Banca de DEFESA: HELLEN CRISTINA MACEDO DO NASCIMENTO

DISCENTE: HELLEN CRISTINA MACEDO DO NASCIMENTO
DATA: 31/05/2021
LOCAL: Internet - Google Meet

PRODUTOS E SERVIÇOS INFORMACIONAIS PARA ESTUDANTES DE CURSOS DE GRADUAÇÃO NA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: um estudo de caso naUniversidade Federal do Pará

Educação a Distância. Ensino na Modalidade a Distância. Produtos e Serviços Informacionais. Bibliotecas Universitárias. Tecnologias de Informação e Comunicação.

GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Ciência da Informação
SUBÁREA: Biblioteconomia
ESPECIALIDADE: Processos de Disseminação da Informação

O desenvolvimento da Educação a Distância (EaD), ao longo dos anos, possibilitou um acúmulo de metodologias e estratégias de ensino que ampliaram as oportunidades de formação inicial e continuada para populações remotas que a educação presencial não conseguia atender, e dessa forma, passou a ser utilizada como alternativa para o ingresso em instituições de ensino superior públicas e privadas. À vista disso, levantou-se a seguinte questão que norteou o desenvolvimento desta proposta de pesquisa: Os produtos e serviços informacionais, disponibilizados aos estudantes matriculados em cursos de graduação na modalidade a distância no contexto da Universidade Federal do Pará (UFPA), atendem as necessidades dos respectivos discentes? O objetivo geral do presente trabalho consiste em analisar os produtos e serviços informacionais oferecidos pelas bibliotecas do SIBI/UFPA aos estudantes matriculados nos cursos de graduação na modalidade a distância, enquanto que os objetivos específicos intentam os seguintes pontos: levantar a literatura sobre teorias, conceitos e definições relacionados à educação na modalidade a distância e produtos e serviços informacionais oferecidos nesta modalidade; verificar de que maneira ocorre a participação da biblioteca e do profissional que exerce atividades auxiliares na Biblioteca do Polo Universidade Aberta do Brasil (UAB) em Salinópolis; identificar as necessidades informacionais e expectativas dos estudantes de graduação na modalidade a distância; caracterizar e avaliar os produtos e serviços informacionais ofertados na Biblioteca do Polo UAB do Município de Salinópolis em relação às necessidades e expectativas dos estudantes da EaD por ela atendidos. Para subsidiar esse estudo, optou-se por uma metodologia alicerçada em pesquisa exploratória e descritiva, com abordagem quali-quantitativa. Além disso, utilizou-se dos procedimentos de revisão bibliográfica, pesquisa documental e estudo de caso. O universo desta pesquisa é a Biblioteca do Polo UAB - Salinópolis, enquanto que amostra é constituída pelos seguintes sujeitos: [1] Assistente de biblioteca responsável pela unidade de informação analisada, [2] Estudantes do curso de Licenciatura em Letras – Língua Portuguesa – modalidade EaD - Polo UAB Salinópolis, e [3] Coordenadora do SIBI/UFPA. Foram utilizados o questionário e a entrevista como instrumentos para a coleta de dados, e para o tratamento e comparação dos dados primários e secundários com a literatura revisada optou-se pela aplicação da triangulação metodológica. Verificou-se que o SIBI/UFPA oferta produtos e serviços de informação para a comunidade acadêmica no geral, no entanto, a ausência de diretrizes para o atendimento aos alunos da graduação na modalidade a distância acaba limitando os recursos informacionais para esse público. Constatou-se que a Biblioteca do Polo UAB Salinópolis não está devidamente estruturada para os discentes da prática educativa a distância. Em decorrência disso, a unidade de informação em questão não consegue atingir, efetivamente, as expectativas detectadas pelo mapeamento das necessidades informacionais dos usuários da EaD do polo supracitado. O estudo favorece o embasamento e sugere diversas medidas e procedimentos por parte dos agentes institucionais envolvidos, dentre elas a implantação de uma política voltada para o suporte informacional específico e adequado aos usuários da EaD e a realização de novas pesquisas que possam contribuir para a adequação das bibliotecas às necessidades dos usuários, presenciais ou remotos, em conformidade com seus objetivos e funções sociais.

Presidente - 327616 - HAMILTON VIEIRA DE OLIVEIRA
Interno - 3152643 - MARISE TELES CONDURU
Externo à Instituição - MARTA LÍGIA POMIM VALENTIM
Notícia cadastrada em: 21/05/2021 12:27