanto técnica de análise de dados, baseada em fontes distintas de evidência empírica, a fim de assegurar maior robustez aos resultados. Os resultados apontaram que os docentes tem ciência sobre compartilhamento de dados de pesquisa, embora saibam pouco sobre a Ciência Aberta. Com relação as práticas de compartilhamento de dados, a pesquisa aponta a maioria compartilha dados informalmente, isso pode estar relacionado ao fato da instituição não possuir uma Política de Gestão de Dados. No que se refere à prática, percebeu-se que os pesquisadores tem receio no compartilhamento de dados de pesquisa. Por fim, destaca-se a importância e necessidade da adoção dos instrumentos de normalização da instituição para respaldar o compartilhamento e a segurança dos dados sob várias perspectivas (a reprodutibilidade da pesquisa, a citação, a confiança, a credibilidade, o registro científico).
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EDDIE CARLOS SARAIVA DA SILVA
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REPRESENTAÇÃO DA INFORMAÇÃO NA CATALOGAÇÃO NA PUBLICAÇÃO: ESTUDO NAS BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS DAS INSTITUIÇÕES PÚBLICAS DE ENSINO SUPERIOR DA REGIÃO NORTE-BRASIL
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Data: 14/06/2023
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A Organização da Informação que por si tem o objetivo de estreitar as relações entre os produtos informacionais e o acesso por parte dos usuários, quando vinculado a Representação da Informação foca no processo de descrição do material e do conteúdo, seguindo fiel aos dados do material e pensando estrategicamente o que é relevante na busca e recuperação pelo usuário. O processo da Representação da Informação pode ser visto na elaboração da Ficha Catalográfica, serviço ofertado por parte das Bibliotecas Universitárias que podem variar entre as unidades de informação e as Instituições de Ensino. Devido a essa diversidade que pode ser encontrada no produto da ficha catalográfica é gerada a seguinte questão: Como é o processo da Organização da Informação na Representação da Informação em fichas catalográficas nas Instituições Públicas de Ensino Superior da Região Norte, Brasil. Tendo como justificativa a necessidade de padronização da informação por apresentar uma diversidade, tanto por profissionais graduados e experientes quanto por usuários (leigos ao processo de catalogação) do formato automatizado. Com isso, essa pesquisa tem como objetivo analisar a contribuição da Organização e Representação da Informação em Fichas Catalográficas nas Instituições Públicas de Ensino Superior da Região Norte, visando a recuperação da informação às unidades de informação e aos usuários. E para tal, objetivos específicos foram estabelecidos com o propósito de conduzir a pesquisa no alcance dos resultados: a) Estudar a organização e funcionalidade do formato manual e automatizado de fichas catalográficas; b) Identificar o serviço de ficha catalográfica entre as Instituições Públicas de Ensino Superior da Região Norte, quanto a prestação, procedimento e formato do serviço disponibilizado; c)Analisar a elaboração e incidência da ficha catalográfica disponibilizada pelas Instituições Públicas de Ensino Superior da Região Norte. O percurso metodológico está construído quanto ao objetivo como pesquisa descritiva, de abordagem quali-quantitativa e de natureza básica. No que diz respeito aos tipos de procedimentos foram adotados como métodos de pesquisa: pesquisa bibliográfica, pesquisa documental, pesquisa de campo e estudo de caso múltiplos, fazendo uso dos seguintes instrumentos para coleta de dados: levantamento (bibliográfico, documental e de dados), observação direta, questionário eletrônicoe entrevista e, além disso, para análise dos dados coletados optou-se pela análise de conteúdo. Quanto aos resultados esperados, almeja-se evidenciar a diversificação no serviço/produto da ficha catalográfica junto as Bibliotecas Universitárias; elencar os erros e/ou falhas mais comuns na elaboração da ficha catalográfica, seja no formato tradicional ou automatizado e; ressaltar a obrigatoriedade estipulada pela Resolução n. 184/2017 - Conselho Federal de Biblioteconomia.
