Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: JHENINFFER PRISCILA MATOS DE FIGUEIREDO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JHENINFFER PRISCILA MATOS DE FIGUEIREDO
DATA: 30/03/2022
HORA: 09:30
LOCAL: Plataforma Google Meet
TÍTULO:

TRABALHO PROFISSIONAL EM TEMPOS DE PANDEMIA: um estudo acerca requisições institucionais postas as (os) Assistentes sociais que atuam nas Políticas de Assistência Social e Saúde na Região Metropolitana de Belém.


PALAVRAS-CHAVES:

Serviço Social; Pandemia; Trabalho Profissional; Requisição Profissional; atribuições e competências profissionais.


PÁGINAS: 60
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Serviço Social
SUBÁREA: Serviço Social Aplicado
RESUMO:

Este projeto de pesquisa, está vinculado à pesquisa intitulada “Projetos Societários em disputa em tempos de pandemia e o exercício profissional do Assistente Social do Pará/Amazônia legal” sob coordenação da Profª. Drª. Cilene Braga em parceria com o Conselho Regional de Serviço Social do Estado do Pará (CRESS-PA 1° Região). Este tem como categoria central o trabalho profissional das (os) assistentes sociais na Política de Assistência Social e na área da saúde no contexto de pandemia da COVID-19, do qual objetiva-se analisar as requisições institucionais postas as (os) assistentes sociais que trabalharam na Política de Assistência Social e de Saúde durante o período de 2020 a 2021, bem como pontuar as principais mudanças e os desafios para a categoria profissional. Se caracteriza como descritivo, utiliza como aporte teórico-metodológico o materialismo histórico e dialético elaborado por Marx. Como procedimento metodológico foi adotado a pesquisa bibliográfica, utilizando como base de dados o Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES e Google Acadêmico, e documental, a partir das orientações normativas do conjunto CFESS/CRESS e de legislações pertinentes ao trabalho no contexto de pandemia. Adotou-se a técnica de análise de conteúdo de Bardin dos dados coletados da pesquisa em que este projeto se vincula. A revisão da literatura apontou que o contexto de calamidade pública ocasionado pela COVID-19 trouxe mudanças e desafios para o trabalho, e principalmente colocar em debate o papel fundamental da (do) assistente social em casos de calamidade pública.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1373339 - CILENE SEBASTIANA DA CONCEICAO BRAGA
Interno - 1876580 - REINALDO NOBRE PONTES
Externo à Instituição - ROSA LÚCIA PRÉDES TRINDADE
Notícia cadastrada em: 21/03/2022 15:47
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - castanha.ufpa.br.castanha2