Banca de DEFESA: VANESSA LETÍCIA DE VASCONCELOS NOGUEIRA

DISCENTE: VANESSA LETÍCIA DE VASCONCELOS NOGUEIRA
DATA: 17/07/2023
LOCAL: Google meet

INDÚSTRIA 4.0: A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL ALIADA AOS CUIDADOS COM A SAÚDE NO ATENDIMENTO AO PACIENTE EM HOSPITAIS UNIVERSITÁRIOS FEDERAIS NO ÂMBITO DA AMAZÔNIA LEGAL

Indústria 4.0. Inteligência Artificial. Cuidados com a saúde

GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração

Pesquisas acerca da temática que versa da Inteligência Artificial (IA) cresceu nos últimos cinco anos a partir de um evento conhecido como 4ª revolução Industrial ou também conhecida como Indústria 4.0. Na área da saúde não é diferente, a inteligência artificial tem desempenhado um papel cada vez mais importante no tratamento de pacientes em várias áreas da medicina. O objetivo desta pesquisa foi identificar de que forma o uso da Inteligência Artificial (IA) como subsídio no atendimento ao paciente vem contribuindo nos cuidados com a saúde. Para tanto, procedeu-se uma revisão bibliográfica a fim de pesquisar sobre o arcabouço teórico que fundamenta a construção da pesquisa, com isso foi elaborado um framework com base nas principais abordagens teóricas trazidas na literatura vigente,em conjunto foi realizada uma pesquisa de campo, que contemplou uma investigação empírica no local onde ocorre o fenômeno, por meio de um roteiro de entrevista semiestruturada com os profissionais de saúde atuam nos Hospitais Universitários Federais (HUFs) localizados no âmbito da região da Amazônia Legal. A pesquisa se justifica pela necessidade de aprimoramento em relação ao atendimento dos pacientes que são assistidos nos HUFs, com o intuito de contribuir com novos modelos de prestação de serviços. Os dados obtidos nas entrevistas com os profissionais das referidas instituições hospitalares foram comparados com os resultados provenientes da revisão da literatura, e as características empíricas da pesquisa trouxeram pontos positivos e negativos em relação ao seu uso da IA no atendimento ao paciente. Como solução, esta pesquisa apresenta um modelo para subsidiar no atendimento ao paciente com inserção da IA nos HUFS, considerando o conceito de isomorfismo mimético, essa prática tender a ser homogeneizada ou padronizada, mediante sua consolidação no mercado.

Interno - 1834019 - CARLOS ANDRE CORREA DE MATTOS
Presidente - 2420698 - CRISTIANO DESCOVI SCHIMITH
Externo à Instituição - GLAUCYA LIMA DAU
Notícia cadastrada em: 13/07/2023 09:31