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Banca de DEFESA: LETICIA RIBEIRO MONTEIRO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LETICIA RIBEIRO MONTEIRO
DATA: 05/08/2021
HORA: 09:00
LOCAL: Por webconferência
TÍTULO:

LIVRO-OBJETO: UMA JORNADA CRIATIVA DE DOM QUIXOTE NO USO DE GÊNEROS DISCURSIVOS EM ESPANHOL


PALAVRAS-CHAVES:

Aprendizagem Criativa; Experiência; Espanhol; Livro-Objeto; Método Cartográfico.


PÁGINAS: 98
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar
SUBÁREA: Multidisciplinar
RESUMO:

Encontros, afetos, experiência e criatividade, através da língua espanhola, marcam o início de uma grande aventura. Nesta narrativa, Dom Quixote, ícone da literatura mundial embarca em uma viagem cartográfica chamada “Livro-objeto: uma jornada criativa de Dom Quixote no uso de gêneros discursivos em espanhol”. Nela, o ilustre fidalgo busca uma experiência criativa afim de responder uma inquietação: um livro-objeto, seria uma estratégia de aprendizagem criativa em gêneros discursivos através da língua espanhola? Para isso, procura, não apenas respostas, mas vivenciar o processo através de uma experiência, no sentido de Larrosa (2014). Portanto, Dom Quixote cartógrafo cria uma série de verbetes poéticos e um conto fantástico, ambos em língua espanhola, e os transforma em um dicionário criativo e livro-objeto, respectivamente. Através da metodologia cartográfica, busca-se acompanhar o processo em que o protagonista está inserido. Além disso, com seu diário de bordo, possui um olhar atento e ações interventivas, através de uma narrativa própria de sua jornada criativa. Estas, são as chamadas pistas do método cartográfico, segundo Passos; Kastrup; Escóssia (2009), que guiarão o percurso investigativo, não para chegar a um fim, mas para vivenciar a experiência transformadora do processo. Por isso, suas missões chamadas “Início de uma jornada criativa”, “A jornada rumo ao dicionário criativo” e “A jornada rumo ao livro-objeto”, são cartografias de sua aprendizagem ativa e criativa em gêneros discursivos através do idioma estrangeiro espanhol. Esse processou gerou a produção de dois produtos, um dicionário composto por 25 verbetes, ilustrado com 25 obras de arte. O segundo, um livro-objeto materializado a partir de um conto autoral. Trata-se também de uma reflexão sobre a aprendizagem ativa e o estar no centro de um processo de aprendizagem segundo Paulo Freire (1987), com o sentimento do “fazer a vida valer a pena”, segundo Mihaly Csikszentmihalyi in Pascale (2005) e Donald Woods Winnicott (1975), que corrobora com a interdisciplinaridade de Ivanir fazenda (2008), além de gêneros discursivos na perspectiva de Mikhailovitch Bakhtin (1997). A investigação cartográfica motiva, provoca afetos e experiências inesquecíveis em quem participa, gerando uma produção autoral e motivadora. Esta motivação, ardendo no peito de um aprendiz de língua estrangeira, através de gêneros discursivos, arte e criatividade, provoca o sentimento de viver criativamente.


MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 6327533 - BENEDITA AFONSO MARTINS
Presidente - 328029 - CRISTINA LUCIA DIAS VAZ
Interno - 1806030 - ELIZABETH OROFINO LUCIO
Notícia cadastrada em: 04/08/2021 21:12
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