Notícias

Banca de DEFESA: PERLA DA SILVA SANTA ROSA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: PERLA DA SILVA SANTA ROSA
DATA: 26/03/2021
HORA: 09:00
LOCAL: Plataforma Google Meet
TÍTULO:

CONDIÇÕES DE TRABALHO E SAÚDE DOS/AS ASSISTENTES SOCIAIS ATUAM NA POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL: Particularidades do município de Abaetetuba- Pa.


PALAVRAS-CHAVES:

Trabalho; Estado; Condições de trabalho; Reestruturação Produtiva; Saúde do Trabalhador; Sindicalismo.


PÁGINAS: 135
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Serviço Social
SUBÁREA: Serviço Social Aplicado
RESUMO:

Este trabalho tem como objeto de estudo as condições de trabalho do (a) s assistentes sociais que atuam na Política de Assistência Social do Município de Abaetetuba-Pará e sua relação com a saúde desse (a)s trabalhadores/as, cujo principal objetivo foi analisar as condições de trabalho do(a)s assistentes sociais que atuam nos equipamentos da Política de Assistência Social e a sua relação com a saúde do(a)s mesmo(a)s. Fundamentado na perspectiva marxiana e marxista, optou-se pelo materialismo histórico e dialético para a análise e interpretação e análise dos dados. Teve como ponto de partida a realização de uma pesquisa exploratória e descritiva, assim como, uma pesquisa com abordagem qualitativa. Para coleta de dados apropriou-se da pesquisa bibliográfica e de campo. Utilizou-se a técnica da entrevista semiestruturada para a coleta de dados primários e o levantamento bibliográfico envolveu autores que discutem a categoria trabalho, a política de assistência social, a reestruturação produtiva, o Estado neoliberal, bem como, as condições de trabalho e a saúde do(a)s trabalhadores/as na referida política de assistência social. Os resultados apontaram que as condições de trabalho na política de assistência social no município citado, evidenciam um cenário de precariedade e precarização do trabalho que afeta, diretamente, a subjetividade do(a)s trabalhadores/as pesquisado(a)s, provocando sentimentos que configuram sofrimento no trabalho e manifestações de adoecimento pelo trabalho. Constatou-se, também, que apesar da conjuntura atual se apresentar permeada pela violação de direitos, o(a)s trabalhadores/as buscam estratégias de resistência, através dos movimentos sociais como possibilidade de transformação.


MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 3285740 - ANDREA BITTENCOURT PIRES CHAVES
Interno - 2328999 - DANIELA RIBEIRO CASTILHO
Presidente - 2185200 - VERA LUCIA BATISTA GOMES
Notícia cadastrada em: 24/03/2021 15:25
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - bacaba.ufpa.br.bacaba1