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MANUELA SOUTELLO MENDES DA FONSECA SANTOS
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MUSEUS UNIVERSITÁRIOS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ: Um olhar da Ciência da Informação e da Museologia
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Data: 18/05/2023
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No contexto brasileiro, os museus universitários surgiram com a criação das Universidades, majoritariamente nos anos 1950. Apesar de existirem museus exercendo atividades de ensino e pesquisa, a aglutinação das Instituições veio como uma resposta a sociedade moderna. Na Universidade Federal do Pará (UFPA) existem diversos espaços autointitulados de “museu”, ora com características próprias de museu, ora de coleção, ou até centro de ciências. Em vista da pluralidade de locais e tríade ensino, pesquisa e extensão, surgiu a questão: Qual a integração entre as ações de pesquisa, ensino e extensão dos museus, coleções e núcleos museológicos da UFPA e a política universitária desta Instituição? Deste modo, a presente pesquisa, de caráter descritivo, documental e bibliográfico, tem como objetivo mapear os museus, coleções e núcleos museológicos universitários, sob a ótica da Ciência da Informação e da Museologia, investigando as ações de ensino, pesquisa e extensão, a fim de estabelecer, ou não, a integração com as ações propostas pela Instituição. A partir do mapeamento exclusivamente online, encontramos 14 núcleos museológicos, distribuídos em seis Institutos, dois Núcleos e uma Unidade. Destes, coletamos informações no Portal da UFPA, nos sites dos Institutos e dos espaços, quando há, nos Regimentos, Planos de Desenvolvimento das Unidades (PDU) e relatórios de atividade. Além de artigos científicos, quando encontrado. Como resultado, elaboramos um resumo sobre cada espaço e, fundamentado neles, observamos que: 06 espaços estão abertos à visitação, exercendo a comunicação com o público interno e externo à Universidade; em 07, identificamos produções acadêmicas próprias ou sobre a seu respeito; 05 estão cadastrados na Plataforma Sucupira; dentre outros resultados. Concluímos que a maior parte dos espaços está em consonância com as políticas universitárias da UFPA, porém carece de reconhecimento pela Instituição e pelas próprias unidades que são subordinados. Salientamos que uma possibilidade de destacar os museus e coleções universitárias, e criar o diálogo entre si, é através de uma rede de museus, a exemplo de outras Universidades. Almejamos que as reflexões realizadas possam contribuir para o debate sobre a temática, a importância e o papel no contexto da Instituição. Sob a ótica da Ciência da Informação e da Museologia, ambicionamos demonstrar como estes espaços se organizam e interagem dentro da Universidade Federal do Pará.
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NADIA ARAUJO DA SILVA
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DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA E FAKE SCIENCE SOBRE COVID-19 EM SERVIÇOS DE REDES SOCIAIS ONLINE: Uma análise de perfis de brasileiros no Facebook
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Data: 27/04/2023
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Introdução: A Sociedade em Rede tem empregando o uso de tecnologias, valorando a informação e as Tecnologias de Informação e Comunicação com o propósito de aumentar a capacidade de adquirir novos conhecimentos e ampliar a integração de pessoas na comunicação em tempo real e sem barreiras. Neste contexto, parte dos indivíduos se tornaram usuários de Serviços de Redes Sociais Online sendo um dos objetos de estudo da Ciência da Informação. Durante a pandemia de COVID-19, os usuários buscaram informações sobre a situação epidemiológica nestes serviços em postagens (audiovisuais ou textuais), um fenômeno que também passou por construções de narrativas alternativas, também chamadas de pseudociência, passando a ser compartilhado em mensagens desinformativas. A informação precisa ser respaldada em conhecimento científico e se tornou essencial no combate às Fake News e ao Fake Science, especialmente pelos profissionais de informação. Problema de Pesquisa: O contexto dos Serviços de Redes Sociais Online na pandemia de COVID-19 evidenciou clusters em que a desinformação sobre ciência (Fake Science) apresenta, por meio de uma inferência, força igual ou maior do que a divulgação de fontes confiáveis de informação científica de perfis institucionais, acarretando uma baixa divulgação, interação e alcance de informações confiáveis aos usuários de Serviços de Redes Sociais Online sobre temas importantes para o combate ao COVID-19. Objetivo: Mapear as interações que ocorrem nas Redes Sociais Online a partir da análise das publicações sobre COVID-19 realizadas por divulgadores científicos, com intuito de identificar o alcance destas