Dissertações/Teses

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2023
Descrição
  • LIA SOARES BASTOS CAVALCANTE
  • O INÍCIO DA PRODUÇÃO BRASILEIRA DE REVESTIMENTOS CERÂMICOS E SUA PRESERVAÇÃO NA ARQUITETURA PARAENSE

  • Data: 28/12/2023
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  • Os povos originários brasileiros iniciaram a manipulação de argila bem antes da
    colonização. De fácil acesso e encontrado em abundância, esse material já
    estava inserido no dia-a-dia da população indígena. As peças produzidas faziam
    parte de rituais, adornos, vestimentas e utensílios domésticos que identificavam
    cada povo. Porém, a utilização da argila para fins construtivos desembarcaria
    em solo brasileiro apenas no século XVI, com os colonos portugueses. Tijolos e
    telhas foram os primeiros produtos de cerâmica construtiva a serem fabricados
    com a ajuda dos indígenas brasileiros, ainda de forma manual, para a construção
    de edificações civis e religiosas nesse novo núcleo urbano que tanto contrastaria
    com as aldeias existentes antes da colonização. Em solo europeu, muitas
    edificações já possuíam aplicação de revestimentos cerâmicos (azulejos) e sua
    importação para as colônias aconteceu durante o século XVII para ornamentar
    as edificações mais nobres. A partir desse momento, grande foi o encantamento
    por essas peças coloridas e reluzentes que traziam beleza para as edificações.
    Grande também foi o interesse em iniciar a produção industrial nacional desse
    material. Embasado por uma pesquisa histórico-documental e fundamentado
    pelas teorias contemporâneas do restauro, o presente trabalho estudou a
    trajetória desse processo que culminou na emancipação identitária desses
    elementos de grande relevância para o conjunto de exemplares que contam a
    história dos bens integrados na arquitetura brasileira.

  • AURÉLIO AUGUSTO FREITAS DE MEIRA
  • A HARMONIA ENTRE O NOVO E O ANTIGO: QUANDO A TRANSFORMAÇÃO

    TENDE A ASSUMIR STATUS DE PERMANÊNCIA

  • Orientador : THAIS ALESSANDRA BASTOS CAMINHA SANJAD
  • Data: 28/12/2023
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  • Esta dissertação assume o compromisso em discutir a harmonia entre o novo e o antigo, quando
    a transformação está direcionada a incorporar status de permanência. Deverá construir um
    registro que possa apresentar valores da sociedade, sua identidade, seus valores culturais, o
    modo de vida, assim como a trajetória de formação da referida sociedade compreendendo a
    escala de criatividade projetual associada a legislação vigente, a partir da discussão dos
    parâmetros positivos de preservação. A dissertação tem como objetivos o: apresentar
    procedimentos projetuais contemporâneos aplicados ao edifício Atrium Quinta de Pedras que
    contribuíram para preservação do bem cultural, nas intervenções, nas preexistências;
    compreender a escala de criatividade projetual a partir da legislação patrimonial vigente;
    identificar casos bem-sucedidos de reabilitação, a exemplo do Atrium Quinta de Pedras; discutir
    os parâmetros considerados como positivos à preservação de bens patrimoniais partindo das
    intervenções de transformação (contexto do edifício, uso pretérito, avaliação de sucesso de
    permanência). Para fazer a reflexão crítica nesta dissertação e elaborar um artigo foi selecionado
    um projeto de intervenção já executado e consolidado: o Hotel Escola Atrium Quinta de Pedras.
    A seleção do objeto de estudo foi feita de acordo com os seguintes critérios: o nível de
    intervenção considerando a necessidade de ter acréscimos contemporâneos; Projeto com
    necessidade de mudança de uso; Utilização de tecnologias que contribuem com a
    sustentabilidade ambiental. O objetivo do artigo é apresentar as possibilidades de salvaguarda
    de um bem cultural respeitando a memória com olhar contemporâneo. Todo o trabalho de
    preservação do patrimônio Histórico está necessariamente ligado ao trabalho de restauração de
    obra arquitetônica. São edificações presentes em diversas cidades brasileiras, frequentemente
    descaracterizadas ou em precário estado de conservação, ratificando importante testemunho do
    momento em que foram construídos e oferecem a verdadeira compreensão da história presente.
    Ao finalizar este estudo, podemos afirmar que para preservar a preexistência, será irrelevante
    considerarmos a obrigação de inserir uma leitura contemporânea no cenário arquitetônico.
    Nessa direção, o processo de intervenção e restauro no Hotel Escola Atrium Quinta de Pedras
    é ressignificativo e representa um exemplar que indica a possibilidade da harmonia entre o novo
    e o antigo, já que o referido edifício foi submetido a um processo de restauro, mas manteve o
    status de permanência.

  • JOÃO MARKUS DE MELO PEREIRA
  • PATRIMÔNIO AZULEJAR CAXIENSE: CONTRIBUIÇÕES PARA A
    PRESERVAÇÃO E SALVAGUARDA DO ACERVO DA CIDADE

  • Orientador : THAIS ALESSANDRA BASTOS CAMINHA SANJAD
  • Data: 22/12/2023
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  • O estado do Maranhão é um dos grandes expoentes da azulejaria histórica no Brasil,
    nele é possível encontrar exemplares remanescentes dos séculos XVIII, XIX e XX
    vindos de países como Inglaterra, Holanda, Portugal, França e Alemanha. A primeira
    remessa de azulejos chega à capital São Luís em 1778 e até meados do século XX
    se espalham pelas cidades de Alcantara, Caxias, Guimarães, Rosário e Viana. Em
    Caxias o conjunto passa por um preocupante processo de deterioração que ameaça
    a perda total desses elementos. Por se tratarem de um bem representativo que auxilia

    no resgate da identidade coletiva da cidade e consequentemente do Estado, pretende-
    se investigar e avaliar materiais alternativos para utilizar em reconstituições do vidrado

    de azulejos históricos do século XIX, que podem ser encontrados nessa cidade. Essa
    importante camada que, além de possuir propriedades que conferem proteção a
    superfície aplicada, carrega todo apelo estético desse elemento. O estudo desenvolve
    e avalia materiais alternativos como o pó cerâmico, pó de quartzo, pó de mármore e
    pó de vidro e outro amplamente utilizado em restauros de cerâmicas, o Paraloid-B72.
    Os materiais passaram por analises de difração de raios x (DRX), foram aplicados em
    corpos de prova e realizados testes de brilho, colorimetria, microscopia ótica e
    envelhecimento acelerado através do ensaio de ataque salino controlado. Com isso,
    pôde-se avaliar os materiais em relação a durabilidade, cor e brilho. Como resultado,
    dentre todos, o pó de quartzo se mostrou mais eficiente, porém, os demais materiais

    podem ser aperfeiçoados e adequados a cada contexto em que pretende emprega-
    los.

  • VICTORIA CECILIA ELSIE DANTAS DE FEITOSA MORAIS
  • PRESENÇA E AUSÊNCIA NO MEMORIAL DA CABANAGEM: POLÍTICAS PÚBLICAS DE PRESERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO CULTURAL EM BELÉMPARÁ

  • Data: 11/12/2023
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  • Este trabalho refere-se a uma discussão acerca das políticas públicas voltadas para o patrimônio, propondo a temática voltada para a importância dos protocolos de consulta pública no que diz respeito a implementação de monumentos na cidade de Belém/PA, além de propor critérios para a criação desses espaços, como um instrumento participativo e colaborativo que contribua efetivamente para o compartilhamento de responsabilidades para a preservação do patrimônio. Tem como objetivo estabelecer critérios para a elaboração de um Protocolo de Consulta e Consentimento Prévio para a implementação de monumentos na cidade de Belém/PA. O Monumento utilizado como exemplo foi o Memorial da Cabanagem. A abordagem metodológica será qualitativa, com pesquisa bibliográfica, documental e campo, esta última através de visita ao local e por meio de entrevistas com o Centro Comunitário Nova Marambaia e o órgão responsável pelo Memorial da Cabanagem, SIMM/SECULT/PA. Verificou-se que não houve participação social no processo de implementação do Memorial da Cabanagem. A partir disso, conclui-se que a ausência de participação social nos processos que envolvem a implementação de um monumento provoca o afastamento da comunidade com o patrimônio.

  • YASMIN NIANDRIA DOS SANTOS COSTA
  • ENTRE UM CAIS E UM RIO: PAISAGEM CULTURAL NA AMAZÔNIA TOCANTINA CAMETÁ/PA

  • Data: 22/11/2023
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  • O presente trabalho pretende abrir um diálogo com a região amazônica dentro do campo patrimonial do ponto de vista que integre natureza, materialidade, imaterialidade e sociedade através do uso do conceito de Paisagem Cultural como categoria de análise. Diante da grande área territorial da Amazônia, suas regiões e sub regiões formaram núcleos urbanos que surgiram intrínsecos as condições naturais. A partir disso a cidade de Cametá no Pará será analisada como uma Paisagem Cultural, visto que, o espaço da frente da cidade se caracteriza como fruto das dinâmicas de um municipio que possui seu acesso condicionado pelo Rio Tocantins, sendo assim, constrói um cais acompanhado de feições históricas, naturais e culturais que identificam Cametá e sua significação para a comunidade. Além de utilizar a Paisagem Cultural como leitura patrimonial na região amazônica, já que as condições do bioma favorece paisagens resultantes de trabalhos conjuntos entre corpo social e natureza.

  • ANA PAULA SANTOS DE AVIZ
  • O PROCESSO DE ACAUTELAMENTO PARA BENS CULTURAIS IMATERIAIS NA AMAZÔNIA: A MARUJADA DE DOIS SANTOS E SUAS DIMENSÕES SOCIOCULTURAIS E POLÍTICAS.

