Notícias

Banca de DEFESA: SANDRA REGINA COELHO DA ROSA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: SANDRA REGINA COELHO DA ROSA
DATA: 10/06/2019
HORA: 09:30
LOCAL: Sala de aula Ip-11a
TÍTULO:

COLEÇÃO CARMEN SOUSA DO MUSEU DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (MUFPA): UMA PROPOSTA DE INSTRUMENTO DE PESQUISA PELO SOFTWARE ACESS TO MEMORY (AtoM)


PALAVRAS-CHAVES:

Representação da Informação. Instrumento de Pesquisa. Software Acess to Memory (AtoM). Museu da Universidade Federal do Pará. Coleção Carmen Sousa.


PÁGINAS: 147
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Ciência da Informação
SUBÁREA: Teoria da Informação
ESPECIALIDADE: Representação da Informação
RESUMO:

Este trabalho tem por objetivo propor um instrumento de pesquisa à coleção da artista plástica Carmen Sousa (1908-1950), salvaguardada pelo Museu da Universidade Federal do Pará (MUFPA). A coleção é constituída dos acervos de arte visuais (pintura, escultura e desenho) e de comunicação (cartas, diário, fotografias, telegramas, recorte de jornais e outros) da artista. O estudo visa elucidar os pontos de interseção entre a Arquivologia e a Museologia a partir dos conceitos de documento de arquivos e objeto de museu, assim como o tratamento da informação relacionado às práticas arquivística e a documentação museológica, bem como os impactos das tecnologias de comunicação e informação nas instituições de custódia acerca das contribuições à preservação. A metodologia aplicada ao estudo busca associar os mecanismos de recuperação da informação a partir da análise comparativa dos metadados de descrição das Normas da ISAD(G), para arquivos, e a documentação das Diretrizes do CIDOC, para museus, visando identificar os campos de registro de dados semelhantes para documentar o acervo. O resultado do estudo assinala para a conformidade da representação da informação para acervos museológicos adaptado ao software Acess to Memory (AtoM) em cenário digital, a fim de proporcionar o acesso à coleção, mediante proposta de difusão, preservação e comunicação deste bem cultural do museu universitário aos seus usuários.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1866047 - ROBERTO LOPES DOS SANTOS JR
Interno - 081.125.762-20 - ALEGRIA CELIA BENCHIMOL - MPEG
Interno - 2131022 - THIAGO HENRIQUE BRAGATO BARROS
Externo ao Programa - 1206611 - ROSANGELA MARQUES DE BRITTO
Externo ao Programa - 1835382 - SUE ANNE REGINA FERREIRA DA COSTA
Notícia cadastrada em: 16/05/2019 14:23
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - jatoba.ufpa.br.jatoba1