informações de domínio da saúde. Como objetivos específicos, propõe-se: identificar, selecionar e descrever perfis dos divulgadores científicos digitais e a atuação destes atores sociais em Serviços de Redes Sociais Online sobre o tema COVID-19; e um perfil de controle relacionado com Fake Science para compreender por comparação a atuação dos divulgadores científicos brasileiros; desenvolver e aplicar um instrumento de coleta de dados para transformação de dados de Serviços de Redes Sociais Online em dados analisáveis pelo método de Análise de Redes Sociais, e; criar um banco de dados com dados coletados e realizar uma análise de conteúdo entres as postagens de divulgação científica que compõem a amostra, a fim de observar as contribuições destas postagens para o combate a desinformação sobre a COVID-19. Justificativa: A pesquisa é relevante, pois o momento de pandemia trouxe questionamentos em relação à fonte da informação, à validade do dado e a Ciência da Informação atua em áreas que englobam investigar o fenômeno da desinformação, da garantia da transparência governamental, e fornece referências sob sua ótica para a computação desenvolver novos serviços em ambientes digitais. A comunicação científica enfrenta o desafio de selecionar informações, fontes e documentos entre tantas informações supérfluas na internet e a cronologia elaborada pelos usuários do Facebook se tornará a memória futura, sendo interessante pesquisar os Serviços de Redes Sociais Online para o entendimento fundamental das crenças e valores, observando os usuários a partir dos vínculos estabelecidos no ciberespaço. As organizações de conhecimento científico dependem da credibilidade que os indivíduos. Os divulgadores científicos digitais fornecer fatos e resultados relevantes, transformados em informações sobre o que está acontecendo na ciência aos usuários de Serviços de Redes Sociais Online com o intuito de promoverem a cidadania, a política e a transparência de suas ações. Procedimentos Metodológicos: As estratégias adotadas para a execução da pesquisa foram realizadas por meio de métodos combinados: a) revisão de literatura, contendo os resultados da pesquisa bibliográfica; b) Análise dos perfis selecionados no Facebook; c) Análise dos dados por Análise de Redes Sociais; d) A análise qualitativa das postagens para a categorização e codificação. Resultados: Na revisão bibliografia, utilizada como marco teórico da pesquisa, foram coletadas 46 comunicações científicas, sendo que 12 foram utilizadas na pesquisa. No caso das postagens, foram coletadas um total de 2.123 postagens publicadas entre os dias 2 de janeiro de 2020 e 16 de dezembro de 2021, de forma assímetrica, ou seja, cada um dos perfis analisados publicou quantidades distintas neste período. Deste total de postagens, analisou-se 949 postagens. Para na análise, as postagens possibilitaram o uso de dados de 2.129 comentários, utilizados na Análise de Redes Sociais. No caso dos resultados qualitativos, por meio da análise das postagens, foram desenvolvidas duas categorias Fake Science (com dados o perfil de controle) e Divulgação Científica (com dados dos perfis de divulgação científica). Cada categoria possuía um conjunto de códigos específicos, sendo que para Fake Science são os códigos: Antivacinas, Desinformação, Discurso de Ódio, Fact-checking, Mídia Bolsonarista, Negacionismo Científico, Padrões e Testemunho Falso. No caso da categoria Divulgação Científica foram utilizados os códigos: Discurso de Autoridade, Educação Científica, Epistemologia, Mídia Científica, Padrões e Vacinação. Todos estes códigos tem origem na interpretação da pesquisa a partir dos resultados de pesquisa da revisão bibliográfica. Na categoria Fake Science, os principais códigos identificados em trechos das postagens foram: Mídia Bolsonarista, Negacionismo Científico e Desinformação, representando 65,00% das codificações. Na categoria Divulgação Científica, os principais códigos foram: Padrões (45,60%), Mídia Científica e Discurso de Autoridade, representando 87,10% das codificações. A partir da análise de trechos das postagens - e a relação destes com códigos das categorias - foi possível sintetizar padrões e diferenças entre a atuação estes perfis. Conclusão: Conclui-se que o objetivo da pesquisa foi alcançado, porém com certos impedimentos. A amostra relacionada aos perfis de divulgação cientificas foram coletadas a priori da análise, ou seja, todos os dados a serem utilizados foram coletados em um só período. Todavia, é importante ressaltar que no curso da pesquisa ambos os perfis de divulgação científica no Facebook foram excluídas pelas proprietárias, dificultando algumas impressões que poderiam estabelecer mais camadas qualitativas nas informações das postagens, como, por exemplo, a verificação de estilos no uso de imagens, impedindo o comparativo com perfil controle (que continuava ativo no momento de elaboração da dissertação).
