Banca de QUALIFICAÇÃO: IRANILDO JUNIOR DE SOUZA PINHEIRO

DISCENTE: IRANILDO JUNIOR DE SOUZA PINHEIRO
DATA: 22/12/2021
LOCAL: On line: G.Meet

MAPEAMENTO TEMÁTICO DA BIBLIOTECA ESCOLAR: ANÁLISE DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA DA PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (2011-2020)

Bibliotecas escolares – Pesquisa – Brasil. Estado da arte. Revisão sistemática. Ciência da informação. Biblioteconomia.

GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Ciência da Informação
SUBÁREA: Biblioteconomia
ESPECIALIDADE: Métodos Quantitativos. Bibliometria

A biblioteca escolar desempenha um importante papel social e educativo, apesar disso, até o fim do século XX, a temática não recebia o devido reconhecimento científico no Brasil. A partir do início do século XXI, a discussão da temática foi endossada pelo debate legislativo que resultou na Lei 12.244/2010 de universalização da biblioteca escolar no país e provocou impacto na comunicação técnica e científica sobre o tema. Nesse contexto, esta pesquisa busca apresentar as perspectivas do tema biblioteca escolar na produção científica brasileira da Ciência da Informação (CI). A questão de pesquisa será analisar a produção científica sobre bibliotecas escolares na pós-graduação brasileira em Ciência da Informação (CI). O objetivo geral do estudo será a construção de um mapa das perspectivas temáticas da produção científica brasileira sobre bibliotecas escolares em Programas de Pós-graduação em Ciência da Informação, no período entre os anos de 2011 e 2020. Serão objetivos específicos da pesquisa: discutir o contexto da pesquisa sobre biblioteca escolar na Biblioteconomia e Ciência da Informação; sumarizar as revisões da produção científica sobre a temática na CI; sintetizar os trabalhos sobre biblioteconomia escolar nos PPGs em CI nos últimos dez anos e; mapear a abordagem temática do corpus de pesquisa, apontando as tendências nas pesquisas sobre biblioteca escolar nos PPGs. Para tanto, usando como fonte o Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES, realizou-se uma pesquisa do tipo revisão sistemática da literatura, que apresenta o relatório da síntese dos trabalhos selecionados,  seguida de uma análise/mapeamento das abordagens temáticas dos estudos selecionadas, relacionado às categorizações prévias da literatura (CAMPELLO et al., 2013; GASQUE; CASARIN, 2013; SILVA, 2015; LEMOS, 2015). Ao fim apresenta as considerações e implicações acerca da produção científica sobre bibliotecas escolares na pós-graduação brasileira em Ciência da Informação.

Presidente - 327616 - HAMILTON VIEIRA DE OLIVEIRA
Interno - 515.892.732-49 - DANIELLY OLIVEIRA INOMATA - UFAM
Externo ao Programa - 1347712 - SALOMAO ANTONIO MUFARREJ HAGE
Notícia cadastrada em: 21/12/2021 14:45