Banca de QUALIFICAÇÃO: MATEUS DA SILVA REIS

DISCENTE: MATEUS DA SILVA REIS
DATA: 23/08/2019
LOCAL: Sala de aula Ip-11a

PROPOSTA DE REESTRUTURAÇÃO DA FICHA CATALOGRÁFICA DO MUSEU DO INSTITUTO HISTÓRICO E GEOGRÁFICO DO PARÁ

Ficha Catalográfica; MIHGP; Descrição; Documentação Museológica; Organização e Representação da Informação.

GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Ciência da Informação
SUBÁREA: Teoria da Informação
ESPECIALIDADE: Representação da Informação

A Ficha Catalográfica do Museu do Instituto Histórico e Geográfico do Pará (MIHGP) é um instrumento de pesquisa que compõe o sistema de documentação do Museu e tem por objetivo a descrição dos objetos do MIHGP. Após um processo de avaliação deste instrumento e reflexões acerca da organização e representação da informação, foram observadas fragilidades referentes à estrutura, nomenclatura dos campos de registro, campos ociosos e ausência de metadados referentes ao tratamento ao conteúdo e contexto dos objetos. Nesse sentido, esta pesquisa tem como objetivo geral expandir os estudos sobre análise documentária, tratamento temático da informação e documentação museológica, a partir da reestruturação da ficha catalográfica do MIHGP adequando, de forma interdisciplinar, a este instrumento, elementos, ferramentas e padrões de tratamento descritivo de áreas como, por exemplo, a Arquivologia, focando na Norma Brasileira de Descrição Arquivística (NOBRADE), a Norma Geral Internacional de Descrição Arquivística (ISAD – G) e a Norma Internacional de Registro de Autoridade Arquivística para Entidades Coletivas, Pessoas e Famílias – ISAAR (CPF). Trata-se de uma pesquisa descritiva e experimental, utilizando uma abordagem observacional. O processo metodológico configura-se em seis etapas: a coleta dos resultados de avaliação da ficha catalográfica, em que será selecionado somente as fragilidades levantadas pelos avaliadores; a retirada e mudança dos campos identificados como frágeis; a leitura das normas da Arquivologia e da Museologia, selecionando processos e normas de descrição que são adequados à ficha catalográfica; a aplicação de novos campos de registro, resultantes do processo de análise e seleção da etapa anterior, no instrumento de pesquisa; a aplicação do novo instrumento em cinco peças de cada acervo do MIHGP; a observação e conclusão sobre a atuação deste instrumento, pós o processo descrição dos objetos.

Presidente - 1866047 - ROBERTO LOPES DOS SANTOS JR
Interno - 2259859 - FRANCIELE MARQUES REDIGOLO
Externo ao Programa - 2998085 - FLAVIA OLEGARIO PALACIOS
Notícia cadastrada em: 13/08/2019 11:42