Banca de DEFESA: BARBARA DE LIMA MELO

DISCENTE: BARBARA DE LIMA MELO
DATA: 15/02/2023
LOCAL: Auditório do NITAE

QUIMICANDO: OFICINA KIT ENCAIXE - UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA PARA O PROFESSOR DE QUÍMICA EM FORMAÇÃO

Movimento Maker. Aprendizagem mão na massa. Oficina. Química Orgânica. Professores em formação.

GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar
SUBÁREA: Multidisciplinar

Dentro da escola, é comum encontrar estudantes da Educação Básica/Ensino Médio com dificuldades em compreender o conteúdo de Classificação das Cadeias Carbônicas, tema presente nos estudos da Química Orgânica, uma vez que esse conteúdo é considerado abstrato no que consiste à visualização das estruturas orgânicas. Da mesma forma, o professor de Química possui dificuldades em trabalhar esse conhecimento cientifico e relacioná-lo com o cotidiano do estudante. Diante do contexto, a pesquisa em tela parte da seguinte questão-foco: De que forma atividades didáticas que envolvem a aprendizagem mão na massa podem contribuir com professores de Química em formação, com vistas a potencializar estratégias de ensino e a aprendizagem de estudantes da Educação Básica? Para responder a esta questão, traçamos como objetivo geral: Explorar atividades didáticas com professores de Química em formação que envolvem a aprendizagem mão na massa, por meio da realização de uma oficina para trabalhar conteúdos referentes à Classificação das Cadeias Carbônicas, com vistas a potencializar estratégias de ensino e a aprendizagem de estudantes da Educação Básica. O produto educacional final é intitulado Quimicando: oficina kit Encaixe” e pretende colaborar para a prática docente do professor de Química em formação. A pesquisa aborda aspectos referentes a atividades práticas que utilizam materiais de baixo custo, presentes na aprendizagem mão na massa a qual, por sua vez, encontra-se inserida nas premissas do movimento Maker. Essas atividades têm por objetivo desenvolver no estudante a capacidade crítica e criativa, relacionando o conteúdo teórico com a prática. Para tanto, também são discutidos a formação do professor de Química no Ensino Superior e as dificuldades de ensinar e aprender Química no Ensino Médio. A metodologia da pesquisa possui abordagem qualitativa e o percurso metodológico foi dividido em três etapas, a saber: (i) pesquisa bibliográfica inicial, com levantamento de referenciais no Google Acadêmico e no Portal de Dissertações e Teses da Capes; (ii) desenvolvimento da primeira versão da oficina, com estruturação e testagem de um roteiro com uma turma de 15 acadêmicos de Química, do quinto semestre do curso de Licenciatura Plena em Química da Universidade Federal do Pará, no campus de Belém do Pará; e (iii) desenvolvimento do produto educacional final, a partir do refinamento dos resultados. Os resultados da testagem foram avaliados como positivos pelos professores em formação, evidenciaram o comprometimento dos acadêmicos na realização das atividades propostas na oficina e demonstraram o potencial que as atividades mão na massa podem ter na configuração de práticas pedagógicas que privilegiem o protagonismo do estudante. O produto educacional é a estruturação de uma oficina, entretanto, nos mestrados profissionais é importante a elaboração de algo tangível para que possa ser adequada e replicada em outros contextos. Desse modo, foi estruturado um roteiro de oficina para ficar disponível, descrevendo todos os passos da referida oficina, para que seja possível desenvolver e adequar, visando a das atividades previstas.

Externo ao Programa - 2395372 - ALESSANDRA NASCIMENTO BRAGA
Externo à Instituição - IVANISE MARIA RIZZATTI
Interno - 1153266 - MARCIO LIMA DO NASCIMENTO
Interno - 1153261 - MARCOS MONTEIRO DINIZ