Notícias

Banca de DEFESA: RAYZA CRISTINA BAHIA TORRES

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RAYZA CRISTINA BAHIA TORRES
DATA: 05/08/2021
HORA: 09:00
LOCAL: Por webconferência
TÍTULO:

ORAL SKILL DEVELOPMENT ASSISTANT (O.S.D.A.): CONJUNTO DE ATIVIDADES COM O USO DO VOICETHREAD PARA O DESENVOLVIMENTO DA PRODUÇÃO ORAL PARA ALUNOS DE LICENCIATURA EM LETRAS – LÍNGUA INGLESAS


PALAVRAS-CHAVES:

Ensino e aprendizagem de inglês; Oral Skill Development Assistant; Produção Oral; VoiceThread.


PÁGINAS: 169
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar
SUBÁREA: Multidisciplinar
RESUMO:

Esta pesquisa teve por objetivo desenvolver um produto educacional para auxiliar discentes da disciplina Língua Inglesa II, do curso de Licenciatura em Letras–Língua Inglesa, da Faculdade de Letras Estrangeira Modernas, da Universidade Federal do Pará, a desenvolver a habilidade oral na língua-alvo. O produto denominado Oral Skill Development Assistant (O.S.D.A.) apresenta oito propostas de atividades baseadas na abordagem comunicativa, planejadas na plataforma VoiceThread e validadas por um Painel de Especialistas composto por duas professoras da área de ensino e aprendizagem. O referencial teórico baseia-se nos conceitos que permeiam o processo de ensino e aprendizagem em língua estrangeira (ELLIS, 1998; ALMEIDA FILHO, 1998; MICCOLI, 2011; entre outros), nas teorias de aquisição de linguagem (CHOMSKY, 2006; VYGOTSKY, 2007; MIZUKAMI, 2013; entre outros), na abordagem comunicativa (NUNAN, 1989; BROWN, 2001; LEFFA, 2016; entre outros), na produção oral em inglês (DÖRNYEI; SCOTT,1997; HEDGE, 2001; GOH; BURNS, 2012; entre outros), nas tecnologias no processo de ensino e aprendizagem (KENSKI, 2007; BRAGA, 2013; MCQUIGGAN, 2015; entre outros) e, finalmente, no uso da ferramenta VoiceThread (BUSH, 2009; FADINI, 2014; ADELL, 2021; entre outros). A pesquisa, de natureza qualitativa, tem como metodologia o estudo de caso (SAMPIERI, 2013; CRESWELL, 2014; COSTA; LOPES, 2015; entre outros). Os dados foram gerados por meio de registros orais de interações dos discentes com a ferramenta VoiceThread a partir da realização das atividades propostas, dois questionários – um aplicado no início da disciplina e outro ao final, ambos aos discentes, e a avaliação do produto pelas duas professoras no Painel de Especialistas. Os resultados apontam que os cinco participantes da pesquisa puderam melhorar suas práticas orais em inglês por meio do uso da ferramenta VoiceThread e do feedback recebido da pesquisadora. Os resultados também revelam que o Painel de Especialistas indicou a necessidade de realização de ajustes quanto à contextualização de algumas atividades, o que foi atendido. O produto educacional se mostrou relevante como elemento integrador à disciplina Língua Inglesa II para os discentes praticarem seu desenvolvimento comunicacional.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2324046 - MARCUS DE SOUZA ARAUJO
Interno - 579.986.202-34 - SANDRO ADALBERTO COLFERAI - UFAM
Externo ao Programa - 1705980 - SILVIA HELENA BENCHIMOL BARROS
Notícia cadastrada em: 04/08/2021 21:17
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - castanha.ufpa.br.castanha2