Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: LEIDIANY MARQUES DE SOUZA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LEIDIANY MARQUES DE SOUZA
DATA: 10/06/2016
HORA: 14:30
LOCAL: Sala Videoconferência CTIC/UFPA
TÍTULO:

O TRABALHO DO ASSISTENTE SOCIAL NO INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL/ INSS-PA: da concretização dos direitos previdenciários a operacionalização do Benefício de Prestação Continuada (BPC).


PALAVRAS-CHAVES:

Trabalho profissional, Seguridade Social, Previdência Social, Serviço Social


PÁGINAS: 53
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Serviço Social
SUBÁREA: Serviço Social Aplicado
ESPECIALIDADE: Serviço Social do Trabalho
RESUMO:

   O projeto de pesquisa tem como objeto de estudo o trabalho profissional do assistente social na Previdência Social na Gerência Executiva de Belém. Tem como objetivo geral analisar os determinantes políticos, econômicos e sociais da centralidade do trabalho do assistente social na Previdência Social brasileira que, a partir de 2009, passou a priorizar o atendimento da demanda do BPC vinculado à Política de Assistência Social, secundarizando o atendimento aos segurados para o acesso aos seus direitos previdenciários. Para tal será realizada uma pesquisa de campo pesquisa em 6 agências da Previdência Social localizada em Belém, cujos sujeitos serão: 13 Assistentes sociais, 7 médicos e 7 gerentes das respectivas agências. Terá como principal instrumento de coleta de dados a entrevista semiestruturada que constará de um roteiro pré-elaborado que orientará a realização da mesma. Como aporte téoricometodológico optou-se pela teoria social de Marx e o método materialismo histórico dialético, tendo em vista a tentativa de aproximação sucessiva do real, partindo do pressuposto que a essência do objeto a ser conhecido não se mostra na aparência do fenômeno, o que exige do pesquisador um movimento de aproximação com o objeto, que o nega, que o abstrai e que o concretiza, procurando apreender o conteúdo dessa forma de trabalho para além da sua aparência, mas partindo delas, através das mediações de suas determinações, procurando desvendar as contradições postas nesse espaço sócio-ocupacional. Nesta perspectiva, será realizado um levantamento bibliográfico e documental, objetivando conhecer o estado da arte do objeto de estudo. Assim, inicialmente, considera-se imprescindível a revisão da literatura acerca do tema da pesquisa que está imbricado na concepção e na operacionalização da seguridade social, em particular, no que se refere às politicas de previdência e assistência social, no contexto da crise do capitalismo contemporâneo. Os dados obtidos durante a pesquisa serão tratados tendo como referência o objeto de estudo, em um movimento dialético baseado na contradição, negação e síntese. Assim, a partir das falas, analisar os seus nexos, ou seja, chegar à objetivação do real visto que se trata de um trabalho acadêmico, fruto de empreendimento científico, afastando-se da suposta neutralidade cientifica, visto que essa pesquisa tem um comprometimento com o conhecimento da realidade social, com o fenômeno e com os envolvidos, visando à superação da imediaticidade.
    No caminho de retorno, buscar-se-á entender o quê os dados indicam sobre o objeto de estudo, na perspectiva da totalidade social, a partir das suas contradições sociais. Assim, a sistematização dos dados obtidos na pesquisa será feita através de recorte dos depoimentos dos pesquisados, os quais serão registramos na dissertação de mestrado, cujos resultados serão, posteriormente, apresentados e discutidos com os mesmos.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ANA MARIA BAIMA CARTAXO
Interno - 1876580 - REINALDO NOBRE PONTES
Presidente - 2185200 - VERA LUCIA BATISTA GOMES
Notícia cadastrada em: 08/06/2016 11:58
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - jatoba.ufpa.br.jatoba1