Banca de DEFESA: JEAN RENE PATRICE

DATA: 31/03/2017
LOCAL: Sala Multimeios da Faculdade de Administração

MIGRANTES HAITIANOS EM SÃO PAULO E SUPEREXPLORAÇÃO DA FORÇA DE TRABALHO

Migração Internacional Haitiana. Força de Trabalho. Superexploração. Dependência. Divisão Internacional de Trabalho.

GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Serviço Social
SUBÁREA: Serviço Social Aplicado

A migração internacional dos haitianos é o fruto da inserção dependente do Haiti ao sistema econômico global. A implicação da MINUSTAH, presente no Haiti desde 2004 sobre a liderança do Brasil, na escolha dos haitianos para virem aos territórios brasileiros, a expansão econômica desse país na primeira década do século XXI, a inserção precária dos haitianos no mercado de trabalho são elementos relevantes de discussão para justificar nosso pressuposto. Desse modo, propomos indagar como os fluxos migratórios dos haitianos para o Brasil podem ser entendidos como um recrutamento de mão-de-obra destinado à superexploração na lógica da divisão internacional de trabalho. Nossa reflexão é norteada à luz da crítica marxista. Uma pesquisa documental foi realizada para determinar o objeto de estudo e para discutir as categorias e a história da migração haitiana. Também, realizamos uma pesquisa de campo em São Paulo onde entrevistamos migrantes haitianos, servidores públicos, representantes da Missão da Paz e empregadores. Os dados recolhidos mostram as oportunidades do Brasil são viabilizadas pela MINUSTAH no universo do imaginário dos haitianos que virem para esse país na procura de trabalho. Aliás, as condições de trabalho e de vida dos migrantes haitianos são precárias devido, sobretudo, ao baixo salário e ao desemprego.

Presidente - 6388658 - NADIA SOCORRO FIALHO NASCIMENTO
Interno - 2341581 - MARCEL THEODOOR HAZEU
Interno - 2185200 - VERA LUCIA BATISTA GOMES
Externo à Instituição - JOSEPH HANDERSON