Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: LAYANE AVIZ DOS REIS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LAYANE AVIZ DOS REIS
DATA: 26/08/2021
HORA: 15:00
LOCAL: Por webconferência
TÍTULO:

LA COLUMNA ROTA: UM RECURSO EDUCACIONAL ABERTO PARA ALFABETIZAÇÃO BILÍNGUE NA CIBERCULTURA


PALAVRAS-CHAVES:

Cibercultura; Ensino-Aprendizagem; Criatividade; Inovação; Alfabetização Bilingue.


PÁGINAS: 157
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar
SUBÁREA: Multidisciplinar
RESUMO:

Neste relatório de Qualificação, Frida Kahlo é enviada ao século XXI e se encontra com uma jovem professora-pesquisadora de Espanhol, que reside em Belém do Pará. Com o objetivo de narrar, junto a Frida, uma trajetória profissional e acadêmica e o desafio de desenvolver, de forma criativa, propõe-se desenvolver uma página web pedagógica, um Recurso Educacional Aberto (REA), como auxílio aos discentes, futuros professores da graduação em Letras, na Universidade Federal do Pará, no contexto do ensino-aprendizagem de Espanhol. A narrativa focaliza a obra La Columna Rota de Kahlo para, a partir da metáfora do colete, estruturar os eixos que atravessam o desenvolvimento do estudo, que se divide em duas partes. A primeira parte se intitula “La columna” autobiográfica de uma docente pesquisadora: Caminhadas Narrativas, que se divide em seis capítulos. A segunda parte, intitulada “La Columna” virtual, que está dividida em dois capítulos. Ao focalizar a formação do professor de Espanhol, no contexto do ensino superior, emerge a seguinte questão: em que aspectos, atividades que envolvam cibercultura, letramento literário, alfabetização bilíngue e a cultura hispânica, contribuem para o desenvolvimento profissional de futuros professores de Língua Espanhola? Nesse contexto outras questões surgiram: que aprendizagem são desenvolvidas na graduação de espanhol que trazem uma abordagem de letramento literário, de alfabetização bilíngue e cibercultura? Os poucos cursos que existem na matriz curricular são suficientes para a Formação do professor na cibercultura? O aporte teórico integra os estudiosos como: Paulino e Maria (2010), Cosson (2016), Soares (2017), Costa e Moraes (2014), Lubart (2007), Barbosa (2014), Lévy (2000), Debald (2020), Geraldi (1996), Bakhtin (1993), entre outros. O objetivo geral do estudo é descobrir de que forma uma página web pode se constituir em uma potente ferramenta de formação e autoria docente para discentes do curso de Letras Língua Espanhola. Partindo dessa premissa, objetiva-se: a) executar atividades que abordem letramento literário, cibercultura e alfabetização bilíngue para o desenvolvimento do futuro profissional de Ensino de Línguas; b) promover a importância do conhecimento das ferramentas tecnológicas e das metodologias ativas para a formação profissional; c) produzir um curso pedagógico, em uma plataforma virtual, com momentos de apropriação cultural e linguística Hispânica, promovendo e impulsionando, assim, a interculturalidade e o trabalho, através da cibercultura; d) criar a página web Recurso Educacional Aberto, utilizando narrativas transmidiáticas. Para alcançar os objetivos propostos, usaremos a metodologia que segue os preceitos do estudo da pesquisa narrativa, com base em estudos de Teno, Cintra e Correia (2020). Um estudo da experiência formativa como história, através de uma pesquisa documental, com perspectiva qualitativa. Usaremos a metodologia da pesquisa narrativa para elaborar o trabalho e a narrativa transmidiática para a elaboração do curso. Para atingir esses objetivos se propõe a construção do curso de extensão intitulado “La columna” REA WEB, como proposta de Produto Educacional Aberto de autoria docente.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 328029 - CRISTINA LUCIA DIAS VAZ
Presidente - 1806030 - ELIZABETH OROFINO LUCIO
Externo à Instituição - TEREZINHA FERNANDES MARTINS DE SOUZA
Notícia cadastrada em: 17/08/2021 17:10
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - morango.ufpa.br.morango1