Banca de QUALIFICAÇÃO: INGRID CASTRO DE SA PEREIRA

DISCENTE: INGRID CASTRO DE SA PEREIRA
DATA: 07/05/2019
LOCAL: Sala MP07

A PESSOA IDOSA NA POLÍTICA DE SAÚDE DO BRASIL: UM ESTUDO ACERCA DOS SERVIÇOS OFERTADOS NOS ESPAÇOS DOS HOSPITAIS UNIVERSITÁRIOS FEDERAIS EM BELÉM-PA

Política pública, Política de Saúde, Velhice.

GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Serviço Social
SUBÁREA: Serviço Social Aplicado

Este projeto de pesquisa tem como objeto de estudo a política de saúde dirigida para idosos/as. Tem como objetivo geral analisar os serviços ofertados ao idoso/a nos Hospitais Universitários Federais e como objetivos específicos. Identificar os serviços ofertados aos idosos/as nos Hospitais Universitários João de Barros Barreto (HUJBB) e Bettina Ferro de Souza (HUBFS) em Belém-PA, além de analisar como os serviços disponibilizados aos idoso/as no HUJBB e HUBFS, respondem a perspectiva de gênero, raça/etnia e regionalidade. A pesquisa será orientada pelo materialismo histórico dialético, que reúne fundamentos teórico-metodológico necessário ao entendimento ampliado da realidade. Nesse sentido, a política de saúde direcionada a população idosa, materializada nos espaços do HUJBB e HUBFS será examinada pelas premissas que colocam em evidência as desigualdades sociais como elemento fundamental de não garantia dos direitos sociais, políticos e civis. Os procedimentos técnicos de coleta de dados consistirão em levantamento de dados secundários sobre a relação saúde e doença dos idosos/as através da consulta nos endereços eletrônicos da OMS, do Ministério da Saúde, IBGE e FAPESPA. Outra fonte de coleta de dados será o levantamento documental relativos aos serviços e atendimentos prestados aos referidos usuários nos dois hospitais lócus da pesquisa. A entrevista semiestruturada com idosos/as também se consistirá em técnica relevante de coleta de dados.

Externo ao Programa - 2178300 - CELINA MARIA COLINO MAGALHAES
Presidente - 1152642 - MARIA ANTONIA CARDOSO NASCIMENTO
Interno - 2767692 - ROSELENE DE SOUZA PORTELA
Notícia cadastrada em: 06/05/2019 10:33