Banca de QUALIFICAÇÃO: RINALDO DE SOUZA MESCOUTO FILHO

DISCENTE: RINALDO DE SOUZA MESCOUTO FILHO
DATA: 16/08/2021
LOCAL: Por webconferência

MÉTODO PLAN - MAPPING, WRITING, LEARNING: UMA PROPOSTA DE ENSINO DE GÊNEROS ACADÊMICOS ESCRITOS PARA ALUNOS DE LETRAS INGLÊS

Escrita Acadêmica em LE; Letramento Acadêmico; Gêneros Textuais; Alunos de Letras Inglês; Material Didático.

GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar

Escrever é uma habilidade fundamental e desafiadora que deve fazer parte do repertório de qualquer estudante universitário e pesquisador. Esse desafio aumenta quando se trata de escrever em uma língua estrangeira, como é o caso dos alunos de graduação em Letras-Língua Inglesa da Universidade Federal do Pará (UFPA), Campus Belém. Se a produção escrita em inglês desempenha um papel importante no crescimento da universidade em geral, para os alunos desta área de concentração é uma prática essencial e que demanda conhecimento tanto da língua-alvo, como das práticas sociais permeadas pela escrita BARTON; HAMILTON, 2000; STREET, 2014). À vista disso, este Relatório de Qualificação, apresentado como requisito para o exame de qualificação do Programa de Pós-graduação Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior (PPGCIMES) da UFPA, tem como objetivo propor um método de ensino de escrita acadêmica, denominado PLAN - Mapping, Writing, Learning, com foco nos gêneros resumo, resenha e ensaio, utilizando mapas mentais. O método PLAN busca auxiliar os alunos no desenvolvimento da escrita e do letramento acadêmico e também promover oportunidades para identificar as características dos gêneros e a organização retórica, organizar ideias para iniciar o processo de escrita e utilizar o vocabulário e estilo específicos de textos acadêmicos em inglês. A implementação deste trabalho pode estimular a discussão dos processos que envolvem o desenvolvimento da escrita acadêmica e facilitar a compreensão das funções dos gêneros acadêmicos na universidade. Este Relatório está organizado em duas partes. A Parte I apresenta a trajetória acadêmica, pontuando alguns aspectos importantes das disciplinas e outras atividades para o desenvolvimento desta pesquisa. A Parte II descreve a importância e o contexto da pesquisa, a fundamentação teórica, o método de pesquisa, o desenvolvimento do método PLAN até o momento e os resultados esperados com o andamento deste estudo.

Presidente - 2324046 - MARCUS DE SOUZA ARAUJO
Interno - 6673616 - NETILIA SILVA DOS ANJOS SEIXAS
Externo ao Programa - 1152829 - TATIANA DO SOCORRO CHAVES LIMA DE MACEDO
Notícia cadastrada em: 16/08/2021 10:42