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DEJAN MARTINS CONCEIÇÃO
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OCASIÕES DE COLETA DE DADOS DE USUÁRIOS POR SERVIÇOS DE REDES SOCIAIS ONLINE: Análise da Documentação Jurídica para a formação dos Trending Topics do Twitter
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Data: 31/03/2023
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Introdução: Serviços de Redes Sociais Online são serviços que auxiliam o processo de comunicação e inter-relacionamento de indivíduos e empresas por meio da internet, ampliando o alcance das Redes Sociais. O movimento de usuários nesses serviços tem criado fluxos de dados jamais presumidos, e as informações geradas por esses fluxos despertam o interesse de pesquisadores e empresas de tecnologia. Problema de Pesquisa: Portanto, é importante que a documentação jurídica apresente as ocasiões nas quais os dados de usuários são coletados pelo Serviço de Redes Sociais Online Twitter, permitindo o mapeamento de características que possam subsidiar os processos de coleta de dados para o direcionamento de conteúdo e na construção do que é apresentado nos Trending Topics sejam eles orgânicos ou artificiais — problema desta pesquisa. Objetivo: Identificar na documentação jurídica de Serviços de Redes Sociais Online as ocasiões nas quais ocorrem os processos de coleta de dados de usuários, especialmente voltados ao contexto de interações de usuários para a formação de Trending Topics. Como objetivos específicos, propõe-se: Mapear ocasiões de coleta de dados possíveis, por meio da documentação jurídica; Determinar quais conjuntos de dados de usuários podem ser coletados; Identificar características dos Trending Topics e relacioná-las com as estruturas e os conjuntos de dados coletados pelo serviço. Universo de Pesquisa: Para a composição do universo de pesquisa, optou-se pela análise da documentação jurídica do Twitter, pois foi o primeiro Serviços de Redes Sociais Online com atuação global a adotar uma área específica para a exibição dos assuntos do momento. Foram utilizadas duas versões da documentação jurídica: 16 e 17. Em um primeiro momento, na elaboração da dissertação, foi utilizada a versão 16, que entrou em vigor em 19 de agosto de 2021. As informações desta versão foram utilizadas no marco teórico e complementares aos resultados, ou seja, no caso de elementos que foram ocultados ou removidos da versão 17, foram utilizadas informações da versão 16. Justificativa: A partir do momento em que Serviços de Redes Sociais Online como o Twitter passam a influenciar os fluxos de dados que circulam nas timelines dos usuários e lucrar com o fornecimento de serviços e produtos baseados nos dados coletados desses usuários é que surge a necessidade de se entender as ocasiões em que ocorrem esses processos de maneira objetiva, já que a documentação jurídica pode ofuscar tais informações. Procedimentos Metodológicos: As estratégias adotadas para a execução da pesquisa foram realizadas por meio de métodos combinados: Marco teórico, contendo assuntos aderentes ao contexto da pesquisa: história e características do Twitter, seus recursos e as características dos Trending Topics; Análise descritiva da documentação jurídica do Serviço de Redes Sociais Online Twitter, para obtenção de informações referentes às ocasiões de coleta de dados de usuários e conjuntos de dados disponíveis, e; Análise comparativa entre informações das ocasiões de coleta de dados realizados pelo serviço e as características dos Trending Topics. Resultados: Os resultados estão divididos em 2 partes: a) Ocasiões de coleta de dados de usuários, a partir dos Termos de Serviço e da Política de Privacidade, no qual foram inseridos os trechos sobre como os dados são coletados, quais dados podem ser passíveis de coleta e qual o uso ou compartilhamento o Serviços de Redes Sociais Online Twitter indica que será realizado. Ao final desta parte, foi elaborada uma síntese relacionando as ocasiões e os conjuntos de dados com os Termos de Serviço e a Política de Privacidade, e; b) Comparação entre informações identificadas nos Termos de Serviço e da Política de Privacidade e as características dos Trending Topics, por meio de uma análise comparativa entre os resultados da primeira etapa (síntese) e as características dos Trending Topics. Foram identificadas 11 características dos Trending Topics, bem como 15 ocasiões de coleta e 34 referências sobre conjuntos de dados coletados pelo serviço. Na comparação, foi possível estabelecer que as características dos Trending Topics são possíveis por meio de 42 repetições destas ocasiões de coleta, com um total de 390 conjuntos de dados coletados. Considerações Finais: A principal característica do Twitter no que se trata da coleta de dados foi a criação de estruturas que permitem o acesso aos dados coletados, o que se tornou sua marca registrada. Considera-se que o objetivo da pesquisa foi atingido, pois foi possível extrair as informações sobre as ocasiões de coleta de dados e suas estruturas por meio da documentação jurídica do Twitter e assim as relacionar para sua sistematização. As limitações da pesquisa estão relacionadas à tempestividade do Twitter. E as possibilidades futuras são de se utilizar de outras ferramentas e técnicas para realizar novas análises dos dados.
