Banca de DEFESA: DJANIRA DE OLIVEIRA LEAL

DISCENTE: DJANIRA DE OLIVEIRA LEAL
DATA: 24/06/2021
LOCAL: Por webconferência

METODOLOGIAS ATIVAS EM CONTEXTO UNIVERSITÁRIO: Desenvolvimento de um curso de capacitação voltado para docentes do Ensino Superior

Metodologias ativas. Ensino Superior. Práticas de ensino. Curso de capacitação.

GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar
SUBÁREA: Multidisciplinar

Esta pesquisa teve como objetivo desenvolver um curso de capacitação em metodologias ativas voltado para docentes da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA). O curso, intitulado Metodologias ativas para contextos universitários: estratégias didáticas favoráveis à aprendizagem inclusiva e significativa, corresponde ao produto educacional concebido durante a pesquisa e teve como objeto final a criação de um Desenho Pedagógico (DP) abrangendo toda sua estrutura. Por meio dessa capacitação, buscou-se fomentar, principalmente, o uso de estratégias de ensino pautadas nos princípios das metodologias ativas. A etapa inicial do estudo compreendeu a realização de um diagnóstico do lócus de pesquisa, que possibilitou identificar as características da instituição e sua política de ensino-aprendizagem para, assim, adaptar a capacitação ao contexto institucional. Além disso, foi possível traçar um perfil das metodologias de ensino disponíveis na Universidade, considerando o ponto de vista e as expectativas dos discentes no que se refere às práticas de ensino desenvolvidas na instituição. O diagnóstico realizado na UFRA evidenciou a existência de um ambiente institucional favorável a implementação desse tipo de capacitação. Os resultados obtidos a partir desse estudo possibilitaram, também, a identificação e a formação de uma equipe de professores da Universidade que já utilizavam, em suas aulas, atividades baseadas em métodos ativos, o que resultou no convite para participarem de uma pesquisa-ação voltada para subsidiar a elaboração do DP do curso. A etapa de testagem do produto envolveu a realização de uma experiência piloto, ou seja, a primeira oferta do curso na instituição. A análise dessa experiência preconiza que o desenvolvimento desse tipo de capacitação pode contribuir para auxiliar os docentes a compreenderem melhor o conceito de metodologias ativas e para aperfeiçoarem o processo de planejamento e utilização de métodos ativos em suas aulas. Os dados levantados na testagem do produto também forneceram subsídios para o aprimoramento da proposta de capacitação. Considerando a característica de germinabilidade do produto, pode-se inferir que, com as devidas adaptações, o curso poderá ser aplicado em outros contextos formativos que tenham objetivos similares.

Interno - 3137190 - FERNANDA CHOCRON MIRANDA
Externo à Instituição - JANAE GONÇALVES
Externo à Instituição - JOÃO AUGUSTO MATTAR NETO
Presidente - 1153261 - MARCOS MONTEIRO DINIZ