  • Data: 20/11/2023
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  • O Patrimônio Cultural Imaterial, ora compreendido pelas formas de expressão da diversidade cultural e da criatividade humana, reflete as identidades culturais dos diferentes povos e grupos sociais no mundo inteiro. Neste trabalho ele será analisado a partir das dinâmicas socioculturais e políticas da Marujada de Dois Santos de Tracuateua-Pa. Compreendida como uma manifestação cultural festiva de aspectos sagrados, com descendência africana que acontece em diversos municípios situados no nordeste da Amazônia Paraense. Esta cultura é transmitida ao longo dos anos pela oralidade, dança e saberes tradicionais, construindo assim a memória e a identidade do povo tracuateuense. Como objeto de estudo científico, a Marujada de Dois Santos se apresenta nas formas de resistência, conhecimentos locais, versando sobre os temas de Patrimônio, Políticas cultural, Turismo e Decolonialidade. O objetivo deste trabalho é discutir a inserção da Marujada de Dois Santos de Tracuateua, no processo de identificação para o Registro da Marujada de São Benedito de Bragança-Pa, que tem o IPHAN como órgão responsável. Para tanto, os resultados estão divididos em dois artigos, no primeiro são identificados e analisados os aspectos materiais e imateriais da Marujada de Tracuateua e examinadas as relações de ensino e aprendizagem dessa comunidade. O segundo artigo, discute os papéis dos órgãos públicos - prefeitura local e IPHAN, destacando especialmente o olhar da comunidade sobre processo de Registro do Patrimônio Imaterial. Os métodos de pesquisa utilizados incluem a análise da literatura bibliográfica, pesquisa de campo e observação participante, realizada durante os anos de 2022 e 2023. 

  • ROSENY RODRIGUES MENDES DE MENDONCA
  • MUSEALIZAÇÃO DO PATRIMÔNIO AMAZÔNICO E A ORGANIZAÇÃO DA COLEÇÃO ETNOGRÁFICA DO MUSEU EMÍLIO GOELDI NO PERÍODO DE 1960 A 2020.

  • Data: 27/10/2023
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  • O processo de musealização de objetos etnográficos surgem nos Museus Brasileiros através das “práticas museais” em que eram “coletados” de seus locais de origem e passavam a ter novos significados no espaço museal. O objetivo dessa pesquisa é investigar o protagonismo feminino na organização e curadoria da Coleção Etnográfica Reserva Técnica Curt Nimuendajú do Museu Goeldi, nas últimas décadas, trazendo uma contribuição para o fortalecimento do conhecimento construído por mulheres no processo museológico brasileiro. Visando compreender esse processo, trazemos para reflexão as perspectivas de Cláudia Leonor Lopez Garcés, Ivelise Rodrigues, Lucia Hussak van Velthem e Suzana Primo dos Santos Karipuna, que são as primeiras mulheres a atuarem na Coleção a partir da década de 1960, rompendo assim com a predominância científica patriarcal. Não queremos traçar hierarquias na musealização de um dos museus mais antigos do Brasil, mas sim ampliar e aprofundar o diálogo intercultural nos Museus Etnográficos, sob a perspectiva da atuação de mulheres no mundo da ciência, uma vez que no período analisado, de 1960 a 2020, a força de trabalho principal de atuação no acervo, é de mulheres. A história das coleções e do colecionismo precisa buscar novas perspectivas, destacando a percepção feminina no espaço museal, para compreendermos que essa trajetória precisa de novas narrativas ou até mesmo ser (re)contada no Brasil.

  • BIANCA DA COSTA MONTEIRO
  • Análise do instrumento de proteção do Patrimônio Natural à luz da Decolonialidade: Portaria No 127/2009 do Iphan.

  • Data: 27/10/2023
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  • Esta pesquisa pretende analisar a influência da Universalidade da Cultura Europeia na construção do Patrimônio Natural, bem como refletir sobre o caráter Pluriversal de interpretação proporcionado pela Portaria nº 127/2009 do IPHAN. Partindo da premissa de que o contexto de pluralidade amazônico proporciona novas perspectivas e compreensões; tendo como problemática o cenário conflitante de degradação da atual relação entre o ser humano e o ambiente natural. Para isso, utilizou-se o método analítico, com o auxílio do Pensamento Decolonial e Desobediência Epistêmica, para identificar de forma crítica as Universalidades e Colonialidades de Poder, para enfim refletir sobre a perspectiva Pluriversal nas proteções, ou seja, a Portaria nº 127/2009 do IPHAN.

     



  • OTAVIO VINHOTE FIGUEIRA
  • O PATRIMÔNIO ARQUEOLÓGICO MUSEALIZADO NO MUSEU DO ESTADO DO PARÁ-MEP: Análise do gerenciamento e os desafios de extroversão

  • Data: 03/10/2023
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  • O gerenciamento do patrimônio arqueológico musealizado sob a guarda do Museu do Estado do Pará (MEP) tem grande ressonância nos processos de extroversão do conhecimento e pesquisas sobre o referido acervo que guarda consigo valores e significados que expressam modos de vida humana na Amazônia no passado. O gerenciamento desse patrimônio é essencial para a preservação, salvaguarda e comunicação no contexto museológico, o qual foi objeto da análise proposta neste estudo a partir de um diagnóstico dos processos e da literatura sobre o tema para responder a seguinte questão: como gerenciar o patrimônio arqueológico musealizado do MEP de modo a permitir que as pesquisas e conhecimentos produzidos sobre o acervo sejam compartilhados de forma ampla e democrática no processo de extroversão? Pela pesquisa documental, observações participativas na Reserva Técnica de Arqueologia, estudo do referencial teórico, e confrontado as hipóteses levantadas, chegou-se as primeiras conclusões sobre a musealização da arqueologia ocorrida no MEP a partir das origens das coleções e suas formas de aquisição, ou seja, doações, compra, projetos arqueológicos e arqueologia preventiva. O patrimônio arqueológico salvaguardo no MEP pertence ao Sistema Integrado de Museus e Memorias – SIMM, órgão da Secretaria de Estado de Cultura do Pará – SECULT. O MEP é cadastrado como Instituição de Guarda e Pesquisa de Bens Arqueológicos pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), e sua Reserva Técnica de Arqueologia recebe materiais provenientes de projetos desenvolvidos pela própria instituição e de arqueologia preventiva, mas no momento não dispõe de áreas de exposição do material arqueológico. O gerenciamento de acervo musealizado deve ser pensado além dos procedimentos de salvaguarda e conservação. A instituição museu deve envidar esforços para que seus acervos sejam compartilhados com a sociedade de forma ampla e democrática, inclusiva e acessível, principalmente no processo de extroversão. O MEP é um agente de gestão e receptor de patrimônio arqueológico. Por isso precisa de autonomia para gerenciar seus acervos, bem como sua política de aquisição e possuir um plano de gestão de arqueologia como componente primário dos processos de gerenciamento a começar no campo.

  • MESSIAS BEZERRA BARBOSA
  • ESQUADRIAS EM FACHADAS NAS EDIFICAÇÕES HISTÓRICAS DE BELÉM / PARÁ: DOCUMENTAÇÃO E AVALIAÇÃO DAS TIPOLOGIAS TRADICIONAIS E NOVAS INSERÇÕES

  • Data: 29/09/2023
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  • As esquadrias são elementos componentes das edificações com funções de proteção, vedação, acesso, iluminação e ventilação dos ambientes. As edificações históricas apresentam diversas tipologias de esquadrias que representam sua trajetória construtiva e estilística bem como as transformações sofridas no tempo. A perda das esquadrias contribui para o empobrecimento do acervo arquitetônico e urbanístico das cidades. Com o objetivo de documentar e avaliar as tipologias de esquadrias tradicionais e novas inserções nas fachadas das edificações históricas esta pesquisa inventariou 306 edificações no primeiro núcleo de ocupação da cidade de Belém (Pará, Brasil), no bairro da Cidade Velha e investigou o uso de madeiras (angelim, ipê, maçaranduba, sucupira, pracuúba e quaruba) em estado natural, envernizado e pintado e do PVC branco, laminado preto e laminado amadeirado como potenciais matérias para novas inserções. Como métodos, foi aplicada ficha de inventário, levantamento fotográfico para análise de campo e aferição de dados formais e análises laboratoriais das amostras selecionadas de madeiras e PVC submetidas às condições naturais intempéricas por um ciclo de 120 dias e aferições periódicas totalizando 6 medições, com o uso de medidor de brilho, medidor de umidade, balança semianalítica, estéreo-microscópio e microscopia eletrônica de varredura (MEV). Os resultados foram organizados em dois artigos: 1) apresenta a identificação dos padrões tipológicos, materiais construtivos, estado de conservação, morfologia e sistemas de abertura e fechamento das esquadrias tradicionais e inserções, bem como traça a genealogia das esquadrias em Belém (PA); e 2) avalia o comportamento ao intemperismo da madeira e do PVC, constatando-se a perda da camada de proteção das madeiras, a variação de volume acentuada nas amostras sem camada protetiva, o que indica maior presença de umidade e no caso do PVC observou-se que a amostra branca manteve suas características físicas preservadas enquanto as amostras laminadas tiveram descolamento parcial da lâmina adesivada. Ambos os materiais demonstraram qualidades e fragilidades, que podem ser norteadoras na escolha de materiais para as novas inserções de esquadrias em edificações históricas.

  • ALLYSON ALLEN LIMA PEREIRA
  • SOBRE PRÉDIOS E PESSOAS:Da História à Cripto-História do Patrimônio Edificado da Universidade Federal do Pará.


