Banca de DEFESA: LORRAN WILL LIMA DOS SANTOS

DATA: 26/06/2023
LOCAL: NUMA

OBSERVATÓRIO DO ICMS VERDE NO ESTADO DO PARÁ

ICMS Verde. ArcGis online. Web Aplicação. Sistemas de Informação Geográfica– SIG.

GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar

Os Sistemas de Informação Geográfica – SIG, são muito utilizados hoje em dia por permitirem o armazenamento e manipulação de grandes quantidades de informação georreferenciada para indeterminados usos. As aplicações em web trouxeram um aumento da divulgação da informação geográfica, por meio de mapas, devido à quantidade de utilizadores que usufruem da Internet. Todavia, esta informação contém pouco mais do que as características geográficas de cada mapa, embora haja mais informação sobre os mesmos em artigos científicos, dissertações de mestrado, teses de doutorado centros de pesquisas e outras instituições e sites oficiais de governos. O Grupo de Pesquisa Biodiversidade, Estado e Território – BEST Amazônia, do Instituto de Ciências Jurídicas e Programa de Pós-Graduação em Gestão dos Recursos Naturais e Desenvolvimento Local da Amazônia, ambos da Universidade Federal do Pará, diante das devolutivas de gestores municipais sobre a dificuldade de compreensão sobre a política referida, concebeu um projeto inovador que consiste em criar uma plataforma georreferenciada sobre ICMS Verde do Estado do Pará. Tendo essa dissertação sido desenvolvida em parceria com o Centre National de la Recherche Científique – CNRS, da Université Des Antilles et de la Guyane, o objetivo geral consiste em: é criar um instrumento interativo georreferenciado, a partir de dados secundários sobre o ICMS Verde, visando estimular a compreensão sobre a política pública em questão e auxiliar na gestão ambiental municipal, a partir de informações didáticas. No âmbito dos objetivos específicos: analisar os dados gerados do ICMS Verde, desde sua concepção, criar interfaces de informações acesso baseadas nas variáveis dispostas em cada Decreto sobre o ICMS Verde; e utilizar o Sistema de Informação Geográfica (SIG) como forma de acesso aos dados do ICMS Verde já publicizados. A pesquisa caracteriza-se por ser do tipo qualitativa, de cunho exploratório, pois objetiva a compreensão do objeto por meio da pesquisa bibliográfica e documental. Para concepção da plataforma utilizou-se a plataforma e aplicações em ArcGis.

Externo ao Programa - 1903840 - LISE VIEIRA DA COSTA TUPIASSU MERLIN
Interno - 1152821 - LUIS OTAVIO DO CANTO LOPES
Presidente - 2107081 - RODOLPHO ZAHLUTH BASTOS
Notícia cadastrada em: 23/06/2023 10:13