Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: MAYAVE CAROLINA DA SILVA RIBEIRO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MAYAVE CAROLINA DA SILVA RIBEIRO
DATA: 25/08/2021
HORA: 10:00
LOCAL: Por webconferência
TÍTULO:

NEWSGAME APLICADO AO ENSINO DE JORNALISMO: UMA PROPOSTA DE ROTEIRO COMO FERRAMENTA PARA ENSINO E APRENDIZAGEM EM DISCIPLINAS PRÁTICAS


PALAVRAS-CHAVES:

Ensino de Jornalismo; Newsgame; Roteiro; Gamificação; Região Norte.


PÁGINAS: 93
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar
SUBÁREA: Multidisciplinar
RESUMO:

Neste relatório de qualificação apresentamos o estudo, em desenvolvimento, para a criação de uma proposta de roteiro para uso e aplicação de newsgames para fomentar o ensino de práticas de Jornalismo. A pesquisa enfatiza uso da gamificação e jogos digitais para a realização da aprendizagem ativa. Na pesquisa e, durante as disciplinas cursadas no PPGCIMES, foi percorrida uma trajetória acadêmica marcada por vivências, conhecimentos e teorias sobre as metodologias ativas de aprendizagem e estratégias que colocam o aluno como centro do seu desenvolvimento cognitivo. As experiências durante as aulas do programa e nos cursos realizados como atividades complementares trouxe ainda mais interesse em realizar o estudo para concretização do projeto. Na proposta de estudo está destacada a importância da aprendizagem prática durante o curso de Jornalismo, e como este aspecto de formação é compreendido nas Diretrizes Curriculares Nacionais. No que se refere aos newsgames, apresenta-se as características, categorias e jogos que detalham as estruturas por trás de sua criação. São destacadas as posições assumidas por diferentes autores de referência nesta área. Envolvendo essas variantes, o produto será uma proposta de roteiro para ser usado como ferramenta para promover o ensino e aprendizagem em disciplinas e/ou atividades que envolvem a prática jornalística. O produto vai focar na categoria newsgame de letramento, definido por autores pesquisados como jogo voltado, desde o planejamento e criação, para a aprendizagem, envolvendo tanto questões éticas e princípios como diversas situações do cotidiano prático do jornalista no mercado. Visto que os newsgames possuem diversos recursos propícios ao aprendizado, é tido neste trabalho como uma ferramenta para auxiliar os professores a desenvolver atividades gamificadas. Portanto, os objetivos específicos para a elaboração do produto são (a)investigar os cenários e condições das ofertas de disciplinas práticas em cursos de graduação em Jornalismo da Região Norte, (b)identificar circunstâncias do ensino de práticas, (c)elaborar um grupo de trabalho com docentes das instituições para coletar dados que serão considerados no processo de criação do roteiro, (d)compôr um painel de especialistas para validar o produto criado e, após análise das considerações e modelagem do produto final, (e) sua aplicação em uma turma de graduação em Jornalismo. A concepção do roteiro seguirá procedimentos da pesquisa qualitativa, de modo a poder coletar diferentes aspectos do contexto pesquisado e dados que materializam os objetivos do trabalho.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - CARLOS NASCIMENTO MARCIANO
Interno - 3137190 - FERNANDA CHOCRON MIRANDA
Presidente - 579.986.202-34 - SANDRO ADALBERTO COLFERAI - UFAM
Notícia cadastrada em: 17/08/2021 14:16
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - jatoba.ufpa.br.jatoba1