Banca de DEFESA: MOACIR JOSE DE ALMEIDA MORAES FILHO

DISCENTE: MOACIR JOSE DE ALMEIDA MORAES FILHO
DATA: 13/08/2021
LOCAL: Por webconferência

S.O.S. – STIMULATE OUR SKILLS: UM GUIA DE ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS CRIATIVAS PAUTADAS EM METODOLOGIAS ATIVAS E ABORDAGEM COMUNICATIVA PARA O DESENVOLVIMENTO DAS HABILIDADES LINGUÍSTICAS PRODUTIVAS EM DISCENTES DE LETRAS-LÍNGUA INGLESA

Ensino e aprendizagem; Língua Inglesa; Metodologias Ativas; Abordagem Comunicativa; Estratégias Didáticas Criativas.

GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar
SUBÁREA: Multidisciplinar

Pesquisas recentes afirmam que alunos que ingressam no Ensino Superior, em cursos de graduação em Letras Língua Inglesa, apresentam dificuldades para desenvolver habilidades produtivas – a fala e a escrita. Desta forma, esta pesquisa partiu da questãofoco: Como auxiliar discentes de cursos de graduação em Letras-Língua Inglesa no desenvolvimento das habilidades linguísticas de fala e escrita em inglês, por meio de atividades didáticas criativas, baseadas em estudos sobre Metodologias Ativas e Abordagem Comunicativa? Logo, o objetivo geral delineado foi o desenvolvimento de um guia de atividades didáticas criativas para auxiliar docentes de cursos de graduação em Letras–Língua Inglesa a desenvolverem habilidades linguísticas produtivas em inglês em seus alunos, com uso de estratégias didáticas criativas pautadas em Metodologias Ativas e na Abordagem Comunicativa. Para tal, estudamos teóricos e pesquisadores como Torre (2002), Veit (2017), Moran (2018), Lacerda e Santos (2018), Filatro e Cavalcanti (2018) e Leal, Miranda e Casa Nova (2019), em se tratando de Metodologias Ativas, e Bygate (1987), Brown (2001), Nunan (2003), Cook (2008), Abreu (2009), Quisen (2015) e Oliveira (2019), sobre ensino e aprendizagem de Língua Inglesa. Para o desenvolvimento do produto educacional S.O.S – Stimulate Our Skills, realizamos pesquisa nos sites Portal de Periódicos da CAPES e Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES e a observação participante na disciplina Língua Inglesa II, ofertada pela Faculdade de Letras Estrangeiras Modernas, na Universidade Federal do Pará, em que foram testadas duas atividades didáticas criativas que serviram de base para o desenvolvimento das demais componentes do produto. Como resultado da pesquisa, observou-se que a metodologia de ensino tradicional ainda é adotada em alguns contextos de ensino e aprendizagem de Língua Inglesa no Ensino Superior, mas que as metodologias ativas e estratégias didáticas criativas podem contribuir para uma melhor interação entre os alunos, fomentando a autonomia e a aprendizagem colaborativa. Nesse sentido, o produto educacional proposto tem potencial para promover a aprendizagem significativa e o desenvolvimento das habilidades linguísticas produtivas em discentes de um curso de Letras-Língua Inglesa.

Externo à Instituição - ANDRE MONTEIRO DINIZ
Interno - 3137190 - FERNANDA CHOCRON MIRANDA
Interno - 2324046 - MARCUS DE SOUZA ARAUJO
Presidente - 361671 - MARIANNE KOGUT ELIASQUEVICI