Área de Concentração
Mestrado
ANÁLISE E INTERPRETAÇÃO DO PATRIMÔNIO CULTURAL
Linhas Pesquisa :
› PATRIMÔNIO E SOCIEDADE
ANÁLISE E INTERPRETAÇÃO DO PATRIMÔNIO CULTURAL- Esta linha de pesquisa centra-se sobre os estudos dos diversos conceitos de patrimônio, de sua gênese à diversidade atual. Enfatiza a construção social do conceito de patrimônio cultural e a relação deste com a sociedade e seus vários públicos. Investiga a representação e interpretação do patrimônio cultural. Aborda metodologias e métodos interdisciplinares da pesquisa em patrimônio e sociedade.
› TECNOLOGIAS DO PATRIMÔNIO
ANÁLISE E INTERPRETAÇÃO DO PATRIMÔNIO CULTURAL- A linha busca investigar as especificidades dos bens culturais materiais na Amazônia, considerando seus elementos constituintes nos diversos tipos de acervos do patrimônio cultural sejam estes de bens móveis ou imóveis, mediante seu comportamento frente ao intemperismo tropical reinante e suas alterações. A partir do amplo universo de materiais observam-se tanto o uso de produtos locais quanto aqueles oriundos de procedências distantes, que podiam ser de outros polos do país ou, de origem estrangeira, principalmente da Europa. As pesquisas devem subsidiar estratégias, buscar novas tecnologias e soluções para a preservação dos bens culturais de natureza material, bem como compreender a composição dos diferentes materiais e sua deterioração, viabilizando o desenvolvimento de técnicas de conservação e restauro adaptadas à realidade amazônica, seja pela disponibilidade dos materiais que a região oferece, seja pela compatibilidade dos materiais de intervenção com os históricos e principalmente visando a durabilidade dos procedimentos técnicos adotados. O conhecimento dos materiais e a caracterização das alterações nas condições climáticas locais fornecerão os subsídios para se constituir as bases científicas que atendam a uma demanda regional na salvaguarda do patrimônio cultural brasileiro, que não apenas replique experiências bem sucedidas em outras condições e realidades do país, mas que se coadunem à realidade social, cultural e ambiental amazônicas.
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - jatoba.ufpa.br.jatoba2