  • Data: 22/09/2023
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  • A Universidade Federal do Pará foi criada em 2 de julho de 1957, quando os debates sobre respeito, preservação e conservação do patrimônio, embora ainda incipientes, já haviam percorrido um caminho relevante, ao menos desde a assinatura, em 1931, da primeira carta patrimonial. Àquela altura, a Universidade era formada por sete faculdades, que traziam à recém-criada instituição seus prédios-sede, alguns com vultosa história na cidade de Belém, como os casarões das faculdades de Direito e de Medicina. Na década de 1960, a UFPA vivenciou um período de expansão de seu patrimônio, com a construção de prédios e aquisição de imóveis, incluindo palacetes da belle époque, para hospedar faculdades e unidades administrativas, culminando, em 1968, com a inauguração de sua Cidade Universitária. Durante os anos de 1980, a política de interiorização tornou a Universidade multicampi, ampliando sua atuação e presença no estado do Pará. Essa pesquisa, portanto, conta um pouco da história do patrimônio edificado da UFPA em Belém e discute a atuação da Universidade em relação a políticas de conservação e preservação patrimonial. Dialogando com Aloïs Riegl, Salvador Muños Viñas, Eidorfe Moreira, Ernesto Cruz, e à luz dos estudos de Vitor Serrão sobre o conceito de cripto-história, o trabalho está dividido em períodos sociopolíticos, esta pesquisa – cujo resultado tornou-se também um banco de dados iconográfico sobre a Universidade – não se furta a destacar as percepções e vivências dos indivíduos sobre os prédios que fazem e daqueles que fizeram parte da UFPA: adaptados para outros usos ou apagados da paisagem urbana da cidade, pelo abandono ou pela locomotiva impassível da modernidade.

  • ANA BEATRIZ SALES MOREIRA
  • MATERIAIS ALTERNATIVOS NA SALVAGUARDA DE BENS CULTURAIS: O USO DE RESINA COMPOSTA NA RECONSTITUIÇÃO DO ESMALTE ESTANÍFERO DOS AZULEJOS HISTÓRICOS.

  • Data: 25/08/2023
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  • Atravessando o tempo e as gerações, o patrimônio cultural é uma herança em constante construção. Nele se inserem cenários, pessoas, objetos, costumes, crenças, culturas, memórias, elementos que permeiam o cotidiano. A preservação e restauração de bens culturais é um ofício que carrega consigo a função de resistir, mas que ainda precisa avançar. Os azulejos se inserem nesse sistema à medida que são considerados bens integrados ao patrimônio. São componentes da história, da arquitetura e das heranças coloniais. Nesse sentido, muitos são os problemas encontrados quando se pensa que esses objetos estão sujeitos às ações do clima, umidade, agressões mecânicas, antrópicas e patologias de ordem diversa, inclusive biológica. Os processos de deterioração se concentram sobretudo na interface entre a cerâmica, que é um material poroso, e o vidrado, de constituição amorfa em quase toda sua totalidade. As alterações desencadeadas a partir de então ocasionam o descolamento gradativo da camada vitrificada até o seu completo destacamento. Esta situação se agrava se pensarmos que existem poucas alternativas comprovadamente resistente às intempéries e compatíveis com o material histórico a ser restaurado, para reconstituir a superfície vidrada, o que recai na importância do estudo por materiais adequados para a reconstituição da camada de esmalte estanífero, que é uma das mais vulneráveis e que geralmente apresenta perda. Assim sendo, a partir do diálogo interdisciplinar, o presente trabalho tem por objetivo avaliar o uso de duas resinas odontológicas fotopolimerizáveis no preenchimento de lacunas no esmalte de estanho de azulejos históricos; quanto a compatibilidade de suas características de cor e brilho em relação ao material histórico. Inicialmente foram coletados e avaliados fragmentos do vidrado branco de azulejos históricos portugueses dos séculos XIX e XX para caracterização em microscopia eletrônica de varredura MEV/EDS. Também foram selecionados fragmentos de azulejos com vidrado remanescente para a aplicação de resinas compostas. Foram utilizados dois compósitos resinosos, sendo um nanoparticulado (RCN) e outro nano-híbrido fluido (RCNH). As aplicações foram precedidas de preparo com sistema adesivo fotopolimerizável previamente. Os fragmentos restaurados seguiram para análise em MEV e os resultados mostraram que houve adesão inicial entre as interfaces, evidenciando a transição entre elas. Houve discrepância entre as cores das resinas quando aplicadas no substrato, sendo RCN mais opaca e RCNH mais translúcida. Foi selecionado um corpo de prova para testagem da adesão de pigmentos de restauro em suas superfícies. Os resultados mostraram que houve fixação da pigmentação na superfície resinosa, conforme observado em microscopia óptica. As características de brilho e opacidade das resinas se mantiveram nos pigmentos aplicados. Os estudos indicaram que estas características se aproximam da aparência do esmalte estanífero dos azulejos históricos, o qual corresponde ao objetivo desta pesquisa, e possibilita sua aplicação em condições museológicas. Estudos futuros podem contribuir para melhor compreender o processo de alteração deste material quando exposto às condições climáticas que os azulejos estão sujeitos.

  • YASMIN CALDAS MORAES
  • AS GRADES DE FERRO DOS SÉCULOS XIX E XX NO CEMITÉRIO NOSSA SENHORA DA SOLEDADE EM BELÉM (PA): UMA ABORDAGEM HISTÓRICA, TECNOLÓGICA E SOCIAL.

  • Data: 23/08/2023
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  • O Cemitério Nossa Senhora da Soledade inaugurado em 1850 na cidade de Belém, PA (Brasil), foi construído após sucessivas epidemias de febre amarela, cólera e varíola assolarem a região. Em sua arquitetura mortuária o Soledade apresenta características de cemitérios monumentais, com túmulos que são obras de arte contendo referências ao período gótico, romântico e neoclássico. As sepulturas possuem diversos elementos de construção em metal, inclusive ricamente decorados, como portões, grades e gradis. A presença das grades metálicas no Cemitério da Soledade reflete a utilização histórica desses materiais, principalmente durante os séculos XIX e XX, quando houve um intenso comércio de importação de peças em ferro fabricadas na Europa para uma Belém vivendo o auge econômico do Ciclo da Borracha, impactando diretamente no desenvolvimento urbano e social da cidade. O Cemitério da Soledade recebeu do IPHAN em 1964 o título de Patrimônio Arqueológico, Etnográfico e Paisagístico do Brasil e no ano de 2023 foi transformado em Parque Cemitério da Soledade. Ao longo do tempo as grades de ferro passaram por um processo de acelerada degradação expostas ao intemperismo do meio ambiente e não recebiam o tratamento de conservação e restauro adequado até o recente trabalho de restauração iniciado em 2022 para as obras de transformação do local em Parque Cemitério da Soledade. Enquanto um espaço de memória, o Cemitério da Soledade possui valores imateriais e materiais, e as grades de ferro são bens integrados de singular valor histórico e artístico, sendo objetos-documentos testemunhos dos avanços tecnológicos da humanidade. Desse modo, a presente pesquisa tem como objetivo geral descrever as grades metálicas do Cemitério da Soledade, compreendendo a sua composição física, química e mineralógica, bem como sua história e percepção na visão pública. A dissertação foi desenvolvida seguindo quatro frentes de trabalho: pesquisa histórica, pesquisa documental, estudo de público e pesquisa tecnológica. A pesquisa histórica se deu por meio de leituras de fontes primárias dos séculos XIX e XX como relatórios governamentais, periódicos e álbuns fotográficos disponíveis nos arquivos e bibliotecas públicas do Estado do Pará, com enfoque na história do Soledade, surgimento e produção de grades metálicas destinadas a sepulturas. A pesquisa documental produziu um inventário dos túmulos do Cemitério da Soledade com grades de ferro, com registros fotográficos e diagnóstico do estado de conservação. O estudo de público, aplicado via questionário digital, teve como propósito compreender a percepção social em relação as grades de ferro do Soledade sob a ótica de teorias do restauro. A pesquisa tecnológica submeteu micro amostras das grades de ferro a análises de MEV/SED e DRX. O trabalho resultou na identificação de 168 sepulturas com grades de ferro, em ferro fundido e forjado, que se encontram em estado de conservação ruim ou péssimo, no entanto, passam por uma ação de restauro desde 2022 até o momento atual. No que tange o estudo de público, conclui-se que a população belenense compreende as grades do Cemitério da Soledade como um bem patrimonial que deveria ser preservado. E a pesquisa tecnológica aferiu que as grades são majoritariamente compostas por Fe e C, por meio dos ensaios laboratoriais foi possível identificar duas regiões nas seções: metal não alterado no interior das amostras e metal alterado nas extremidades. A área de metal não alterado apresenta minerais como grafita e caulinita, e na área de metal alterado se identificam principalmente a lepidocrocita e goethita, típicos produtos de corrosão de materiais ferrosos. Os resultados obtidos com a pesquisa contribuem para a salvaguarda do patrimônio industrial na Amazônia, e podem servir de apoio ao desenvolvimento de ações de conservação e restauro voltadas as grades de ferro do Parque Cemitério da Soledade.

  • SONIA REGINA SILVA DO NASCIMENTO
  • WALDEMAR HENRIQUE UM MAESTRO DEMASIADO HUMANO: A WEB SÉRIE “AS CARTAS DE WALDEMAR”

  • Data: 30/06/2023
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  • O presente artigo apresenta o resultado da pesquisa acadêmica de mestrado, que foi a
    inspiração para roteirização e produção audiovisual da websérie “As Cartas de Waldemar”,
    tendo como conteúdo a história de vida do maestro Waldemar Henrique, por meio de sua
    memória individual presente em seus arquivos pessoais e escritas de si. Estes arquivos
    pessoais compõem a Coleção Waldemar Henrique, que se encontra nas dependências do
    Museu da Imagem e do Som e do Sistema Integrado de Museus e Memoriais, na cidade de
    Belém do Pará. Traz como discussão a relevância do processo de musealização para
    conversão dos arquivos pessoais/privados em Patrimônio Cultural, possuidor de valor
    excepcional e de interesse social.

