Banca de QUALIFICAÇÃO: ALLYSON ALLEN LIMA PEREIRA

DISCENTE: ALLYSON ALLEN LIMA PEREIRA
DATA: 01/10/2021

SOBRE PRÉDIOS E PESSOAS: DA HISTÓRIA À CRIPTO-HISTÓRIA DO PATRIMÔNIO EDIFICADO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ

Patrimônio Edificado. UFPA. Cripto-História. Política Patrimonial. Sociopolítica.

GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar

A Universidade Federal do Pará foi criada em 2 de julho de 1957, quando os debates sobre respeito, preservação e conservação do patrimônio, embora ainda incipientes, já haviam percorrido um caminho relevante (a primeira carta patrimonial fora lançada em 1931). Àquela altura, a Universidade era formada por sete faculdades, que traziam à recém-criada instituição seus prédios-sede, alguns com vultosa história na cidade de Belém, como os casarões das faculdades de Direito e de Medicina. No início da década de 1960, a UFPA vivenciou um período de expansão de seu patrimônio edificado, com a construção e também aquisição de imóveis, incluindo palacetes da belle époque. Passados vinte anos, após a ditadura cívico-militar, houve nova expansão motivada principalmente pela interiorização da Universidade, que, após longo período de abandono e sucateamento, voltou a crescer e se desenvolver já na década de 2000, especialmente durante o governo Lula. Nessa jornada de 64 anos, o patrimônio edificado da UFPA sofreu acentuadas alterações (como esperado), especialmente após a inauguração de seu Campus em 1968. É a história de parte desse patrimônio – e o que ele tem para contar – o objeto desta pesquisa. Dialogando com Riegl, Viñas, Eidorfe Moreira, Ernesto Cruz, e à luz dos estudos de Vitor Serrão, e do conceito de cripto-história, este trabalho analisa o patrimônio edificado perdido pela UFPA e discute a atuação da Universidade em relação a políticas de conservação e preservação patrimonial. Dividida em períodos sociopolíticos, esta pesquisa – cujo resultado tornou-se também um banco de dados iconográfico sobre a Universidade – não se furta a destacar as percepções e vivências das pessoas sobre os prédios que fazem e daqueles que fizeram parte da UFPA, estando ainda presentes, mas com outros usos, ou tendo sido apagados da paisagem urbana da cidade, pelo abandono ou pela locomotiva incontrolável da modernidade.

Presidente - 2495362 - IDANISE SANTANA AZEVEDO HAMOY
Interno - 1278342 - JOHN FLETCHER COUSTON JUNIOR
Externo ao Programa - 327911 - JOSE AFONSO MEDEIROS SOUZA
Notícia cadastrada em: 30/09/2021 11:13