Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: DANIEL CARMO SANTOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DANIEL CARMO SANTOS
DATA: 24/08/2021
HORA: 09:00
LOCAL: Por webconferência
TÍTULO:

WRITE UP! UM CONJUNTO DE ATIVIDADES PARA A ESCRITA EM INGLÊS


PALAVRAS-CHAVES:

Língua Inglesa; Escrita em inglês; Escrita como processo.


PÁGINAS: 96
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar
SUBÁREA: Multidisciplinar
RESUMO:

Esse Relatório de Qualificação está dividido em duas partes. A primeira objetiva expor minha jornada acadêmica como discente durante a trajetória no Programa de Pós-Graduação Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior (PPGCIMES), da Universidade Federal do Pará (UFPA), destacando as disciplinas obrigatórias e optativas cursadas, e as atividades significativas para o desenvolvimento da pesquisa e produto educacional; e a participação em atividades complementares. Na segunda parte, é apresentada a proposta de produto educacional Write Up!,um conjunto de atividades com foco na habilidade escrita em inglês que objetiva, através da utilização da abordagem de escrita como processo, auxiliar os alunos da disciplina Língua Inglesa I do curso de Letras-Língua Inglesa da UFPA, campus Belém, a desenvolverem tal habilidade. São expostas a justificativa, questão foco e objetivos da pesquisa para o desenvolvimento do produto, além da fundamentação teórica e percurso metodológico. Dentre os autores utilizados para a concepção teórica do produto, destaco Fareed, Ashraf e Bilal (2016), por sua pesquisa com as dificuldades da escrita em inglês; Barnett (1989) por sua pesquisa sobre a abordagem da escrita como processo; e Brown (2001) por sua pesquisa a respeito de planos de aula contribuir para a esquematização das atividades do conjunto Write Up!. Por último, o produto em construção é discutido. Pretende-se testar uma ou mais atividades que compõem o conjunto, que, após esta fase, será validado por meio de diferentes painéis de especialistas, com o objetivo de receber possíveis contribuições para sua melhoria antes da materialização final. Espera-se com esse produto, contribuir positivamente para o desenvolvimento da habilidade da escrita dos alunos do curso de Letras-Inglês da UFPA, e também prover um novo recurso para trabalhar a escrita como processo para professores interessados em utilizar a abordagem em suas salas de aula.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ANDRE MONTEIRO DINIZ
Externo ao Programa - 2206065 - CRISTINA VASCONCELOS PORTO
Interno - 3137190 - FERNANDA CHOCRON MIRANDA
Interno - 2324046 - MARCUS DE SOUZA ARAUJO
Presidente - 361671 - MARIANNE KOGUT ELIASQUEVICI
Notícia cadastrada em: 16/08/2021 16:15
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - castanha.ufpa.br.castanha1