Banca de QUALIFICAÇÃO: JESSICA ANTONIA NUNES GOMES

DISCENTE: JESSICA ANTONIA NUNES GOMES
DATA: 09/06/2016
LOCAL: Núcleo de Medicina Tropical da Universidade Federal do Pará

ESTUDO DA FUNÇÃO TÍMICA ATRAVÉS DA QUANTIFICAÇÃO DE TREC EM PORTADORES DE HTLV-1 COM PET/MAH

HTLV-1. PET/MAH. TREC. Função tímica.

GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Medicina

Introdução: Dos portadores de HTLV-1, 90% permanecem assintomáticos, 2-3% desenvolvem LLcTA, 0,25-4% desenvolvem PET/MAH e os demais evoluem com uveíte e outras manifestações. Na PET/MAH, são encontrados infiltrados de células T CD8+ específicas na medula que destroem as células T CD4+ infectadas, levando a uma resposta imunológica ativada crônica. As células T recém-emigradas do timo são chamadas de células T naïve periféricas, possuem círculos excisados pelo rearranjo dos genes do receptor de células T (TREC) que não duplicam na proliferação celular, sendo um bom indicador para quantificar o número de células T naïve, e são de suma importância para a resposta imunológica. Em pacientes com PET/MAH, os estudos focam na produção de citocinas e fatores de transcrição, sendo pouco estudada a produção de células T naïve pelo timo. Objetivo: Verificar a função tímica de pacientes infectados pelo vírus HTLV-1 através da quantificação do número de TREC em células mononucleares do sangue periférico. Material e métodos: estudo transversal analítico que avalia a função tímica de pacientes infectados por HTLV-1, acima de 18 anos, divididos em dois grupos: com PET/MAH e sem PET/MAH. Será realizada avaliação clínica, coleta de sangue, separação das células linfomononucleares, extração de DNA, curva absoluta de TREC, purificação do DNA plasmidal de Escherichia coli, quantificação do DNA, detecção e quantificação de partículas TREC, isolamento e quantificação do RNA, síntese de cDNA, Quantificação do RNAm da citocina IL-7 e análise estatística, onde serão utilizados o programa BioEstat 5.0 e o Prism 5, para aplicação dos testes: t de Student, Mann-Whitney e correlação de Pearson, com o p-valor menor ou igual a 0,05 como nível de significância.

Externo à Instituição - GEORGE ALBERTO DA SILVA DIAS
Presidente - 1556359 - HELLEN THAIS FUZII
Externo à Instituição - TINARA LEILA DE SOUZA AARAO
Notícia cadastrada em: 20/04/2016 08:51