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LARISSA LIMA DA SILVA
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INDEXAÇÃO SOCIAL NO CONTEXTO DA DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA NO SERVIÇO DE REDESOCIAL ONLINE TIKTOK: uma análise no contexto da divulgação científica
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Data: 24/03/2023
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SILVA, Larissa Lima da. Visibilidade da informação baseada em indexação social no TikTok: uma análise no contexto da divulgação científica. 2023. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Pará, Belém, 2023.
Introdução: As tecnologias de informação e comunicação proporcionam autonomia comunicacional aos indivíduos com acesso à internet e seus serviços web. A indexação social, neste contexto, é um método de representação da informação baseada em linguagem natural, em que o usuário da web é o protagonista. No universo dos serviços de redes sociais online, a indexação social pode ser observada sob a forma de hashtags, e sua aplicabilidade compreendida como um recurso potencial para promover a visibilidade da informação. Questão que pode contribuir para os propósitos da divulgação científica em redes sociais online. Objetivo: Realizar uma análise de caráter quantitativo e qualitativo sobre a utilização de hashtags no contexto da divulgação da ciência no TikTok, a fim de identificar as características e estratégias de visibilidade baseadas em indexação social. Metodologia: Pesquisa exploratória de caráter qualitativo e quantitativo, realizada a partir de perfis e vídeos de divulgação científica compartilhados no TikTok no ano de 2022. Está dividida em três fases: 1) seleção, cujo objetivo é determinar as estratégias de identificação e parâmetros de seleção dos dois conjuntos de dados (perfis e hashtags) analisados neste estudo; 2) coleta, cujo objetivo é coletar as informações necessárias para as análises propostas na terceira fase; 3) análise, cujo objetivo é realizar: i) análises quantitativas da amostra; ii) análises das características das hashtags mais populares coletadas; e iii) identificação de possíveis estratégias de visibilidade baseadas em indexação social. Resultados: 172 perfis foram coletados por meio de estratégias de pesquisa aplicadas ao Google Search e ao TikTok, dos quais 17 foram selecionados para a coleta de hashtags. A partir das análises foi possível observar hashtags ligadas ao contexto acadêmico, hashtags genéricas desvinculadas do universo científico, hashtags que identificam ou personalizam a busca por informações veiculadas a um perfil e uma hashtag de cunho político. Foi possível observar a utilização de estratégias de visibilidade baseadas em indexação social nos vídeos destinados à divulgação científica no TikTok. No entanto, conclui-se que a indexação social sozinha não consegue promover a visibilidade de conteúdo no que se refere ao TikTok. Isso não anula a importância da representação da informação neste serviço de rede social online. A indexação social deve ser compreendida como uma parte das ações que ajudam a promover a visibilidade da informação científica no TikTok. Considerações Finais: Ao iniciar o processo de análise percebeu-se que a indexação social é uma de muitas estratégias e recursos que o algoritmo do TikTok se utiliza para segmentar conteúdo. Por isso, para obter um panorama sobre a visibilidade de conteúdo científico no TikTok é necessário que em trabalhos futuros uma ampliação da observação dos mecanismos que promovem visibilidade da informação no TikTok seja realizada. A partir disso, será possível compreender como o algoritmo se beneficia de outros elementos como: a trilha sonora escolhida, as interações do usuário na interface e outros mecanismos que podem contribuir para um conteúdo ser considerado relevante ou não ao usuário e seja recomendado no feed for you deste serviço de rede social online.