  • SILVANIA DO SOCORRO SALDANHA E SOUSA
  • Fotografia e políticas de patrimonialização: gênero e patrimônio na produção imagética do INRC - Marujada Bragantina

  • Data: 30/06/2023
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  • Esta pesquisa tem como tema a produção fotográfica para o Inventário Nacional de Referência Cultural (INRC) como política pública de salvaguarda do patrimônio imaterial, a partir de uma abordagem da perspectiva das questões gênero e protagonismo da mulher na formação da identidade cultural das marujas de São Benedito de Bragança, no estado do Pará. Considerando a complexidade que reside na relação da fotografia com a salvaguarda de bens culturais e que envolve o próprio estatuto documental do objeto fotográfico, as relações sociais com a cultura visual e, principalmente, as relações de poder que atravessam as iniciativas de patrimonialização da memória, a pesquisa propõe investigar de que modo as relações entre fotografia enquanto política patrimonialista, identidade cultural e questões de gênero, no contexto do protagonismo feminino da Marujada de São Benedito, confluem para a salvaguarda deste patrimônio. Este trabalho se desenvolveu a partir da hipótese de que a fotografia é um dispositivo de preservação nato, de caráter reminiscente, tese suportada por teóricos como Boris Kossoy e Phillipe Dubois. O estudo deste tema examina o arquivo fotográfico e o dossiê produzidos no âmbito do INRC-Marujada, executado pela Faculdade de História da Universidade Federal do Pará (FAHIST/UFPA) - Campus Bragança, em parceria com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). O estudo também realiza análises destes dispositivos com as informações constantes da literatura que versam sobre representatividade de gênero nas políticas preservacionistas do Patrimônio Cultural Imaterial (PCI), em conformidade com os dispositivos de organismos internacionais que disciplinam as políticas para o patrimônio. Para tanto, foram consideradas as importantes contribuições acadêmicas de pesquisadores bragantinos, tais como as pesquisadoras Larissa Fontinele de Alencar, Estér Paixão Corrêa, entre outros. Para o estudo das relações entre identidade cultural e representação, o aporte teórico vem das contribuições do sociólogo Stuart Hall. A imersão na análise das imagens fotográficas, e suas características particulares, encontra suporte nas contribuições de Ronaldo Mathias e José de Souza Martins. Todo esse universo é atravessado pelos debates acerca dos conceitos de patrimônio e cultura que serão embasados especialmente pelas construções de Néstor García Canclini, cujas ideias convergem com o viés sociopolítico preconizado por este estudo.

  • TAMYRES ASSUNÇÃO DA ROCHA
  • O BREGA PARAENSE, AS APARELHAGENS E A CONSTRUÇÃO DE UMA PERCEPÇÃO PATRIMONIAL ALÉM DE SUAS LEGISLAÇÕES

     

  • Data: 29/06/2023
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  • A presente pesquisa objetiva traçar e problematizar a narrativa de construção patrimonial do brega paraense e das aparelhagens, e a relação entre eles, tendo como ponto de referência a vivência destes bens culturais antes mesmo de suas legitimações por meio legal. Uma vez considerados bens culturais através de leis estaduais sancionadas nos anos de 2021 e 2022, há de se considerar a trajetória destes dois símbolos de identidade regional que por anos foram repelidos por parte da própria sociedade que hoje se vê representada neles. Da mesma forma que é importante pontuar esta transformação de significação social destes bens com o intuito de registrar a fluidez anacrônica e dinâmica da cultura. Por ser um trabalho baseado nas Ciências do Patrimônio Cultural, foi fundamental analisar e interpretar a abrangência da legislação em questão, seus requisitos, suas posteridades após a legitimação de um bem, suas origens e sua comunicação com a atual percepção patrimonial. Esta última, sob um olhar plural, pois dada a vasta complexidade de um bem patrimonial, os enquadramentos da legislação não seriam suficientes para abarcar efetivamente as possibilidades de um bem cultural. Desta forma, esta dissertação pretende analisar a construção da percepção patrimonial de um bem cultural (neste caso o brega paraense e as aparelhagens), antes mesmo de sua consagração enquanto patrimônio através das instituições possuidoras do poder de legitimação, analisando ainda as justificativas apresentadas pelos demandantes. Para isso, se fez necessário a construção da historicidade de ambos os bens de forma investigativa para situar a construção da percepção destes enquanto patrimônios para a sociedade local. Quanto à abordagem metodológica, foram realizadas pesquisa documental, documentação fotográfica, entrevistas e observação simples, com base na vivência. Esta pesquisa é construída considerando as vozes que fomentam e se identificam com o brega paraense e com as aparelhagens e suas articulações estendidas sobre suas práticas culturais, em diálogo com a pesquisa bibliográfica que, também como procedimento metodológico, sustentou a base teórica do trabalho, oferecendo suporte para as discussões a respeito da legislação patrimonial, da memória, da temporalidade e, em contexto pandêmico provocado pela pandemia da Covid-19, das intermediações tecnológicas nas práticas culturais. O texto é trabalhado com fotografias que auxiliam na construção visual e criação de acervo imagético a respeito do tema, sendo importante para constituir registro destes bens culturais.

  • VALBECI ALVES CABRAL
  • DO DOCUMENTO DA CIDADE Á CIDADE DOCUMENTO: A PRODUÇÃO DO ESPAÇO URBANO EM UMA CIDADE RIBEIRINHA DA AMAZÔNIA DESAFIOS ÀS POLÍTICAS PÚBLICAS DE PRESERVAÇÃO E PROMOÇÃO DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO-CULTURAL NA CIDADE DE CAMETÁ-PA.

  • Data: 29/06/2023
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  • Este trabalho tem como como objetivo geral: analisar, a partir da produção do espaço urbano as políticas públicas de valorização do patrimônio na cidade de Cametá-PA, declarada Patrimônio Histórico Nacional em 1986 pela Lei 7.537 entendida como um espaço ribeirinho da Amazônia. Trata-se de uma pesquisa de caráter qualitativo onde foram realizados levantamentos e análises bibliográficas sobre o tema e a área de estudo; pesquisa de documentos referentes ao patrimônio e turismo e trabalho de campo através de entrevistas semiestruturadas, com a preocupação de buscar pessoas e/ou grupos selecionados, a exemplo, de agentes públicos, empresas ou grupo privados e especialistas, que estudaram sobre a cidade e a temática, além de moradores do centro histórico. Verifica-se que Cametá é uma das cidades históricas da Amazônia e que seu processo de formação territorial iniciou ainda no século XVII, possuindo relevante destaque histórico e cultural, como aspectos de sua formação sócio geográfica. Além disso, a pesquisa destaca que é ínfima a preservação do patrimônio histórico-cultural, principalmente em relação ao centro histórico da cidade. O Estado é um agente que intervém no espaço com a elaboração e implementação de ações que visam à preservação, entretanto, no caso da cidade de Cametá, isso pouco se faz presente. Considerando o papel do Estado sempre há personificações das políticas na preservação e valorização do patrimônio. É nesse sentido, que se verifica a relevância desse trabalho, pela possibilidade de trabalhar a Educação Patrimonial, estimulando o resgate da memória social, histórica e geográfica de Cametá, além de chamar a atenção do poder público para a importância da preservação do patrimônio existente.

  • MARTHA DO SOCORRO LIMA DE CARVALHO
  • O PATRIMÔNIO ALÉM DOS OLHOS: O UNIVERSO DO AQUÁRIO JACQUES HUBER DO MUSEU PARAENSE EMÍLIO GOELDI PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL.

  • Data: 23/06/2023
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  • Entre as formas de comunicações nos museus, temos as exposições que consolidam a relação do indivíduo com sua história, constroem memórias,auxiliando no fortalecimento das relações sociais, por tanto, é importante e de direito que todas as pessoas possam usufruir dos museus e suas narrativas. Porém essa realidade é diferente para pessoa com deficiência visual e baixa visão. Ocorre que nesses espaços, mesmo que alterado as diversas barreiras (arquitetônica, atitudinais, etc.), estes públicos são prejudicados, já que a comunicação numa exposição é compreendida principalmente como uma linguagem visual. Diante disso, o objetivo deste trabalho é analisar como se dá a comunicação do patrimônio presente no aquário Jacques Huber (AJH) no Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG), o mais antigo do Brasil, especificamente para pessoas com deficiência visual – PCDV. Para tal, foram realizadas: 1) entrevistas com questionários in loco com 9 pessoas de diferentes faixas etárias, com deficiência visual total e parcial e 2) Entrevista com o curador Dr. Hóracio Higuchi da exposição Baleia à vista do Aquário Jacques Huber (AJH). O resultado foi apresentado em um artigo que aborda a realidade desafiadora nos ambientes das exposições museológicas, quanto a torná-las acessíveis a todos, considerando a realidade complexa da relação entre as diferentes barreiras

  • ANGELINA LOBATO GONÇALVES
  • SÍNTESE E UTILIZAÇÃO DE EMPLASTRO DE CAULIM, A PARTIR DE UM RESÍDUO DA AMAZÔNIA, PARA EFETUAR LIMPEZA QUÍMICA DE CANTARIAS DE ROCHAS CARBONÁTICAS

