Banca de QUALIFICAÇÃO: EDUARDO JOSE CALDEIRA TAVARES

DISCENTE: EDUARDO JOSE CALDEIRA TAVARES
DATA: 13/09/2019
LOCAL: Secretaria do PPGCI

APROPRIAÇÃO DIGITAL NO ENSINO SUPERIOR: um estudo de caso sobre a Exclusão Digital na Universidade do Estado do Pará, Belém/PA, Brasil

Exclusão Digital. Apropriação Digital. Tecnologias de Informação e Comunicação. Educação. UEPA.

GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Ciência da Informação

As Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), como recursos didáticos, estão sendo inseridos cada vez mais na educação. O apoio do computador e a internet em sala de aula tem proporcionado ao estudante a possibilidade de aprender de forma mais dinâmica e criativa os conteúdos disciplinares. No entanto, na Universidade do Estado do Pará (UEPA), instituição pública de nível superior, é possível verificar que estas tecnologias não são aproveitadas em toda a sua potencialidade. As TICs são utilizadas para mera resolução de problemas rotineiros como transcrição de texto e envio de informação. Este uso limitado pode indicar que o estudante universitário esteja passando por um processo de construção de exclusão digital em diversos níveis. A realização deste estudo foi motivada pela preocupação de tornar o computador um recurso melhor aproveitado em sala de aula, incentivando a criatividade e inovação no uso da tecnologia. Será feito um estudo de caso na UEPA. O universo de pesquisa será a comunidade estudantil da instituição. Dentro deste universo, a amostra estudada será 90 estudantes dos cursos de graduação: Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Geografia e Medicina. Foi escolhido o estudo exploratório com forma de análise do fenômeno da Exclusão Digital. A partir da projeção de itens de uso da internet, considerando os campos econômico, social, educacional, político e institucional, será determinado quem se beneficia mais do uso da internet. Após a etapa de identificação da exclusão digital, será proposto o incremento de métodos de auto-aprendizagem para um processo de criação e inovação no uso das TICs para a apropriação digital do estudante universitário.

Presidente - 3085361 - FERNANDO DE ASSIS RODRIGUES
Interno - 2270744 - CRISTIAN BERRIO ZAPATA
Interno - 2259859 - FRANCIELE MARQUES REDIGOLO
Externo à Instituição - ANGELA MARIA GROSSI