Banca de QUALIFICAÇÃO: REGIANE VANESSA DE SOUZA BAIA

DISCENTE: REGIANE VANESSA DE SOUZA BAIA
DATA: 30/08/2019
LOCAL: Belém

REPOSITÓRIOS E CURADORIA DIGITAL: UM ESTUDO EM UNIVERSIDADES FEDERAIS BRASILEIRAS

Curadoria Digital. Repositórios Institucionais - Curadoria Digital. Bibliotecas Universitárias - Curadoria Digital.

GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Ciência da Informação
SUBÁREA: Teoria da Informação
ESPECIALIDADE: Representação da Informação

Estudo sobre a Curadoria Digital que surge como forma de implementar ações para o gerenciamento ativo da informação digital, promovendo práticas curatoriais por meio do modelo de ciclo de vida do objeto digital visando a manutenção, preservação e, agregando valor aos dados ao longo do ciclo. Em razão disso, os materiais digitais mantêm sua confiabilidade, autenticidade, integridade e usabilidade, tendo em vista o acesso corrente e futuro. Por isso, o objetivo geral deste trabalho é contribuir sobre a temática da curadoria digital para melhor desenvolvimento de repositórios de universidade federais. Como objetivos específicos tem-se: a) investigar na literatura da Ciência da Informação sobre o movimento de acesso aberto à informação, repositórios institucionais e curadoria digital; b) mapear as universidades federais que possuem repositórios institucionais e adotam a curadoria digital; c) analisar o modelo de Curadoria Digital do DCC para aplicação nas universidades brasileiras investigadas e que ainda não o adotem. Como Metodologia, a pesquisa é apontada como bibliográfica, documental, descritiva e estudo de caso múltiplo. O método científico proposto é o Método hipotético-dedutivo. Utilizando-se como técnica, a de observação direta extensiva e como instrumento de coleta de dados, o questionário.

Presidente - 3152643 - MARISE TELES CONDURU
Interno - 2270744 - CRISTIAN BERRIO ZAPATA
Externo à Instituição - RICARDO CÉSAR GONÇALVES SANTANA
Notícia cadastrada em: 29/08/2019 08:32