  • Data: 22/06/2023
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  • A formação de um produto economicamente benéfico e ecologicamente viável para ser utilizado na limpeza química de cantarias de rochas carbonáticas constitui a proposta sumária desta pesquisa. A conservação de bens culturais da região amazônica precisa estar diretamente relacionada com as características da região. Os monumentos culturais são diariamente expostos ao intemperismo, o que ocasiona alteração nas suas superfícies, com a formação de materiais inorgânicos (depósito de aerossóis) e orgânicos (colonização biológica). Assim, a partir da utilização de um material de baixo valor econômico, um resíduo de caulim, buscou- se a reformulação do emplastro de bentonita elaborado pelo professor Mário Mendonça de Oliveira, e sua aplicação em superfícies que apresentem as mesmas características físico- químicas dos bens materiais pertencentes ao patrimônio cultural. E dessa forma avaliar possíveis alterações no aspecto ou na estrutura do lioz. Para tanto, foram avaliadas a influência de algumas variáveis, como tempo de aplicação do emplastro (7, 14 e 21 dias) e a concentração dos argilominerais utilizados, resíduo de caulim e bentonita. A metodologia experimental foi dividida nas etapas a seguir: tratamento inicial do resíduo, que foi quarteado e colocado em estufa a 100oC por 4 horas, e mecânico, para aumentar a reatividade do material; quantificação e pesagem dos reagentes, resíduo de caulim, bentonita, etilenodiamina tetra-acético (C10H16N2O8), bicarbonato de sódio (NaHCO3), ácido acético (CH3COOH) e água (H2O); limpeza húmida da rocha utilizando H2O e sabão; síntese, aplicação na rocha e remoção do emplastro de caulim. Ao longo da pesquisa foram empregadas as técnicas de análise, Difração de Raios-X (DRX), Microscopia Eletrônica de Varredura (MEV), Análise Térmica, Microcopica, de Brilho e de Cor, para caracterizar os materiais de partida, os produtos formados e as alterações produzidas na superfície da rocha. O DRX do resíduo de caulim demonstrou que este é constituído essencialmente por caulinita, pois, apresenta dois picos principais do argilomineral (Kln) e elevado grau de ordem estrutural da caulinita. A difratometria da bentonita apresentou picos característicos de Montmorilonita, principal constituinte da argila bentonita, com uma distância interplanar de 14,7 Å (6o 2θ). As imagens do MEV e os gráfico da análise térmica diferencial (ATD) e gravimétrica confirmaram os dados dos DRX para os materiais de partida. Os resultados da quantificação de brilho no lioz apresentaram que para o ângulo de 60o, antes da limpeza por via húmida, as superfícies apresentaram um comportamento uniforme em relação ao brilho, variando entre 0,30 e 0,50 ub (Unidades de Brilho = Gloss Unit). O tratamento estatístico dos dados mostrou que as medidas de tendência central apresentaram valores iguais e as de dispersão foram uniformes.Houve um aumento dos valores de brilho, após a limpeza com água e sabão, em todas as faixas estudadas. Nas faixas de aplicação do emplastro de 100% caulim ocorreu uma elevação do brilho, para os tempos de 7 e 14 dias. A nível estrutural, verificou-se que não houve modificação do material, o que demonstra que a nível molecular não há absorção de moléculas de sujidade. As análises micrográficas demonstraram que todas as amostras conseguiram remover sujidades superficiais do lioz, sendo a amostra branca a mais satisfatória dentre estas.

  • THAINÁ THAIS SILVA OLIVEIRA
  • OS CORETOS METÁLICOS DOS SÉCULOS XIX E XX EM BELÉM DO PARÁ: DA HISTÓRIA À CARACTERIZAÇÃO DOS MATERIAIS E PROCESSOS DE ALTERAÇÕES

  • Data: 15/06/2023
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  • Em Belém (PA) encontram-se vários exemplares da arquitetura do ferro originada na Europa a no século XIX. Em meio a diferentes tipologias arquitetônicas, a cidade importou um conjunto expressivo de coretos entre meados do século XIX e início do XX. Apesar de serem testemunhos de épocas e contextos localmente e mundialmente importantes, enfrentam diversos desafios de preservação agravados pela insuficiência de estudos. Atualmente, o conhecimento acerca dessas construções é restrito a informações históricas incompletas e descrições visuais, desconsiderando aspectos construtivos e simbólicos e o entendimento dos materiais e seus processos de alterações. A compreensão aprofundada sobre esses edifícios é imprescindível para que sejam realizados processos restaurativos baseados cientificamente e em concordância com os princípios da conservação e restauração. Desse modo, o objetivo principal dessa pesquisa é investigar aspectos históricos, arquitetônicos, perceptivos e materiais dos coretos de metálicos de meados do século XIX e início do século XX em Belém. Com esse propósito, os objetivos específicos são: a) traçar o histórico destes edifícios; b) documentar e compreender suas características construtivas; c) delinear transformações e permanências e identificar valores patrimoniais; d) realizar a caracterização física, química e mineralógica de ligas metálicas e produtos de intemperismo. Os oito coretos abordados nesse estudo estão localizados em três praças do centro histórico de Belém: Praça da República, Praça Batista Campos e Praça General Magalhães. Este trabalho foi dividido em duas etapas: pesquisa histórico-documental e pesquisa tecnológica. A primeira foi realizada em fontes primárias, empregou métodos de levantamento físico-cadastral e utilizou da aplicação de questionários presenciais e online. A segunda etapa consistiu na realização de ensaios laboratoriais: Microscopia Eletrônica de Varredura - Sistema de Energia Dispersiva (MEV- SED) para a caracterização física e análise química pontual e Difratometria de Raios-X (DRX) para a análise mineralógica. Os resultados, apresentados em três artigos, são: 1) detalhamento de origem, datação e soluções arquitetônicas; 2) reafirmação da significância cultural, identificação de valores patrimoniais e aplicação limitada dos princípios teóricos; 3) identificação de ligas ferrosas, tipos de corrosão e estado de conservação dos revestimentos. Esses dados serão subsídios fundamentais para futuras ações restaurativas ao destacarem a singularidade de cada estrutura, prover bases ao alinhamento da prática às demandas da sociedade e contemplar as particularidades materiais dessa ocorrência arquitetônica através de análise científicas.

  • FILIPE DE SOUSA MIRANDA
  • ACESSO DEMOCRÁTICO E PROTEÇÃO DE DADOS: desafios para a preservação do acervo arquivístico da Comarca de Bragança-PA do período de 1964-1985

  • Data: 13/06/2023
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  • A edição da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), em 2018, trouxe consigo a necessidade de adaptação das práticas arquivísticas às normas nacionais de proteção de dados pessoais. O referido diploma legal agrega novos elementos ao debate que aponta os espaços que custodiam documentos de arquivo de preservação permanente, como lugares sob os quais incide o direito à privacidade, para além do direito à informação. Diante disso, a presente pesquisa objetiva estabelece um protocolo de acesso que possibilite a difusão do acervo arquivístico produzido e reunido pela Comarca de Bragança-PA, entre os anos de 1964 a 1985, sem transgredir o princípio da inviolabilidade da intimidade, da vida privada, da honra e da imagem dos indivíduos que possuem relação com os dados e informaçõespessoais registradas nos documentos. Esta se caracteriza como uma pesquisa-ação, cuja metodologia está pautada em: pesquisa bibliográfica, pesquisa documental, realização de entrevistas estruturadas e desenvolvimento do protocolo de acesso. Tendo como objeto de estudo um dos únicos conjuntos documentais existentes na cidade de Bragança-PA que se referem ao contexto da ditadura civil-militar, o trabalho oportuniza a construção de um olhar mais transparente sobre esse período, sobretudo, no que tange à atuação do Poder Judiciário estadual.

  • DANIELA DE OLIVEIRA SENNA
  • O LUGAR DA MULHER NEGRA NO MUFPA: GÊNERO, RAÇA E MUSEOLOGIA EM UM MUSEU UNIVERSITÁRIO DA AMAZÔNIA.

  • Data: 31/05/2023
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  • Os estudos que se destinam a análise da relação entre gênero, raça e patrimônio tem se intensificado. Eles crescem como resposta a uma demanda social que objetiva dar visibilidade a sujeitos históricos excluídos das narrativas e discursos oficiais e indicam a relevância dessa reflexão, sobretudo nos museus. É no museu, patrimônio histórico e cultural, que se procura vislumbrar a mulher negra. Em parte, porque o patrimônio tem sido legitimado por elites atadas a herança eurocentrista, ocidental e patriarcal, cenário que convida e desafia a novas propostas investigativas. Também, porque ao tentar a interlocução com inquietações semelhantes, percebe-se que a agência das mulheres negras enquanto sujeitos históricos e produtores de cultura tem sido invisibilizada e/ou negada. As lentes investigativas se voltaram para um museu em particular, o Museu da Universidade Federal do Pará - MUFPA. O objetivo geral é analisar o lugar que a mulher negra ocupa no MUFPA. Para tanto, do ponto de vista da perspectiva metodológica analítica considera-se a importância da abordagem interseccional, dos estudos decoloniais e das contribuições da sociomuseologia, uma vez que, esta promove uma interlocução entre a museologia social e os estudos de gênero. As conclusões do estudo são esperançosas, o campo mostrou que tem se intensificado a relação entre a negra e o museu, posto que, há mulheres na gestão, na curadoria, expondo, mulheres em movimento, mulheres preenchendo os lugares, realizando oficinas, feiras, palestras, seminários, ocupando espaços
    museais, constituindo suas próprias narrativas, contudo, é preciso nomear essas mulheres, dar maior visibilidade aos seus protagonismos.

  • LUCAS CARNEVALE MACHADO
  • Do esquecimento ao resgate histórico: as dinâmicas sociais e o processo de reorganização do patrimônio material dos veteranos de guerra do Pará na AECB-PA

  • Data: 07/02/2023
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  • Este conjunto de trabalhos tem como principal objetivo discutir sob o olhar conceitual das
    ciências do patrimônio cultural, as diversas dinâmicas que envolvem o processo de abandono
    e a salvaguarda do acervo da Associação de Ex-combatentes do Brasil seção Pará, no qual
    grande parte foi perdida por ações humanas ou climáticas. Essa materialidade contribui de
    maneira direta para compreender o grupo social que produziu este patrimônio, tal como sua
    relação com a sociedade e o subsequente processo de esquecimento e abandono, fez-se
    necessário analisar questões referentes à memória coletiva, as narrativas individuais, somado
    as discussões sobre o espaço de camaradagem e a função social e original dos rastros
    materiais dos veteranos de guerra paraenses.

