Apresentação

O programa de pós-graduação em Doenças Tropicais da Universidade Federal do Pará encontra-se no Núcleo de Medicina Tropical da Universidade Federal do Pará na Avenida Generalíssimo Deodoro, 92, Umarizal, Belém, Pará.

O ensino de pós-graduação em doenças tropicais em nível de mestrado foi iniciado no NMT-UFPA em 1994 com a instalação do Programa de Pós-graduação em Doenças Tropicais e tendo como objetivo capacitar profissionais da área de saúde e formar docentes-pesquisadores naquele campo do conhecimento. Essa iniciativa teve como objetivo minimizar a carência regional em recursos humanos com competência para lidar com os diversos aspectos da prevenção e do controle das doenças infecciosas e parasitárias, assim como das nosologias emergentes e re-emergentes decorrentes da ocupação acelerada da Amazônia. Essa ação tem o potencial de fornecer o conhecimento científico necessário para que as autoridades competentes desenvolvam políticas públicas visando à melhoria da qualidade de vida na Amazônia brasileira.
A área de concentração original era Clínica das Doenças Tropicais mas, em 1998, foram efetuadas várias modificações no curso, tendo sido criada uma segunda área de concentração, Patologia das Doenças Tropicais. As modificações efetuadas abriram a possibilidade de profissionais com formação básica noutros cursos de graduação, além de Medicina, cursarem o mestrado.
O curso de doutorado em doenças tropicais aprovado pela CAPES em 2006 tem como objetivo formar pesquisadores de alto nível de qualificação na área das patologias infecciosas e parasitárias e da medicina tropical, capazes de desenvolverem métodos epidemiológicos descritivos, analíticos e experimentais, usando conhecimentos básicos mais sofisticados para a solução de problemas clínicos e epidemiológicos tão presentes na região amazônica. As duas áreas que integram o Programa - Clínica de Doenças Tropicais e Patologia de Doenças Tropicais – são desenvolvidas nos laboratórios do NMT-UFPA, contando com o apoio dos laboratórios de outras unidades da UFPA e do IEC. Elas estão bem estabelecidas em termos da capacitação docente, captação de recursos financeiros juntos às agências de fomento regionais, nacionais e internacionais e o desenvolvimento regular dos projetos de pesquisa no âmbito do Programa.
A proposta do Programa de Pós-graduação do NMT-UFPA tem como princípio aumentar a oferta de recursos humanos regionais, com sólida formação clínico-epidemiológica, sobretudo na área das doenças infecciosas e parasitárias, com inserção na Ecologia, Entomologia, Parasitologia, Microbiologia, Virologia, Imunologia e Patologia. Pretende-se a utilização de modernas ferramentas dessas sub-especialidades básicas, permitindo a compreensão da dinâmica ambiental e o impacto causado pelos fatores epidemiológicos relativos às doenças tropicais como medida de combate, controle e prevenção da saúde das populações amazônicas. O doutorado está estruturado com o perfil temático espelhado pelas suas linhas de pesquisa e um conjunto de estratégias que contemplam expressivamente a formação de recursos humanos para os serviços de saúde, vitalizando o sistema de atenção à saúde em uma região tão carente de recursos humanos especializados, e para a vida acadêmico-científica.

Coordenação do Programa

  • - ANDERSON RAIOL RODRIGUES

    Telefone/Ramal: Nenhum conteúdo disponível até o momento

    Telefone/Ramal 2: Nenhum conteúdo disponível até o momento

    E-mail: Nenhum conteúdo disponível até o momento

  • - HELLEN THAIS FUZII

    Telefone/Ramal: Nenhum conteúdo disponível até o momento

    Telefone/Ramal 2: Nenhum conteúdo disponível até o momento

    E-mail: hellenfuzii@gmail.com

SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - bacaba.ufpa.br.bacaba1