Notícias

Banca de DEFESA: SARA DALTRO TAVARES PAIVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: SARA DALTRO TAVARES PAIVA
DATA: 17/12/2021
HORA: 17:30
LOCAL: Plataforma Google Meet
TÍTULO:

TRABALHO PROFISSIONAL E SAÚDE DOS(AS) ASSISTENTES SOCIAIS NO CONTEXTO DO INSS DIGITAL: um estudo no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) - PA.


PALAVRAS-CHAVES:

Trabalho, Crise do capital, Previdência Social, Serviço Social, Saúde do trabalhador.


PÁGINAS: 303
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Serviço Social
SUBÁREA: Serviço Social Aplicado
RESUMO:

A presente dissertação tem como objetivo geral conhecer e analisar o trabalho profissional do(a) assistente social no contexto do INSS digital, identificando se existe relação entre esta nova forma de organização do trabalho e a saúde dos(as) mencionados(as) profissionais, tendo em vista contribuir com a discussão sobre esta relevante temática, na perspectiva de subsidiar possíveis formas de lutas voltadas para a melhoria das condições de trabalho e consequentemente da saúde dos mesmos. Para tanto, aprofundou-se a compreensão sobre o objeto de estudo à luz da teoria social marxiana e do método histórico e dialético, dada a necessidade da imersão na perspectiva da totalidade social, balizado pelas categorias de contradição, historicidade, mediação. O percurso teórico metodológico que norteou esta pesquisa se baseou em uma revisão bibliográfica sobre as principais categorias deste objeto de estudo: Trabalho, crise do capital, Previdência Social, Serviço Social, Saúde do trabalhador, a partir de autores(as) clássicos e contemporâneos; pesquisa documental sobre os documentos que orientam o trabalho do(a) assistente social no INSS, bem como, aqueles que respaldam o projeto de digitalização da autarquia. A pesquisa de campo ocorreu na modalidade online, tendo como sujeitos 15 (quinze) assistentes sociais que atuam no INSS do estado do Pará. Em se tratando do instrumento de coleta de dados foi utilizada a entrevista semiestruturada e a observação sistemática. A natureza desta pesquisa é qualitativa-quantitativa, partindo do entendimento de que a interconexão entre estes dados é fundamental para o aprofundamento da realidade que se apresenta carregada de múltiplas determinações e contradições. Assim, considerando as análises e reflexões empreendidas com a finalização deste estudo, identificou-se que as formas de controle e gestão do trabalho, via utilização do sistema digital impõe inúmeras mudanças ao trabalho dos(as) assistentes sociais, as quais incidem sobre as condições éticas e técnicas desses profissionais. No que tange ao processo saúde-doença, verificou-se que há relação entre o trabalho exercido no INSS/PA e a saúde de assistentes sociais, que se expressa, sobretudo, a partir de manifestações de desgastes mental relacionado ao trabalho. Em que pese estas contradições inerentes a relação capital x trabalho, observou-se um processo de resistências das assistentes sociais do INSS, sobretudo, a partir da atuação sindical, articulação interna em nível das GEX e externa articulado ao conjunto das entidades da categoria.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 2328999 - DANIELA RIBEIRO CASTILHO
Externo à Instituição - EDVANIA ANGELA DE SOUZA LOURENÇO
Presidente - 2185200 - VERA LUCIA BATISTA GOMES
Notícia cadastrada em: 14/12/2021 15:51
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - | Copyright © 2006-2022 - UFPA - jatoba.ufpa.br.jatoba2