Banca de QUALIFICAÇÃO: EDIANE MOURA JORGE

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: EDIANE MOURA JORGE
DATA: 31/05/2022
LOCAL: Sala Multimeios FAAD

Serviço Social na Amazônia: História e Particularidades da Institucionalização da Profissão.

Amazônia. Serviço Social. História. Institucionalização. Particularidade.

GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Serviço Social
SUBÁREA: Serviço Social Aplicado

O projeto de tese pretende investigar o desenvolvimento da particularidade do processo sócio-histórico da institucionalização do Serviço Social na Amazônia, a qual consideramos importante analisar sob a direção do método crítico-dialético. Seguirá o caminho de uma pesquisa qualitativa adotando procedimentos da técnica de análise de conteúdo, pesquisa bibliográfica e documental. Também, serão usadas as técnicas de entrevista semi-estruturada e grupo focal. Compreendemos ser relevante a discussão na direção do fortalecimento da produção de conhecimento sobre a História da profissão e o desenvolvimento de estudo específico para a região amazônica. O
que queremos trazer é a inserção social da profissão e sua relevância para a sociedade amazônica a partir do estudo das particularidades de sua institucionalização na região. Dessa forma, objetivamos fazer um estudo sócio-histórico sobre os anos da gênese da profissão na Amazônia em relação à totalidade do Brasil. Então, buscaremos registrar dados históricos do surgimento das escolas de Serviço Social no norte considerando os aspectos sócio-históricos da sua implementação e a sua importância para a Amazônia. Queremos compreender as particularidades dessa trajetória e observar os desafios postos ao Serviço Social para essa institucionalização e suas determinações sociais para o estudo e aproximações da realidade histórica.

Externo à Instituição - ESTHER LEMOS
Externo à Instituição - MARIA LÚCIA MARTINELLI
Presidente - 1876580 - REINALDO NOBRE PONTES
Interno - 2767692 - ROSELENE DE SOUZA PORTELA