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CARLA PATRÍCIA LIMA SILVA
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CONSTITUIÇÃO DA MEMÓRIA INSTITUICIONAL SOBRE SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL DIVULGADA NO ÂMBITO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
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Data: 31/01/2023
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A Memória Institucional é constituída a partir do processo de escolha e seleção do que foi e é relevante para a história de uma Instituição, neste cenário estuda-se o Portal de Notícias da Universidade Federal do Pará e das Unidades Acadêmicas da Instituição para identificar essa relação. A presente pesquisa tem como problema norteador: Como as informações sobre sustentabilidade ambiental divulgadas no âmbito da Universidade Federal do Pará constituem a sua Memória Institucional? Para responder a esse questionamento, tem-se como objetivo geral analisar a divulgação da produção técnico-científica sobre sustentabilidade ambiental gerada no âmbito da Universidade Federal do Pará para a constituição da Memória Institucional. Quanto aos métodos e técnicas de pesquisa, realizou-se um estudo de caso único, para a coleta de dados, e Análise de Conteúdo para a análise dos dados obtidos. De acordo com o recorte delimitado pela pesquisa, foram analisadas cinco fontes de evidencias: Documentos Institucionais da Universidade Federal do Pará e da Assessoria de Comunicação Institucional; Análise, a partir da mineração de dados, das páginas do Portal de Notícias da Universidade Federal do Pará e os sites das Unidades Acadêmicas; Questionário respondido pelos administradores dessas páginas; Entrevista com a Diretora da Assessoria de Comunicação da Universidade e Levantamento da Produção Técnico-científico sobre a temática no Repositório Institucional de Teses e Dissertações da Universidade Federal do Pará. Como resultado, identificou-se que as divulgações realizadas, através do Portal e dos sites das Unidades Acadêmicas, são reconhecidas pela gestão da Universidade como instrumento no alcance da gestão estratégica da Instituição. Há divulgação de informações sobre sustentabilidade ambiental nos sites da Universidade, no entanto a temática pode ser mais trabalhada. A Assessoria de Comunicação reconhece a relevância da temática e vem desenvolvendo estratégias para uma maior disseminação. Quanto a constituição da Memória Institucional, embora haja o reconhecimento de que o Portal é uma forma de Constituição da Memória Institucional da Universidade Federal do Pará ainda não há uma preocupação no sentido de estruturar e mantê-lo sob esta perspectiva, havendo a necessidade de instrumentalizar tal necessidade. Concluiu-se que o Portal de Notícias da Universidade e os sites das Unidades acadêmicas podem ser considerados como instrumentos na constituição da Memória Institucional da Universidade Federal do Pará, embora atualmente não são sejam tratados e nem preparados para atuarem dessa forma, no entanto, podem vir a se tornar lugares de memória institucionalizados.
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ANA ROBERTA PINHEIRO MOURA
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ECOSSISTEMA DA DESINFORMAÇÃO E A SUA RELAÇÃO COM A INFORMAÇÃO ARQUIVÍSTICA
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Data: 19/01/2023
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Como ponto de partida apresenta-se os estudos inerentes ao Ecossistema da Informação, atribuído a ideia de organização de espaços informacionais, dispostos em ambiente digital presentes na atualidade, onde o desenvolvimento e o uso têm avançado e a disseminação de informações falsas e de cunho duvidoso vem ganhando espaço, despertando questionamentos quanto à confiabilidade e autenticidade das informações que estão sendo acessadas e disseminadas pela sociedade. Diante desse cenário, é possível identificar a instalação do Ecossistema da Desinformação atrelado a uma cadeia de fenômenos informacionais vinculados à desinformação, intensificado em contextos econômico, político, cultural e sanitário, requerendo conhecimentos, habilidades e atitudes dos sujeitos envolvidos neste cenário. Nesta perspectiva, surge a seguinte indagação: “qual a relação entre o Ecossistema da Desinformação e a Informação Arquivística e quais as contribuições da tríade Competência em Informação, Competência Midiática e Competência Crítica em Informação nesse cenário?”. O objetivo geral visa relacionar a estrutura e as características do Ecossistema da Desinformação com a Informação Arquivística na corrente pós-custodial, atrelada a estudos da Competência em Informação, Competência Midiática e Competência Crítica em Informação. O objetivo geral está subsidiado por três objetivos específicos: a) sistematizar teoricamente os principais temas arrolados na pesquisa; b) investigar na literatura contemporânea nacional e internacional as relações entre as temáticas: Ecossistema daInformação, Ecossistema da Desinformação e Informação Arquivística; c) desenvolver uma representação conceitual destacando as possíveis relações existentes entre o Ecossistema da Desinformação e a Informação Arquivística, apontando como a tríade Competência em Informação, Competência Midiática e Competência Crítica em Informação podem auxiliar nesse contexto. Como metodologia foi realizado um levantamento bibliográfico, seguido da aplicação de Revisão Bibliográfica Sistemática. Os dados coletados são processados pelo software Wordart, apresentados em uma nuvem de palavras e analisados por meio de Análise de conteúdo. Os resultados desta pesquisa apontam para a incidência de quatro pontos que conversam entre o Ecossistema da Desinformação e a Informação Arquivística, enfatizando as contribuições da tríade de competências, para sujeitos envoltos ao Ecossistema da Desinformação, para Arquivistas e usuários da Informação Arquivística, evidenciando uma discussão entre justiça social, ciência e prática arquivística. Concluindo com Insights para novas pesquisas.
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