2022
Descrição
  • NATASHA CAROLINE CEZAR CHAVES
  • MEMÓRIA, DOCUMENTAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DAS PINTURAS SOBRE TELA DA CATEDRAL DE BELÉM (PA)

  • Data: 14/07/2022
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  • A Catedral de Belém (PA), monumento arquitetônico reconhecido por seus atributos históricos
    e artísticos na capital paraense apresenta pinturas em paredes e tetos que se somam ao acervo
    de bens móveis e integrados. Destes, um conjunto de pinturas sobre tela em molduras do século
    XVIII ornam os altares laterais da nave, das quais nove são objeto desta pesquisa. Após mais
    de uma década desde sua última intervenção restaurativa concluída em 2009, esta pesquisa
    debruça-se na análise e documentação das pinturas sobre telas históricas e tem por objetivo
    proceder sua documentação e caracterização física e química identificando processos de
    alterações e sua constituição para fins de interpretação, conhecimento e para subsidiar sua
    conservação e preservação. Para tanto foi realizada pesquisa documental para a compreensão
    dos processos históricos que marcam a trajetória das telas aliada ao cadastro, documentação e
    diagnóstico com o registro fotográfico à luz visível, infravermelho e luz ultravioleta refletida
    associada à leitura instrumental de apoio por meio de luxímetro, medidor de camadas,
    colorimetria, Fluorescência de Raios-X (FR-X), microscopia eletrônica de varredura associada
    ao uso de análise química pontual por espectroscopia por energia dispersiva (MEV/EDS). Os
    resultados foram organizados em fichas de catalogação contendo dados da investigação
    analítica; informações históricas disponíveis sobre autoria, datação, intervenções; dados físicos
    e descritivos como dimensões, estado de conservação; representação digital de levantamento e
    registro das alterações identificadas nas superfícies pictóricas das telas em estudo; apresentam
    a caracterização físico-química por meio da análise das telas cujas informações auxiliaram a
    compreensão das técnicas adotadas e padrões das pinturas tanto no conhecimento mais
    aprofundado das obras em si sob a ótica dos materiais e técnicas aplicadas pelos pintores,
    conhecidos ou não, quanto para ampliar a gama de informações sobre seus processos de
    alterações, transformações e outros dados documentais visando subsidiar estratégias para sua
    conservação e preservação.

  • ELIZA LUCIA HASSELMANN SADALLA
  • INSPEÇÃO EM EDIFICAÇÕES HISTÓRICAS: VIABILIDADE TÉCNICA E EFICÁCIA NA PRESERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO EDIFICADO

  • Data: 08/07/2022
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  • A inspeção em edificações históricas é um importante instrumento para garantir a segurança,
    desempenho e vida útil das construções. No Brasil as normas de inspeções prediais não
    contemplam especificamente as edificações históricas, havendo necessidade de se buscar o
    aperfeiçoamento dessas normas e condicionantes legais a exemplo do que já ocorre na
    Europa, porém tendo como referência as especificidades locais. Considerando tais aspectos
    esta pesquisa tem por objetivo identificar as metodologias vigentes e os princípios da
    inspeção em edificações históricas e sua viabilidade técnica e eficácia na atuação preventiva
    de preservação do patrimônio edificado. Para tanto foi analisada a prática da inspeção sob a
    ótica do pensamento preservacionista, a identificação das normas de inspeção em âmbito
    nacional e internacional, a pesquisa histórica de ocorrência de sinistros e suas causas e a
    validação de um método de inspeção em prédios históricos com auxílio de instrumentação de
    rápida leitura. Os resultados foram organizados em três artigos. O primeiro artigo trata da
    inspeção predial como instrumento na prevenção de sinistros em edificações históricas a partir
    da análise de normas e manuais, internacionais e nacionais com o objetivo identificar as
    metodologias vigentes e os princípios fundamentais na inspeção de edificações históricas
    observando sua viabilidade técnica e eficácia como subsídio para a atuação preventiva na
    preservação do patrimônio edificado. O segundo artigo trata dos sinistros em edificações
    históricas analisando o cenário histórico e riscos potenciais a partir de sinistros ocorridos em
    edificações históricas e em prédios de grande impacto que ocasionaram novas reflexões e
    atitudes sobre o tema. A abordagem metodológica utilizou como base a pesquisa documental
    sobre o tema, a partir das notícias repercutidas em jornais e outros meios de comunicação em
    âmbito internacional e nacional. Com base nessa amostragem os dados foram tratados e
    organizados por padrões de ocorrências e causa. O terceiro artigo apresenta uma proposta de
    inspeção em edificações históricas usando um método de análise rápida associada à
    instrumentação analítica, por meio de inspeção visual em três edificações de interesse a
    preservar: a Capela Pombo e o antigo Convento dos Mercedários em Belém (PA) e o Bar Luiz
    no Rio de Janeiro (RJ), sendo aplicada a ficha elaborada para um melhor acompanhamento de
    gestão predial, associada a técnicas analíticas que foi testada na Capela Pombo por meio de
    ensaios rápidos e não destrutivos com o uso da câmera termográfica e do escleromentro, com
    a finalidade averiguação de alterações encontradas. Os resultados apontaram a inexistência de
    normas de inspeção no Brasil que atendam à integralidade e às especificidades de diagnóstico
    das edificações históricas, sendo proposto um método rápido para subsidiar a prática
    preventiva na salvaguarda de estruturas edificadas de interesse à preservação que logrou bom
    resultado na sua aplicação de teste e pode ser melhorado para servir de suporte à ação
    preventiva.

  • GABRIELE MACIEL FRANCO
  • A SALVAGUARDA DOS AZULEJOS DE EXTERIOR COM RESTAURO A FRIO: PRÁTICAS E AÇÃO DO CLIMA EM BELÉM

  • Data: 07/07/2022
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  • A exposição direta das fachadas azulejadas ao intemperismo provoca alterações que
    trazem como consequência a formação de lacunas, por meio da perda da camada vitrificada ou
    do destacamento do azulejo do suporte. Além da lacuna provocar a perda da legibilidade da
    fachada, a exposição do substrato original do azulejo funciona como uma potencial fonte de
    alterações. A técnica de restauro a frio é uma das possibilidades para o preenchimento da
    lacuna, através do emprego pastas e argamassas para reconstituições e de réplicas. O objetivo
    da pesquisa é verificar os processos de alteração em azulejos restaurados à frio frente à ação
    intempérica da cidade de Belém. Na cidade, as intervenções de restauro nas fachadas azulejadas
    são tardias, a partir dos anos 2000 é possível dividi-las em duas categorias: intervenções oficiais
    quando há aprovação pelos órgãos de patrimônio e é realizada por restauradores utilizando
    técnicas e conhecimento cientifico e intervenção não-oficial, quando ocorre sem o
    conhecimento dos órgãos de patrimônio e é realizada pelos moradores ou frequentadores das
    edificações que visam salvaguardar esse patrimônio utilizando seus conhecimentos empíricos
    e por meio de procedimentos não oficiais motivados pelos valores patrimoniais, que foram
    divididos em reconstituição estética, reconstituição emergencial, reconstituição utilizando
    azulejos históricos de outro padrão e reconstituição de novidade. O grande valor estético e
    histórico atribuído à arquitetura das fachadas azulejadas também foi notado através da pesquisa
    com o público geral e estudioso do patrimônio que defendeu a intervenção por meio das réplicas
    em detrimento do preenchimento com argamassa e pintura e da substituição por outros
    materiais. Nas intervenções oficiais notou-se que a unidade e a legibilidade da fachada foram
    preservadas, no entanto, ainda é possível discernir as intervenções por meio da diferenciação
    de desenhos com formas mais simplificadas. Os resultados das caracterizações mostram que
    tanto no Solar do Barão de Guajará, quanto no Palacete Pinho há uma diferenciação evidente
    entre a camada de nivelamento e a camada de tinta, que é de menor espessura, menos porosa e
    possui grãos menores. Em ambas as edificações a camada de nivelamento é de natureza
    inorgânica (cal magnesiana + gesso para o Solar do Barão de Guajará e cal + quartzo para o
    Palacete Pinho), relevando-se um material inadequado para ambientes externos, devido sua alta
    suscetibilidade ao intemperismo, provocando alterações em grande escala de lixiviação e
    biodeterioração, e em menor escala de eflorescência salina. Na camada de reconstituição
    pictórica observou-se a alteração do brilho do material e das réplicas que também apresenta
    eflorescência salina proveniente da argamassa de assentamento relevando que no momento da
    intervenção não houve a preocupação com a compatibilidade da argamassa original. Surge anecessidade de pesquisas acerca do desenvolvimento de materiais mais resistentes ao climatropical úmido e a posterior divulgação dos resultados para o emprego correto e mais duráveldos materiais dentre os especialistas visando a garantia da salvaguarda do patrimônio azulejarem ambientes externos.

  • INAIE DEL CASTILLO ANDRADE NEVES
  • TRÁFICO ILÍCITO DE BENS CULTURAIS E OS DESAFIOS PARA A PROTEÇÃO DO PATRIMÔNIO DOCUMENTAL: ANÁLISE A PARTIR DO FURTO À COLEÇÃO DE OBRAS RARAS DO MUSEU PARAENSE EMÍLIO GOELDI

  • Data: 30/06/2022
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  • A pesquisa pretende examinar os desafios para a proteção do patrimônio documental no
    contexto do tráfico ilícito de bens culturais. Como objeto focal, propõe-se a analisar as
    limitações relacionadas à investigação do furto de 63 (sessenta e três) obras ocorrido na Coleção
    Especial de Obras Raras do Museu Paraense Emílio Goeldi, no ano de 2008. Pretende-se, a
    partir dessa análise, situar esse fato no contexto mais amplo de crimes contra instituições
    guardiãs de bens do patrimônio documental no Brasil, ocorridos a partir do início do século
    XXI. Em sua metodologia, a pesquisa é de tipo exploratória e descritiva, com abordagem
    qualitativa, tendo sido consultadas fontes bibliográficas e documentais. O referencial teórico é
    composto por textos interdisciplinares, abrangendo diversas áreas do conhecimento pertinentes
    ao assunto, como Patrimônio Cultural, Direito, Museologia, Biblioteconomia e Ciências da
    Informação.

