Apresentação

O Programa de Pós-Graduação em Gestão de Recursos Naturais e Desenvolvimento Local na Amazônia (PPGEDAM) é um Mestrado profissional, aprovado e autorizado pela CAPES, que consolida a experiência de duas décadas de atividades de pesquisa e de formação desenvolvidas, pelo Núcleo de Meio Ambiente (NUMA), da Universidade Federal do Pará.

O PPGEDAM propõe o desenvolvimento de uma estrutura de formação que atenda às demandas da sociedade regional, no que diz respeito à qualificação para a gestão pública ambiental e para o aproveitamento dos recursos naturais na perspectiva do desenvolvimento sustentável, notadamente no que concerne à sua aplicabilidade ao desenvolvimento da esfera local. Este mestrado profissional possui caráter  interdisciplinar e objetiva qualificar profissionais para:

(a) atuar na gestão pública ambiental;

(b) elaborar e desenvolver projetos de uso e aproveitamento sustentável dos recursos naturais;

(c) identificar oportunidades econômicas e sociais de desenvolvimento que privilegiem o uso sustentável da biodiversidade amazônica.

Diferentemente do mestrado acadêmico, o mestrado profissional privilegia uma formação para a gestão e a aplicação de conhecimentos adquiridos, contribuindo para uma melhor tomada de decisão na prática profissional. A ênfase é, portanto, atribuída à prática, capacitando o profissional, externo à academia, para localizar, reconhecer, identificar e, sobretudo, incorporar as pesquisas desenvolvidas no meio acadêmico no exercício da profissão.

Assim, a formação proposta pelo Mestrado Profissional do NUMA, acompanha as transformações verificadas nas duas últimas décadas nas relações entre sociedade e meio ambiente. Transformações que requisitam uma nova gestão dos recursos naturais e uma nova perspectiva de desenvolvimento, buscando ultrapassar, portanto, o maniqueísmo das visões conservacionista e desenvolvimentista, bem como a tradicional concepção de gestão dos recursos naturais pautada em medidas coercitivas e inibidoras do potencial de desenvolvimento local.

Coordenação do Programa

  • - CHRISTIAN NUNES DA SILVA

    Telefone/Ramal: Nenhum conteúdo disponível até o momento

    Telefone/Ramal 2: Nenhum conteúdo disponível até o momento

    E-mail: ppgedam.numa@gmail.com

  • - ANDRE LUIS ASSUNCAO DE FARIAS

    Telefone/Ramal: Nenhum conteúdo disponível até o momento

    Telefone/Ramal 2: Nenhum conteúdo disponível até o momento

    E-mail: Nenhum conteúdo disponível até o momento

SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - castanha.ufpa.br.castanha1