Banca de DEFESA: ELEIDE ROSE CRISTO DE OLIVEIRA AMARAL

LOCAL: IP09

A RELAÇÃO DOS CRITÉRIOS DE DECISÃO,

DA QUALIDADE DA TOMADA DE DECISÃO ORGANIZACIONAL E DA INOVATIVIDADE GERENCIAL

critério de decisão; qualidade da decisão; inovatividade gerencial.

GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração

O objetivo desta pesquisa é analisar a relação da influência direta do construto critérios de decisão no construto qualidade da tomada de decisão organizacional e, de ambas, em conjunto, de maneira direta e indireta na proxy inovatividade gerencial, ou seja, numa relação de interação mediada. A literatura tem apontado que, quanto mais a gestão tiver habilidade para interpretar os riscos inerentes ao contexto organizacional de maneira mais racional, intuitiva e que vislumbre certo grau de expectativa de que a tomada de decisão seja a mais correta, tanto melhor é a solução para os problemas que as afetam. Isto porque, de forma mais rápida e de maneira inovativa, reorganizam seus recursos por meio da adoção de novos processos gerenciais em ambientes complexos. Assim, a discussão desse trabalho está centrada em tipos de ambientes complexo como das Instituições Federais de Ensino Superior, em que os gestores estão envolvidos na tomada de decisão, com a finalidade de obter a melhor e maior eficácia organizacional a partir de suas escolhas individuais e suas consequências no coletivo da organização. Por meio da aplicação de um questionário estruturado, direcionado aos gestores de uma instituição pública de ensino superior, foram analisadas 159 amostras. O resultado revelou que há influência entre os construtos estudados e a proxy de inovatividade gerencial, desencadeando um melhor desempenho em termos de processos operacionais, assim como na criação de um ambiente operacional mais proativo e inovativo. Observou-se também, no modelo apresentado, que no ambiente organizacional, as ações inovativas tendem a crescer proporcionalmente ao aumento dos níveis dos critérios de decisão adotados em conformidade com a qualidade da tomada de decisão implementada. De abordagem relevante e original, a pesquisa contribui para o conhecimento científico e acadêmico ao investigar a interação de dois construtos numa proxy de desempenho a partir da teoria da decisão, o que aponta para o comportamento dos gestores, no intuito de desenvolver a inovatividade gerencial, frente a um ambiente em constantes transformações, dicotômico e hostil, permitindo, aos mesmos, otimizar sua práxis no cotidiano organizacional. No âmbito social contribui para que as melhorias nas atividades internas da entidade, ao considerar as melhores escolhas em termos de decisão, passando a criar ações mais inovativas e assim, otimizando as políticas públicas, programas e os serviços prestados à comunidade. Por fim, contribui em termos gerenciais, pois, evidenciou que a maior eficiência administrativa e efetividade das ações, são estimuladas pelas inovações gerenciais quando mediadas pela qualidade da tomada de decisão.

Interno - 3419208 - CAMILA CARVALHO RAMOS
Presidente - 2331687 - ISAAC MATIAS
Externo ao Programa - 2275775 - WELSON DE SOUSA CARDOSO
Notícia cadastrada em: 26/04/2023 12:32