  • ALAN DAVID BITENCOURT MARTINS
  • CASA DE MEMÓRIA TRANSXINGU: PATRIMÔNIO (CULTURAL) DIGITAL COMO PRESERVAÇÃO DE PATRIMÔNIO CULTURAL AMEAÇADO.

  • Data: 29/06/2022
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  • Lançada em 2003 pela UNESCO a Carta de Preservação do Patrimônio Digital
    acenou para a importância da preservação de dados, de lá para cá esforços vem
    sendo realizados para estabelecer princípios atrativos que justifiquem
    investimentos por parte dos governos e instituições para preservação desse tipo
    de patrimônio, formado sobretudo a partir do processo de adoção de tecnologias
    digitais de informação e comunicação. Para contribuir com a discussão e
    compreensão a respeito deste tipo de patrimônio e colaborar com a construção
    daqueles princípios, este trabalho pesquisou o processo de criação do Acervo da
    Casa de Memória Transxingu, em Altamira no Pará, um Acervo essencialmente
    nato digital criado para preservar a cultura a partir do processo de inventariação
    dos bens culturais da região do médio-baixo Xingu, uma forma de compensar as
    profundas mudanças que a instalação da Usina Hidrelétrica de Belo Monte trouxe
    à região. Mostramos como se construíram e se concatenaram ao longo do tempo
    as legislações de preservação do patrimônio cultural e de preservação do meio
    ambiente afim da preservação da cultura ao determinar a inventariação dos bens
    culturais da região e detalhamos as fases de idealização, projeção e execução dos
    processos de construção da Casa de Memória, da inventariação e da montagem
    do Espaço Museológico destinado a fomentar e preservar o Acervo, discutindo em
    cada momento pontos importantes a respeito do uso desse tipo de patrimônio
    como forma de preservação do patrimônio cultural, demonstrando como o
    patrimônio digital pode preservar o patrimônio cultural se tornando patrimônio
    digital cultural e um Acervo digital um bem cultural digital.

  • JAIANE LIMA DA SILVA
  • METAIS ARQUEOLÓGICOS NA AMAZÔNIA: ESTUDO TECNOLÓGICO DE PREGOS E CRAVOS DO MERCEDÁRIOS UFPA

  • Data: 28/06/2022
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  • Acervos de metais arqueológicos fazem parte do cotidiano dos mais distintos grupos sociais,
    sendo um dos principais materiais encontrados em escavações. Contudo, quando se trata de
    medidas de conservações adequadas, enormes são as lacunas que os envolvem. Em Belém
    (Pará, Brasil) essa realidade não é muito diferente sendo possível identificar em museus,
    exposições, reservas técnicas, entre outros; uma quantidade significativa de artefatos que
    sofrem constantemente com a falta de conservação adequada. Considerando que esses
    artefatos são testemunhos da história e da cultura da cidade, a presente pesquisa buscar criar
    subsídios para a preservação de metais arqueológicos através do estudo tecnológicos desses
    materiais, além de traçar discussões acerca dos valores que os envolvem. Para isso foram
    utilizados os pregos e cravos coletados em escavações arqueológicas realizadas no
    Mercedários UFPA que foram documentados, como forma de sistematizar e organizar o
    acervo, e passaram por ensaios laboratoriais como Microscopia Eletrônica de Varredura
    (MEV), Difração de Raios-X (DRX) e Fluorescência de Raios-X (FRX) para que pudessem ser
    identificados dados acerca de características físicas, químicas e mineralógicas que podem
    auxiliar na criação de medidas de conservação adequadas ao acervo. Além disso, foi
    desenvolvido um estudo de público para compreendermos os valores atribuídos aos artefatos
    pelo público em geral, acreditando que, assim possam ser tomadas decisões que alcancem o
    maior número de pessoas possíveis. A documentação identificou que o acervo se encontra
    fortemente comprometido por alterações e esse dado foi fortalecido pelos resultados dos
    ensaios laboratoriais, quanto ao estudo de público os dados indicam que o público acredita
    no potencial comunicativo do acervo. Diante disso, espera-se que os dados obtidos com a
    pesquisa possam ser utilizados para a aplicação de medidas de conservação para o acervo.

  • DAYARA PEREIRA SANTOS
  • Entre ictiotóxicas, cunambís e timbós: o (saber-saber) e (saber-fazer) pesqueiro e patrimônio da Comunidade Bom Jesus, Abaetetuba, Pará

  • Data: 15/03/2022
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  • A utilização de plantas ictiotóxicas para fins pesqueiros é uma prática comum entre
    as comunidades tradicionais amazônicas. A comunidade Bom Jesus, localizada no
    município de Abaetetuba-Pará, é um exemplo de comunidade tradicional que faz uso
    de plantas tóxicas para a captura de peixes, prática reconfigurada com o tempo. O
    objetivo deste trabalho é pesquisar o (saber-fazer) e (saber-fazer) referente às
    modalidades pesqueiras e catalogá-las como forma de documentação enquanto
    patrimônio, sendo o principal alvo o uso de plantas ictiotóxicas. Os dados sobre as
    técnicas de pesca que os pescadores fazem uso, foram obtidos por meio de

    entrevistas informais, entrevistas semiestruturadas, observação direta, turnês-
    guiadas e observação participante, tendo como principal método a etnografia da

    pesca. As modalidades de pesca mencionadas foram pesca com rede, vara e anzol,
    assim como a inserção de novas técnicas, tal como o uso do visor (pesca
    subaquática) e a criação de peixes através de redes de tanques. Em relação ao uso
    de plantas ictiotóxicas, as espécies mencionadas foram o cunambí (Clibadium
    surinamensis L.) e o timbó (Deguelia aff. utilis (A.C. Sm.) [A.M.G. Azevedo]), e suas
    partes, mais comumente usadas, por apresentar toxidade, foram, respectivamente,
    folhas e raiz. O timbó é a planta mais utilizada para fins pesqueiros e também vem
    sendo cultivada pelos entrevistados. O repasse de conhecimento segue as
    particularidades regionais, podendo se diferenciar da forma como é feito em outras
    comunidades. O uso das plantas ictiotóxicas (timbó e cunambí) na comunidade tem
    se mostrado menos frequente que antigamente. Assim, é fundamental conhecer,
    aprender e documentar os saberes desta comunidade para que a atividade se
    mantenha presente entre as gerações atuais e futuras.

  • SUZETE MONTALVAO FRAIHA
  • PRESERVAÇÃO DOS GUARDA CORPOS EM FERRO FORJADO DAS EDIFICAÇÕES DO CENTRO HISTÓRICO DE BELÉM(PA): HISTÓRIA E CONSERVAÇÃO.

  • Data: 24/02/2022
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  • A revolução industrial trouxe o desenvolvimento da tecnologia e a técnica de produção
    de materiais industrializados, como o ferro, que se tornou fundamental para aplicação de
    novas técnicas construtivas, favorecendo à adoção de novos estilos arquitetônico, bem
    como a construção de prédios, elementos integrantes e ferrovias. Durante o século XIX
    e XX, Belém (PA, Brasil) foi marcada por grande transformação na malha urbana, com
    inserção de novos materiais como o metal em um processo de modernização favorecido
    pelo aquecimento econômico da comercialização da borracha, especialmente em função
    da importação de materiais da Europa. Com o dinamismo comercial, a concentração de
    pessoas no centro urbano e a intenção de acompanhar as mudanças ocorridas nos países
    europeus, o processo de reurbanização da cidade foi acelerado com novas construções e
    uso de materiais em ferro importados ou de produção local, que a princípio tinha a
    função estrutural, mas logo também, foi utilizado para fins de decoração nas fachadas
    dos edifícios do centro urbano, aplicando ornamentos em metal como os guardas corpos
    de ferro forjado. Porém, ao longo do tempo, algumas edificações passaram por
    alterações nas fachadas, consequência da ocupação desordenada e diferente uso do
    imóvel, assim como alterações em decorrência do intemperismo e ação antrópica,
    impactando na estrutura dos guarda corpos de ferro, como na sua perda parcial, na
    substituição por outro tipo de material e consequentemente, na imagem do edifício
    histórico. Diante deste contexto, a importância de salvaguardar por meio da
    documentação e do estudo de caracterização deste conjunto de ornamentos em metal
    como instrumentos metodológicos para conservação do bem integrado. O presente
    estudo teve como objetivo propor subsídios para a preservação dos guardas corpos de
    ferro forjado do Centro Histórico de Belém a partir da documentação dos remanescentes
    e compreensão do comportamento da estrutura das ligas metálicas a partir da
    caraterização física, química e mineralógica por meio da análise tecnológicas do
    material para auxiliar as futuras intervenções de restauro no bem integrado e na
    conservação do patrimônio da industrialização em Belém, que resultou no
    conhecimento da história da procedência de produção deste bem integrado e da
    caracterização mineralógica da liga metálica dos guarda corpos.

  • PIERRE DE AGUIAR AZEVEDO
  • O CARIMBÓ E A REPRESENTAÇÃO DA IMAGEM PARA A SALVAGUARDA DO PATRIMÔNIO CULTURAL IMATERIAL

  • Data: 22/02/2022
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  • Esta pesquisa tem como propósito estudar a manifestação cultural do Carimbó paraense,
    Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro, título concedido em 2014 pelo Instituto do
    Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Desde antes do processo de
    patrimonialização até atualmente, se iniciaram as ações de salvaguarda da cultura, que
    hoje contam com a contribuição de setores da sociedade, movimentos independentes,
    grupos sociais e indivíduos que colaboram para a difusão e valorização deste
    patrimônio. Neste processo se intensifica a utilização de recursos imagéticos –
    fotografia, vídeo e produção audiovisual – que passam a servir como instrumentos de
    representação do patrimônio do Carimbó, tanto pelas comunidades detentoras do bem
    como por instituições dotadas de poder de legitimação. Assim sendo, esta dissertação
    pretende analisar como as comunidades carimbozeiras se autorrepresentam e são
    representadas através do uso da imagem, na preservação e salvaguarda do patrimônio
    imaterial do Carimbó. Para isso, foram investigadas as formas de uso das tecnologias
    imagéticas por parte dos detentores do bem patrimonial, identificando os acordos e
    conflitos existentes entre as perspectivas comunitárias e institucionais, quanto à
    definição do que representa o Carimbó. Foi considerado o caráter polifônico das
    narrativas, avaliando os discursos de poder e a noção de verdade do e no Carimbó sobre
    a representação deste patrimônio entre as comunidades, em relação à sociedade e
    perante o Estado. Ainda, observadas algumas possibilidades semânticas da imagem,
    como materialização do patrimônio e artefato cultural, registro memorial e lugar de
    memória, subsídio para políticas culturais e produto de mercado. São apresentadas as
    narrativas e discursos de integrantes do movimento carimbozeiro, reunidos em uma
    coleta episódica a partir de diálogos informais e entrevistas abertas que levaram em
    conta a importância que é dada por eles aos recursos tecnológicos da imagem, como
    registros memoriais significativos para salvaguardar o patrimônio cultural imaterial.

2021
Descrição
  • REGINA LUCIA TAVARES LOBO DE SOUZA
  • PATRIMÔNIO ARQUEOLÓGICO: A PRESERVAÇÃO DE NARRATIVAS DA CULTURA MATERIAL

  • Data: 14/12/2021
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  • Os bens de natureza arqueológica se constituem em valiosas fontes de estudo, pesquisa
    e conhecimento. Os bens móveis (acervos) ou imóveis (sítios) que representam o
    patrimônio arqueológico se constituem em referências das práticas culturais de
    diferentes grupamentos humanos que existiram em determinados espaço de tempo e
    lugar, ao longo do desenvolvimento das sociedades humanas, podendo trazer ao
    conhecimento a história sócio-cultural das sociedades e de suas relações com o tempo
    presente. As análises das evidências dessa cultura material aliada ao contexto no qual se
    encontram, possibilitam a construção de narrativas que permitem, no contexto de sua
    imaterialidade, a sua interpretação simbólica relacionada à construção do conceito de
    patrimônio cultural e justificam a necessidade de sua preservação por meio do
    estabelecimento de políticas de preservação. Observando essas atribuições aos bens que
    se constituem em patrimônio arqueológico, e relacionando-os ao contexto de formação
    do patrimônio cultural no Brasil, esta pesquisa tem como objetivo geral destacar os
    caminhos e descaminhos dos processos de salvaguarda do patrimônio arqueológico no
    Brasil, com ênfase no processo de conservação do patrimônio arqueológico móvel.
    Quando se analisa as ações de salvaguarda do patrimônio cultural brasileiro, é possível
    perceber que as políticas de preservação de bens culturais no país se estabeleceram
    conforme o contexto de formação do patrimônio cultural brasileiro, priorizando a
    patrimonialização de bens culturais representativos de valores da elite luso-brasileira
    que se assemelhavam ao ideal de nação no processo de construção de uma identidade
    nacional coletiva. Essa seleção e outorga patrimonial produziu reflexos negativos na
    elaboração de políticas públicas de conservação patrimonial no país e consequentemente
    na escassez de recursos para promover a sua manutenção. Embora, no âmbito legal, o
    Brasil possua uma ampla legislação que prevê a salvaguarda de seus bens patrimoniais,
    as ações efetivas de proteção patrimonial se apresentam em descompasso frente às
    demandas de preservação dos bens patrimoniais no país. Quando se relacionam as ações
    de conservação do patrimônio arqueológico móvel, a escassez de recursos gera muitos
    problemas às instituições de guarda que, de modo geral, apresentam infraestrutura
    insuficiente à manutenção de seus acervos.

  • CARLOS ARTHUR GÓES CORDEIRO
  • “EU NÃO SABIA QUE ERA ARTISTA!”: EXPOSIÇÃO NÓS DE ARUANDA, ARTISTAS DE TERREIRO NO CENÁRIO CULTURAL AFRO-AMAZÔNICO PARAENSE

  • Data: 10/12/2021
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  • A presente proposta de pesquisa tem como objetivo central compreender as diversas
    nuances de tornar-se artista de terreiro no cenário das grandes produções culturais de
    Belém do Pará. Para isso, tomaremos como parâmetro nessa jornada de estudo
    multidisciplinar, com viés antropológico, os artefatos, simbolismo e expressões
    ancestrais dos povos tradicionais de terreiros religiosos, presentes na exposição
    intitulada “Nós de Aruanda, Artistas de Terreiros”. Trata-se de um loco investigativo
    que permite definir o que é arte e patrimônio para a população de religiões afro da
    Amazônia paraense, uma vez que os integrantes das casas de santo não se
    identificam com as artes contidas nas galerias de Belém, pois em sua grande maioria
    são europeias ou euro-americanas, não sendo um patrimônio de identidade para seu
    povo. Entretanto, percebe-se nesses espaços legitimados pela arte o total
    apagamento e invisibilidade dos patrimônios artísticos de terreiros e, é imprescindível
    que haja ações que valorizem e reconstruam as relações de poder contidas nos
    espaços das grandes artes, para que o povo de santo sintam-se integrados na
    formação cultural da cidade de Belém do Pará.

  • ANA LIDIA MARREIROS TAVARES VIEIRA
  • REDES SOCIAIS DE COMPARTILHAMENTO AUDIOVISUAL COMO ESPAÇO DE CONSTITUIÇÃO DOS PATRIMÔNIOS DIGITAIS INDÍGENAS NO BRASIL

  • Data: 03/09/2021
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  • As redes sociais construíram uma nova dinâmica comunicativa ao permitirem que diversos
    atores sociais tivessem seu lugar de fala. Deste modo, narrativas de grupos não hegemônicos
    ganharam espaço para se manifestar, expandir seu patrimônio cultural e reforçar sua
    identidade. Neste cenário, esta pesquisa investiga, a partir de uma perspectiva interdisciplinar,
    a experiência patrimonial indígena nas redes sociais de compartilhamento de vídeo, avaliando
    se a constituição dos patrimônios digitais indígenas brasileiros poderia ocorrer através da
    apropriação do Youtube como etnomídia. Para tanto, foi aplicada abordagem
    multimetodológica, desenvolvida em cinco etapas: 1) revisão bibliográfica; 2) identificar, a
    partir da análise do gênero audiovisual, quais canais indígenas brasileiros no Youtube
    atendem ao conceito de etnomídia proposto por Dorrico; 3) compreender as experiências
    patrimoniais dos indígenas brasileiros na rede social Youtube com o quarto Mapa Nocturno;
    4) identificar a origem do bem digital baseado na etnografia virtual; 5) investigar, a partir da
    análise crítica do discurso de Fairclough, o significado e o valor duradouro de acordo com a
    proposta da UNESCO na Carta sobre la Preservación del Patrimonio Digital. Os resultados
    mostraram que o uso do Youtube como etnomídia pode ser um espaço para a formação do
    bem patrimonial digital 3.0. Portanto, podemos concluir que o discurso tridimensional
    reproduzido nos vídeos pode ser considerado um bem patrimonial digital. Com os resultados
    do presente estudo, obtivemos informações sobre a constituição do Patrimônio Digital no
    Brasil, em especial o indígena, e sobre os novos usos de redes sociais de compartilhamento
    audiovisual, como o Youtube.

  • RAYANA ALEXANDRA SOUSA DA SILVA
  • A NATUREZA COMPLEXA DO PATRIMÔNIO PALEONTOLÓGICO DA PRAIA DO ATALAIA, MUNICÍPIO DE SALINÓPOLIS, PARÁ, AMAZÔNIA ORIENTAL, BRASIL

  • Data: 02/09/2021
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  • Nesta pesquisa, refletimos sobre o Patrimônio Paleontológico enquanto uma categoria patrimonial especificamente complexa que se insere tanto nas políticas ambientais, quanto nas culturais e minerais. A análise parte de uma revisão sobre as transformações operadas nas concepções de patrimônio cultural e natural vigentes no Brasil, para problematizar as diversas dimensões que interferem nos processos de patrimonialização deste, além de contextualizar e de reforçar a sua importância social em um contexto de grande complexidade. Debruçamo-nos, especificamente, sobre o patrimônio paleontológico da Praia do Atalaia, localidade que é um dos principais balneários do estado do Pará, recebendo, anualmente, turistas de diversos locais do Brasil e do mundo. O Patrimônio da região é formado por um expressivo registro fóssil do Cenozoico marinho brasileiro, datando entre 23 a 25 m.a, representando o momento transgressivo de avanço e de recuo do Oceano Atlântico sobre o continente. Os fósseis encontrados são, principalmente, de invertebrados e vertebrados marinhos, como peixes-boi, raia, tubarões, gastrópodes e peixes. Assim, o objetivo principal deste trabalho consiste em investigar e analisar o patrimônio paleontológico da Praia do Atalaia, buscando relacionar e comunicar entre si os sujeitos, contexto ambiental e patrimônio cultural. Para tal, baseadas em Morin, no método que busca a complexidade através da criação de vias de abordagem, realizamos observações em diferentes esferas: uma audiência pública de licenciamento ambiental, uma atividade com professores de ensino fundamental e entrevista com um colecionador particular de fósseis. Os resultados apresentados na forma de dois artigos apontam que a) a utilização desse patrimônio obedece a uma lógica utilitarista de transformação da natureza; b) destacamos uma rede complexa de problemáticas ambientais, econômicas e sociais que devem ser consideradas quando se pretende qualquer projeto de valorização, de educação ou mesmo da análise do patrimônio paleontológico da Praia do Atalaia; c) fazemos alguns apontamentos sobre a urgência de transformação das nossas práticas com o patrimônio paleontológico, para que possamos pensá-lo e agir a partir dele de forma mais abrangente, concebendo-o como um direito fundamental que corrobora para o exercício pleno da cidadania.

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